clinicasgolf.GIF (2062 bytes)porgolf1.gif (3042 bytes)

Consultório de Regras de Golfe

Arquivo de Respostas

Etiqueta

Pedro Claro - 30 de Dezembro 2002

P

Um jogador, depois de ter introduzido a bola no buraco, deve retirar a bola com a mão ou pode tirar a bandeira e com esse gesto, puxar a bola para fora?

R O jogador pode tirar a bola do buraco puxando-a com a bandeira. Pela própria definição do jogo - Regra 1-1), desde que a bola entrou no buraco, deixa de estar em jogo. Mas o jogador tem obrigação de não provocar estragos no campo e esse procedimento pode provocar danos no buraco. Por isso não é um procedimento recomendável. Mas não há qualquer penalidade.

(Classificação Regra 1. e Regras de Etiqueta)

 

Silvio Alves - 12 de Maio

P Prezados senhores,

Depois de muitos anos a jogar golfe, foi confrontado com uma situação extremamente desagradável e constrangedora.
Passo a explicar:
Numa bela tarde de 2ª feira, dia 06 de Maio, iniciei uma partida de golfe acompanhado por um casal amigo de origem Belga (ele Hcp 18 e ela Hcp 16), que vieram a Portugal participar numa reunião cientifica.
Até ao buraco 3, tudo bem e todos muito bem dispostos, altura em que ao preparar a 2ª pancada, começamos a ouvir "gritos" provenientes do Tee do buraco 3, como a insinuar jogo lento . Mas ao tentar perceber o que se passava, realizamos que se tratava de um "jogador sozinho" tentando forçar a passagem!!!
Sabendo nós que um jogador que está só, não tem qualquer prioridade num campo de golfe, sendo assim, continuamos a jogar (até porque não se tratava de jogo lento ou bola perdida, apenas uma formação de 3 jogadores realizando um jogo normal).
No buraco 4 - par 3 - Quando aguardávamos a realização da pancada da nossa parceira (com 2 belas pancadas e bolas no green), eis que surge intempestivamente junto ao Tee das senhoras um "senhor" com ar arrogante e tentando novamente ultrapassar a nossa formação.
A nossa parceira realizou a sua pancada bastante incomodada com a situação.
É evidente que numa situação cordial e amigável esta passagem seria de imediato autorizada como tenho feito sempre que isto acontece.
Mas, dada a atitude pouco simpática do tal "senhor" a ultrapassagem NÃO FOI AUTORIZADA, caminhamos para o fairway a caminho do green.
Para nossa SURPRESA e ESPANTO demos conta que o tal "senhor" tinha realizado a sua pancada e a bola acabara de passar sobre as nossas cabeças indo cair na parte posterior do green!!!
Espantados e chocados com tal atitude, aguardamos a presença do mesmo junto ao green e demonstramos toda a nossa indignação em relação à sua atitude.
Como podem imaginar, o diálogo foi bastante desagradável e muito pouco simpático.
Quando indagado sobre a razão de tal atitude, MENTIU dizendo que o meu amigo tinha autorizado a sua passagem...
Quem com um mínimo de lucidez autoriza a passagem e imediatamente se mete a caminho de um green, sobretudo tratando-se de um par 3 ???
Neste momento já apresentei uma reclamação à Direcção do meu clube e aguardo uma resposta.
No entanto gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o acontecimento e qual a atitude que deveria tomar para que tal não voltasse a acontecer.

R Apesar de não ser uma pergunta técnica sobre as Regras do Jogo, (embora seja claramente uma questão de etiqueta, que também faz parte das Regras do Golfe) a questão merece obviamente uma resposta e acho que deve ser publicada no CONSULTÓRIO para ser lida por todos.
O relato feito revela uma inqualificável atitude.
Em primeiro lugar, um jogador isolado não tem qualquer prioridade.
Em segundo lugar, em Golfe a passagem não se pede – dá-se.
Em terceiro lugar, mesmo quando nos dão passagem não se joga quando alguém está ao alcance da nossa tacada.
Para além da queixa apresentada à Direcção do Clube, pode (e deve) ser identificado o jogador e a Direcção do seu Clube apresentar participação ao respectivo Clube e à Federação, em ambos os casos para efeitos de averiguação e procedimento disciplinar.

 


Opções de Retorno
06.gif (981 bytes) - Menu Arquivo de Respostas 03.gif (985 bytes)- Menu Consultório -
Indice Geral


Telef: 351 21 396 54 10 Fax: 351 21 396 54 10
E-Mail : consultorio@portugalgolf.pt
Copyright © 1996 - 2006. All rights reserved.
Revised: 27-04-2006 .