Consultório de Regras de Golfe
Razão de Ser
"Play the ball as it lies, play the course as you find it, and when it is not possible to do either do what is fair" |
Um dos mais inquestionáveis prazeres do golfe reside no facto de sabermos que todos os golfistas, em qualquer parte do mundo, jogam o mesmo jogo. E isso acontece, porque em qualquer parte do mundo, as Regras são as mesmas.
Na história das Regras existem 3 datas marcantes:- 1744 - O 1º código de regras escritas, os celebres "The Thirteen Articles".
- 1952 - O Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews (R & A) e a United States Golf Association (USGA) aprovam e publicam o 1º conjunto de Regras uniformes para todo o mundo.
- 1984 - A reorganização das Regras de Golfe - os 34 Artigos actuais.
Na secção Regras de Golfe deste site pode aceder à versão portuguesa das mesmas, editadas pela Federação Portuguesa de Golfe, e a toda a jurisprudência, - Decisões - em língua inglesa, que lhe está associada. Na maior parte dos jogos, torneios e competições os jogadores são os árbitros de si próprios. É fundamental, por isso, conhecer bem as Regras. E é melhor conhecer com alguma profundidade as de utilização mais frequente, do que conhecer todas de forma superficial. As Regras existem não para penalizar, mas para ajudar os praticantes a jogarem melhor golfe, porque, como diz Tom Watson, "com estas o gosto pelo jogo aumenta".
É pois para o ajudar a conhecer melhor as Regras do Golfe que nos propomos esclarecer todas as dúvidas de interpretação decorrentes da simples leitura das mesmas, bem como, as resultantes de situações ocorridas no campo, nos jogos com os seus parceiros habituais.
Ao decidir criar esta nova secção, fazemos votos que esta venha a ter o sucesso desejado para beneficio do golfe nacional.
Opções de Retorno
- Menu Consultório -
Indice Geral