clinicasgolf.GIF (2062 bytes)porgolf1.gif (3042 bytes)

Consultório de Regras de Golfe

Arquivo de Respostas

Regra 18 - Bola em movimento, desviada ou parada
Bola em Repouso, Deslocada

 

Manuel Ramalho Ortigão - 7 Outubro

P

Um jogador levanta a bola no green para a limpar, depois de a ter marcado convenientemente. Coloca a bola no green, retira a marca, prepara-se para fazer o seu primeiro put, faz um movimento de ensaio, quando a bola se começa a deslocar sozinha, rolando pelo green abaixo!..Trata-se obviamente de um green inclinado! O que fazer? Levantar a bola e voltar a colocá-la no sítio onde estava? Alguma pancada de penalização?

R Ao recolocar a bola no green, a bola está em jogo (mesmo antes de levantar a marca) - Regra 20-4.
Pressupondo, como parece ser o caso, que o jogador não provocou o movimento da bola e este ocorreu antes do jogador ter preparado a pancada (addressing the ball), tendo a bola mexido  sem interferência de qualquer agente externo, a bola deve ser jogada, sem penalidade, do local onde voltou a ficar parada. Se o jogador recoloca a bola é penalizado.

(Classificação - Regra 20-4.; Regra 18.)

 

José Luís Tavares - 23 de Maio

P Em que circunstancias é permitida e de que forma é regulamentada a (re)colocação da bola no "fairway"?
R Vamos por partes: uma coisa é colocar outra é recolocar.

1. Colocar a bola no fairway no sentido de melhorar a posição da bola, só quando uma Regra Local expressamente o permita, devendo ser observadas as razões para isso. Vale a pena transcrever:

"Condições adversas, incluindo o mau estado do campo ou existência de lama, prolongam-se, por vezes durante tanto tempo, especialmente nos meses de Inverno, que a Comissão Técnica pode decidir, por meio de uma Regra Local temporária, que seja permitido evitar a situação ou para proteger o campo ou a fim de proporcionar um jogo agradável e justo. Essa Regra Local deve ser eliminada logo que as condições o permitam."

Nesse caso, a seguinte redacção da Regra poderá ser:

"Uma bola que está no percurso em qualquer zona de relva «cortada rente ao chão» pode sem penalidade, ser deslocada ou ser levantada, limpa e colocada, à distância máxima de (especificar, por exemplo, 15 cm (6''), um taco, etc.) do ponto onde se encontrava originalmente, mas não mais perto do buraco, nem num obstáculo, nem num «green». O jogador pode mover ou colocar a bola uma só vez e depois de assim deslocada ou colocada, a bola está em jogo."

2. Quanto à recolocação, isto é, voltar a colocar a bola no mesmo local onde estava, de uma maneira geral é obrigatório recolocar a bola sempre que ela possa ser levantada ao abrigo de uma regra ou quando a bola, estando em jogo e parada, tenha sido movida ou deslocada por qualquer das acções previstas na Regra 18.(Por Agente Externo - 18-1; pelo jogador, parceiro, caddy ou equipamento - 18-2; pelo oponente em Match Play - 18-3; pelo competidor em Stroke Play 18-4; por outra bola - 18-5).

(Classificação Apendice I; Regra 18)

 

carta 28 Agosto
P Um jogador levanta a bola do green após a ter marcado. Limpa-a e recoloca-a correctamente no green, ajoelhando-se de seguida para ver a linha.
Quando se levanta e antes de se aproximar da bola, uma rajada de vento:
  1. aproxima a bola do buraco.
  2. a bola entra no buraco.

Quais os procedimentos a adoptar e a que penalidades fica sujeito o jogador?

R O vento não é um agente externo. Tal como o caso é relatado, o jogador não sofre qualquer penalidade e deve jogar a bola de onde ela ficou parada. 
Se a bola entrou no buraco movida pelo vento, considera-se que o jogador acabou o buraco com a última pancada que deu.

(Classificação Regra 18 e Definição de Agente Externo)

 

C. C. Bentes - fax 5-7-99
P Se uma bola se mover no green devido a uma rajada de vento, o jogador tem de repor a bola no local onde ela se encontrava antes dela começar a mover-se?
R Se a bola se moveu devido ao vento antes do jogador ter feito o seu adress pousando o taco no chão, não há qualquer penalidade e a bola deve ser jogada de onde ficou parada.

(Classificação Regra 18)

 

Carlos Marques - 8 Dezembro 2001

P

Quando uma bola é deslocada do local onde estava por um pássaro ou um cão ,o que se deve de fazer?
Exemplo real: Dei uma pancada no tee de saída , ficando a bola no faiway , numa zona onde havia uma série de pássaros no chão.
Quando cheguei ao sitio não encontrei a bola, continuando á procura , encontrei-a a 1 mt do green (pancada impossível ,visto que era um par 4 de trezentos e tal mt). 

R Transcrevo a Regra 18-1 - Bola Deslocada por um Agente Externo:
"Se uma bola em repouso é deslocada por um agente externo, o jogador não incorre em penalidade e a bola tem que ser recolocada antes do jogador executar outra pancada."
Definição de Agente Externo:
Um agente externo é qualquer agente que não faz parte do jogo ou, no caso de uma partida por pancadas, que não faz parte do lado do competidor e inclui qualquer juiz árbitro, marcador, observador e «caddie» avançado
Nem o vento nem a água são agentes externos.
No caso relatado, excluída a hipótese de ter sido vento ou água, a Regra aplica-se.

(Classificação - Regra 18-1)

 

Rui Paiva - Fax 21 Junho
P Ao fazer um ensaio bati na minha bola que andou alguns metros. Sem saber bem como proceder, e para não atrazar o jogo, resolvi jogar do local onde ficou a bola, contando mais uma pancada ( a do ensaio).
Será isto correto?
R Não está correcto. Ao fazer um ensaio, mesmo batendo na bola, não deu uma
pancada (veja definição de pancada).
Se isso aconteceu no tee de saída antes de pôr a bola em jogo, não há penalidade (veja definição de bola em jogo) e pode voltar a colocar a bola no tee. Se isso aconteceu já a meio do jogo de um buraco, tem uma pancada de penalidade por ter movido a bola em jogo e a bola deve ser recolocada (Regra 18-2). Jogando de onde a bola ficou, perde o buraco em match play ou tem 2 pancadas em stroke play.

(Classificação Regra 18-2)

 

Rui Paiva - Fax 21 Junho
P Numa partida de "match play", a minha bola estava no meio de um caminho artificial que corre à direita do buraco 2 do Lisbon. Para proceder de acordo com a regra das obstruções, levantei a bola sem a marcar e procurei o «ponto mais próximo» de acordo com a regra. Verifiquei então que tinha que dropar a bola do lado do mato e que a bola, provavelmente ficaria injogável. Então decidi não aplicar a regra das obstruções e voltei a colocar a bola no caminho e joguei de lá. O meu adversãrio reclamou o buraco dizendo que eu não podia alterar a primeira intenção. Para evitar discussões dei o buraco como perdido, mas não fiquei convencido. Gostava que me explicasse se o meu adversário teve razão.
R Admitindo que voltou a colocar a bola exactamente onde estava, seu adversário não teve razão.
Mas o jogador deveria ter sido penalizado com uma pancada.
Explicando:
- embora seja altamente recomendável marcar a bola antes de a levantar, em qualquer situação, no caso concreto o jogador não é penalizado por não ter marcado a bola. Só se é penalizado por levantar uma bola sem a ter marcado quando a bola é levantada ao abrigo de uma Regra que obrigue a recolocá-la ou seja a colocar a bola exactamente onde estava (por exemplo quando se levanta a bola no green)
- nada impede um jogador que afirmou que iria usar a Regra 24 (Obstruções), alterar a sua intenção e resolver jogar a bola tal como estava.
- só que no caso concreto, o jogador devia ter analisado bem a situação sem ter levantado a bola. Ao fazê-lo e depois optar por jogar a bola como estava, o jogador mexeu na bola em jogo e, por isso, é penalizado com uma pancada devendo recolocar a bola (Regra 18-2a). Se não recolocar, perde o buraco em match play ou tem 2 pancadas de penalidade em stroke play.(Veja Decisão 18-2a/12)

(Classificação Regra 18-2)

 

anapaulas@ip.pt - 30 Setembro
P Gostaria de saber se as situações abaixo descritas são ou não passíveis de penalidade.
1. Uma bola foi jogada e ficou na areia (não bunker) ao lado do fairway.
Ao preparar-se para jogá-la o jogador, coloca o ferro na areia atrás da bola e em seguida toca inadvertidamente com o ferro na bola fazendo-a movimentar-se ligeiramente (vamos admitir que a bola depois de movimentada volta à sua posição inicial).
2. Ao preparar o putt há jogadores que tocam com o putt na bola antes de a jogarem, fazendo "abanar" a bola  e só depois a jogam. 
É correcto?
R 1. O jogador pode tocar com o taco no chão (não está num obstáculo) mas deve fazê-lo sem melhorar a posição da bola ou a área do swing, caso em que sofrerá 2 pancadas de penalidade (Regra 13-2). Se tocou na bola sem ser propositadamente ou ao fazer o adress não é penalizado (Regra 18-2a.). Se a bola oscilou - ou seja mexeu-se mas voltou a parar no local onde estava - não se considera que a bola se moveu e por isso também não é penalizado.
2. Se toca na bola propositadamente sem ser no acto de preparar a pancada (adress) tem uma pancada de penalidade. Se é no adress não é penalizado por tocar na bola mas pode sê-lo se a bola se mover. A prática não é incorrecta mas não me parece recomendável, porque a bola considera-se movida desde que saia da posição onde estava e fique parada noutro local, nem que seja um milímetro de diferença.

(Classificação Regra 13-2 e Regar 18-2)

 

20-11-2001

P No buraco 12 do Lisbon Sports Club um jogador faz a pancada de saída e coloca a bola num caminho que faz parte integrante do campo.
Ao aproximar-se da bola toca-lhe inadvertidamente com o taco, deslocando-a alguns centímetros.
Não estando o jogador a preparar a tacada (no stance) como se deve regularizar esta situação?
R Mesmo inadvertidamente, a deslocação da bola é causada pelo jogador que é penalizado pela Regra 18-2a, com uma pancada e tem que recolocar a bola onde estava. Se o não fizer, perde o buraco em match play e é penalizado com um total de 2 pancadas em stroke play.

(Classificação Regra 18-2a.)

 

Carlos Maduro - Fax 18 Junho
P Na saída do buraco 1, do Belas Clube de Campo (par 4) um dos jogadores do meu grupo fez um «fresh air» ou «air shot». A bola não se mexeu e ficou em cima do tee. O jogador puxou o tee um pouco mais para cima e jogou a sua bola.
Que pancada é que o jogador deu?
R

Ao fazer um "air shot" o jogar deu uma pancada (ver definição de pancada) e por isso pôs a bola em jogo (ver definição de bola em jogo). Ao puxar o tee mais para cima, o jogador moveu a bola em jogo sofrendo uma pancada de penalidade e devendo recolocar a bola  (Regra 18-2a). Como não recolocou sofre um total de 2 pancadas de penalidade (Ver * a seguir as penalidades da Regra 18).
Assim, o jogador saiu do buraco 1 com a 4ª pancada.

(classificação Regra 18-2a)

 

peclaro@mail.eunet.pt - 30 Setembro
P Um jogador, ao fazer um ensaio no green, toca na bola e esta move-se ligeiramente, menos de meia volta, não chegando portanto a mudar de sítio.
Pergunto se o jogador é penalizado.
R Considera-se que uma bola se moveu sempre que a bola, parada num local se mexa e fique parada noutro local, nem que seja um milímetro. No caso concreto a bola moveu-se concerteza. O jogador tem uma pancada de penalidade e deve recolocar a bola Se não recolocar a bola tem mais uma pancada (2 no total).

(Classificação Definição de bola movida e Regra 18-2a)

 

Luís L. Fax 8-7-99
P Num dos greens da Penha Longa, quando me encontrava em posição de bater o putt, o vento incidiu neste e colocou a bola em movimento.
Aplica-se alguma penalidade neste caso? E o que devo fazer à bola? A bola deve ser colocada na posição de repouso anterior?
R Se a expressão " quando me encontrava em posição de bater o putt" significa que já tinha feito o address, tocando com o taco no chão, tem uma pancada de penalidade e deve recolocar a bola.

(Classificação Regra 18-2b)

 

carta 28 Agosto
P Em match play, a minha bola encontra-se bem visível no fairway e o meu adversário desloca-a, acidentalmente, com a roda do carrinho.
Que fazer? Há lugar a penalização do meu adversário?
R O adversário tem uma pancada de penalidade e a bola deve ser
recolocada. (Regra 18-3b.)

(Classificação Regra 18-3b.)

 

Manuel R. Ortigão - 1 de Fevereiro

P A minha bola bate noutra que está fora do green, fazendo com que essa bola entre dentro do green e fique mais perto da bandeira. O que fazer com essa segunda bola, colocá-la na posição inicial ou deixá-la ficar onde está?
R

Quando uma bola parada é deslocada por uma bola em movimento, deve sempre ser recolocada. Se não for recolocada o jogador perde o buraco em match play ou sofre uma penalidade de 2 pancadas em stroke play. Regra 18-5

A bola em movimento deve ser jogada de onde ficar. Regra 19-5a.

(Classificação Regra 18-5)

 

Luís Laureano - 24 de Maio

P A minha bola encontra-se no green a cerca de 1 metro do buraco, entretanto, outro jogador joga de fora do green e a sua bola bate na minha, deslocando-se esta última cerca de 30 cm para mais longe do buraco. Como devo jogar a minha bola? Devo recolocá-la na posição onde estava, sou obrigado a jogar de onde ficou ou tenho a opção de escolher entre as duas hipóteses?
R A resposta à dúvida é simples. A Regra 18-5 é clara: "Se uma bola que está em jogo e parada, for deslocada por outra bola em movimento em consequência de uma pancada, a bola deslocada tem que ser recolocada". Não há qualquer penalidade. Se não for recolocada, o jogador tem 2 pancadas de penalidade em Stroke Play ou perde o buraco em Match Play.

(Classificação: Regra 18-5)

 

 


Opções de Retorno
06.gif (981 bytes) - Menu Arquivo de Respostas 03.gif (985 bytes)- Menu Consultório -
Indice Geral


Telef: 351 21 396 54 10 Fax: 351 21 396 54 10
E-Mail : consultorio@portugalgolf.pt
Copyright © 1996 - 2006. All rights reserved.
Revised: 27-04-2006.