O campo de golfe do Estoril existe
desde 1929 na sua primeira versão de nove buracos e foi mandado construir por Fausto
Figueiredo, detentor da concessão de jogo no Casino do Estoril. O seu primeiro arquitecto
foi Jean Gassiat e o percurso de 18 buracos que se lhe seguiu foi desenhado em 1936 por
Mackenzie Ross, um dos melhores arquitectos de campos de golfe de todo o mundo.
Posteriormente, o campo foi modificado para a permitir a
construção de uma parte da auto-estrada Lisboa/Estoril, desenho que coube ao arquitecto
francês Jean Jean. Nesta transformação o buraco número 9 desapareceu, houve uma
alteração do percurso do buraco número 13 - o famoso buraco do Patiño - que tem agora
um dogleg para a direita, sendo o segundo shot jogado do lugar onde se
situava o antigo green; este está agora numa situação mais elevada. Com o
desaparecimento do buraco número 9 foi necessário construir um outro buraco, que é
agora o 13, um par 3 de 160 metros.
Finalmente, o buraco número 16 teve o seu green redesenhado,
mas continuando a ser um par 3 de 186 metros,
menos 15 metros, portanto, que o antigo, considerado por muitos jogadores como um dos
melhores buracos de campos de golfe portugueses.
O par é de 69 (34+35), num total de 5313 metros.
Interiormente, o campo de golfe do Estoril tem um outro campo de nove buracos usado
normalmente por jogadores iniciados, o Blue Course.
[In O Golfe em Portugal - Fernando Nunes Pedro -
Texto Editora-Andersen Consulting]
Desenho: ICEP
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