Campos Clubes

Madeira - Clube de Golf Santo da Serra - Apresentação

 

A colónia inglesa que aqui se instalou há alguns séculos teve uma acção preponderante na economia da ilha, sendo célebre o Vinho da Madeira, que leva nos seus rótulos o nome de algumas famílias ilustres de origem inglesa.

Foram também os ingleses quem introduziu o golfe na Madeira, criando em 1937 o seu primeiro campo de nove buracos desenhado por dois dos seus membros, os irmãos Miles, com a ajuda dos Leacock e dos Blandy.

Desenhado originalmente por Trent Jones, teve entretanto algumas modificações no seu percurso, sendo actualmente um par 72 de cerca de 6000 metros de comprimento. Construído a 700 metros de altitude, tem vistas panorâmicas de incomparável beleza sobre o Machico, a ponta de São Lourenço e as Desertas.

O seu buraco número 4, um par 3 de mais de 200 metros, é jogado sobre uma ravina que vai dar ao Machico, ao nível do mar, tendo o green «por cima» do Atlântico. Já o par 5 anterior deste percurso do «Machico» é outro dos nossos favoritos, pois exige um drive longo e preciso e uma terceira pancada, para um green cheio de perigos bem escondidos.

Mark James, um dos melhores jogadores da Europa, foi o primeiro vencedor da primeira competição do Tour Europeu da PGA de 1993, o Open da Madeira, com um resultado de sete abaixo do par, seguido de nomes sonantes do profissionalismo europeu como Broadhurst, Rafferty, Spence e Brand, quase todos membros da selecção europeia da Ryder Cup, o que bem demonstra que, aqui, só os melhores conseguem sobressair.

[In O Golfe em Portugal - Fernando Nunes Pedro - Texto Editora-Andersen Consulting]
 

 

Voltar

 
 
Revised: 08-11-2012.