Solheim Cup 2021

HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO

 

Nos torneios profissionais femininos, por equipas, o Solheim Cup é o torneio mais importante, tendo sido instituído em 1990, por Karsten Solheim o fabricante dos tacos Ping, que faleceu em 2000.

As equipas são constituídas por 12 jogadoras de cada lado, sendo a bienal disputada por buracos (matchplay).

Competição efectua-se em três dias, disputando-se 28 partidas.

No evento disputam-se nos dois primeiros dias,  quatro partidas em foursomes e quatro em fourballs.

Na última jornada efectuam-se 12 partidas em singulares.

As partidas jogadas em foursomes disputam-se entre quatro jogadoras, que se constituem em equipas de duas e, em que, cada formação joga apenas uma bola. Um dos jogadores da equipa sai do ponto de partida do primeiro buraco e o outro membro da equipa joga a segunda pancada, prosseguindo o jogo com batidas alternadas até à introdução da bola no buraco. Assim uma das jogadoras sai do ponto de partida dos buracos ímpares e a outra dos pontos de partida dos buracos pares.

Nas partidas fourballs defrontam-se equipas de duas jogadoras em que cada uma joga uma bola. O melhor resultado de cada buraco de cada equipa é que conta para o apuramento final do resultado da partida.

Numa partida por buracos (matchplay) a jogadora que meter a bola num buraco com menos pancadas ganha esse buraco. A contagem é feita da seguinte forma: tantos buracos "acima", "tantos para jogar" ou "igualdade". Exemplificando, se uma jogadora estiver a liderar a partida com três buracos de vantagem e só restarem dois para jogar, já não pode perder e diz-se, então, que é um vencedor 3&2. Se as pontuações forem iguais quando as jogadoras chegarem ao último buraco e uma das jogadoras ganhar esse buraco, diz-se, que ganhou por um buraco (1 up ou acima). Se as jogadores chegaram ao fim dos 18 buracos, com 9 buracos ganhos por cada uma, neste caso terminaram em igualdade (All-square (AS) ou Halve).

O total de pontos possível  28, correspondendo 1 ponto a uma vitória numa partida e 1/2 ponto a um empate.

A equipa europeia teve como capitã a sueca Catriona Matthew, 50 anos, que participou como jogadora nas equipas que venceram o troféu em 2003, 2011 e 2013.

A equipa europeia deste ano foi constituída por: quatro primeiras classificadas no ranking por pontos do LET (Ladies European Tour) Solheim Cup; quatro  primeiras jogadoras do LET no Rolex Women's World Ranking; e, por quatro outras jogadoras do LET escolhidas pela equipa da capitã.

A equipa americana teve como capitã a californiana, Pat Hurst, 52 anos.

A equipa americana foi formada com: as oito primeiras classificadas no LPGA (Ladies Professionals Golf Association) Solheim Cup Rankings por pontos; duas jogadoras do LPGA mais bem classificadas no Rolex Women's World Rankings; e, 2 jogadoras do LPGA escolhidas pela equipa da capitã.

 

Voltar

 

 

Sites


 





Revised: 07-09-2021 .