clinicasgolf.GIF (2062 bytes)porgolf1.gif (3042 bytes)

Consultório de Regras de Golfe

Arquivo de Respostas

Comissão Técnica

  

José Simões Moreira - 20 de Julho 2005

P Na disputa de um longest drive, a bola ficou em cima da linha limite que faz a transicção do fairy way para o rough, ou seja, metade em cima do rough e outra metade na zona de relva já cortada. Dever-se-á considerar a bola dentro do fairy way ou não, já que, como é comum, apenas são válidas para este tipo de disputa as bolas que fiquem "denteo do fairy way"?
R As Regras de Golfe não contemplam competições de "longest drive", devendo as normas aplicáveis ser estabelecidas pela Organização desse evento. Acresce que também não existe nas Regras uma definição específica de "fairway", estando este termo directamente relacionado com "zonas de relva cortada junto ao chão", expressão esta frequentemente utilizada em regras locais, por exemplo para a comissão técnica de uma competição definir o local onde é permitido colocar a bola.

Por definição existente nas Regras, uma bola está no putting green se qualquer parte dela tocar o putting green. Neste sentido e por analogia, não chocaria se a organização do "longest drive" adoptasse o mesmo critério para decidir se a bola estava ou não no fairway.

 

Nelson Neto - 11 de Fevereiro 2003

P Na modalidade de pares "Texas Scramble" é possivél a seguinte situação? O Jogador A já tem a bola no green, mas relativamente mal posicionada em relação à bandeira.O jogador B da mesma equipa tem a bola na franja do green e quando vai fazer a aproximação à bandeira, o shot sai mal atravessa o green e fica na franja do green do lado oposto. A equipa em vez de optar pela bola que já está no green, desiste da mesma e volta juntamente com o outro jogador a jogar da posição da bola na franja do green na perspectiva de se aproximar mais da bandeira. Do meu ponto de vista acho que não, mas gerou alguma polémica da última vez que joguei com uns amigos nesta modalidade
R

As Regras de Golfe não prevêem expressamente a modalidade “Texas Scramble”. As Regras de Golfe aplicáveis dependem da forma de jogo (Stroke Play, stableford, etc.). 

Quanto ao resto, tudo depende das condições da competição fixadas pela Comissão Técnica. Pressuponho que estamos a falar em conformidade com o Regulamento do Expresso BPI Cup.

O par pode sempre escolher a bola com que quer jogar, seja a que está mais perto seja a que está pior. No caso concreto, parece-me, antes de mais, que o jogador A poderia jogar a segunda bola de onde o B jogou de fora do green. Uma vez escolhida e jogada essa bola, a bola de A que está no Green deixa de estar em jogo pelo que, se a seguir escolhessem jogar com essa bola jogariam uma bola errada. Se A não jogou uma bola do local onde estava a bola de B, o par tem que continuar a jogar com a bola jogada por B e que está fora do green, pois não há mais nenhuma bola em jogo.

A decisão de A e B foi correcta, evitando ser o par duramente penalizado

 


Opções de Retorno
06.gif (981 bytes) - Menu Arquivo de Respostas 03.gif (985 bytes)- Menu Consultório -
Indice Geral


Telef: 351 21 396 54 10 Fax: 351 21 396 54 10
E-Mail : consultorio@portugalgolf.pt
Copyright © 1996 - 2006. All rights reserved.
Revised: 27-04-2006 .