Ryder Cup 2014

FORMATO DA COMPETIÇÃO

 

Taça da Ryder CupNo início destes torneios, em 1959, a Ryder Cup era disputada em quatro partidas de foursomes (pancadas de saída alternadas) num dia e oito partidas de singulares no outro, compreendendo cada partida 36 buracos.

Este formato foi modificado em 1961 passando a quatro partidas de 18 buracos,  foursomes na manhã do primeiro dia e mais quatro partidas idênticas , na parte da tarde. No segundo dia realizavam-se de manhã oito jogos de 18 buracos singulares e mais oito singulares à tarde. A cada partida ganha, era atribuída um ponto o que dava um total 24 pontos. Em 1963, juntava-se a este esquema mais oito partidas na modalidade four-ball (better-ball), o que elevava o total de pontos para 32.

Em 1977 o formato foi de novo alterado. Desta vez compreendia: cinco partidas foursomes no primeiro dia; cinco four-ball (better-ball) no segundo dia; e, dez partidas singulares no último dia. Este esquema, totalizava 20 pontos.

Por fim, em 1979, data em que a equipa formada por jogadores da Grã-Bretanha e da Irlanda foi ampliada para passar a incluir jogadores doutros países europeus, o formato da prova foi revisto, passando a ser o seguinte: quatro partidas four-ball (better-ball) e quatro partidas foursomes no primeiro e segundo dias e doze partidas singulares no terceiro dia. O total de pontos é 28.

A equipa que vencer pela última vez retém a Taça na sua posse em caso de empate (se apurar 14 pontos) precisando qualquer equipa para vencer de apurar no mínimo 14 ½ pontos

 Match Play e terminologia

  • "Match Play" é um jogo por buracos

  • Um buraco é ganho pela equipa que introduzir a bola no buraco, em menor número de pancadas

  • O resultado (score) é apresentado indicando o número de buracos acima (ganhos) e o número de buracos que faltam jogar (ex: Europa 2-acima (up) quando faltam jogar 6 buracos)

  • Quando uma equipa está acima (up), ganhando mais buracos dos que faltam jogar, a partida é dada como acabada e um ponto é atribuído à equipa vencedora.

  • Um ponto é atribuido a cada partida ganha

  • Se a partida estiver empatada no fim de 18 buracos, cada equipa recebe meio ponto

  • Quando uma partida está empatada, em qualquer momento da competição, diz-se que as equipas estão all-square

  • Uma partida é considerada dormie quando um dos lados se encontra acima do número exacto de buracos que faltam jogar

 Foursomes

  • Quatro grupos de dois jogadores de cada equipa

"Foursomes" é uma modalidade de jogo em que, os jogadores duma equipa competem com os jogadores de outra equipa, em que cada lado joga com uma bola.

Os jogadores efectuam pancadas alternadas (o jogador A joga do "tee" de saída, o jogador B da mesma equipa bate a segunda pancada, etc…) até ao buraco acabar.

Os jogadores de cada equipa executam, alternadamente, as pancadas de saída, ou seja, um dos jogadores bate as saídas nos buracos ímpares e o outro efectua as saídas dos buracos pares.

A equipa com melhor resultado, ganha o buraco, se as duas equipas tiverem o mesmo resultado verifica-se um empate.

 Four-ball

  • Quatro grupos de dois jogadores de cada equipa

"Four-ball" é a modalidade em que, os jogadores de cada equipa jogam as suas bolas até ao fim do buraco. Estão, portanto, sempre em jogo por buraco, quatro bolas, em que, cada uma conta para o apuramento do resultado do buraco. A equipa do jogador que apresentar melhor resultado num buraco, ganha o buraco. Se o melhor resultado de cada equipa forem iguais, isto é, se efectuado o mesmo número de pancadas, o buraco considera-se empatado.

 Singles

  • Doze grupos de dois jogadores, um de cada equipa

"Singles" ou singulares, é a modalidade em que o jogador duma equipa joga contra o jogador doutra equipa. Um jogador ganha, quando se encontra acima um número de buracos superior aos que faltam jogar.

Oferecer, a pancada seguinte, o buraco ou a partida

Uma pancada, um buraco ou uma partida, podem ser oferecidos, em qualquer momento, antes da conclusão do buraco ou da partida. A oferta, duma pancada, dum buraco ou partida, não pode ser rejeitada nem retirada.

Emparelhamento (pairings)

Cada capitão de equipa submete à entidade oficial do torneio a Ordem de Jogo para a sua equipa. As listas de cada capitão são então emparelhadas.

Exemplo: O capitão europeu submete a sua Ordem de Jogo.

Partida 1 - A / B
Partida 2 - C / D
Partida 3 - E / F
Partida 4 - G / H

O capitão americano apresenta a sua lista da mesma maneira.

As duas listas são então colocadas lado a lado e os jogos são então estabelecidos

Os singulares são submetidos à entidade oficial da mesma maneira.

 

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Revised: 29-09-2014 .