O Golfe

COMPETIÇÕES MUNDIAIS

Textos de Fernando Fragoso, publicados na revista "Inter.Face"

Os torneios profissionais de golfe podem ser jogados, em singulares, como são os disputados nos circuitos do PGA - Professional Golf Association - e em que avultam pelas suas origens e volume dos prémios pecuniários os Majors e os World Golf Championship quer, por equipas de Nações, como são os casos das Taças Ryder e Solheim. Entre os amadores o esquema repete-se, como teremos a ocasião de adiante referir.

Para escrever, de forma sucinta, a história das grandes competições mundiais devemos começar por separar as provas dos profissionais das dos amadores e destas as que são disputadas em singulares das por equipas de dois ou mais jogadores.

As grandes competições profissionais de singulares, eram, até há pouco tempo, as seguintes, por ordem de antiguidade:

O Open Golf Championship; o US Open Golf Championship; o USA PGA Championship; e, o Masters.

Estas quatro competições ficaram conhecidas no mundo do golfe por "Majors", sem que se saiba muito bem a razão que determinou tal cognome, sendo certo que o prestígio e tradição estarão na base de tal distinção.

Em fins de 1998 foram anunciadas, mais uma serie de novas competições, as World Golf Championship, as quais começaram a ser disputadas em 1999, sendo dotadas, cada uma, com a maior bolsa de prémios da história do golfe, 5 milhões de dólares, e o prémio de um milhão de dólares para o vencedor, e que terão como participantes, os melhores 64 jogadores profissionais apurados através da ordem de mérito mundial.

Em 1953, foi instituída a World Cup, competição anualmente disputada por pares representantes de nações de todo o mundo.

Como torneios de equipas temos para homens e senhoras, respectivamente, a Ryder Cup e Solheim Cup as quais são disputadas, de dois em dois anos, entre americanos e europeus.

Para os amadores, os trofeus principais são a Walker Cup e a Curtis Cup que são disputadas bianualmente e, respectivamente, entre equipas masculinas e femininas americanas contra equipas homologas formadas por ingleses no primeiro caso e ingleses e irlandeses no segundo.

Procuraremos neste e nos próximos artigos apresentar em poucas linhas cada uma das competições citadas, por forma que o leitor interessado as possa distinguir em importância quando, por exemplo, vir as transmissões televisivas que a CNBC transmite, durante oito horas, nos fins de semana.

As grandes competições mundiais por equipas, amadoras e profissionais, consideradas como as mais relevantes da cena mundial, são a que a seguir se indica.

Começaremos pelos torneios amadores masculinos e femininos, respectivamente, as Walker Cup e Curtis Cup, que se disputam de dois em dois anos.

O torneio Walker Cup, nasceu em 1922, por iniciativa americana, tendo tomado o nome do então presidente da USGA, George Walker.

O torneio põe em confronto 8 jogadores americanos com outros tantos jogadores britânicos, que disputam durante dois dias quatro jogos em foursomes e oito jogos singulares.

Até 1999 os britânicos apenas ganharam quatro vezes, sendo o próximo encontro disputado em meados de Setembro, deste ano, na Escócia.

O torneio Curtis Cup, foi instituído em 1932, pelos irmãs Curtis, ambas vencedoras do US Amateur Championship.

É disputada entre equipas de 6 jogadoras, americanas e britânicas, sendo as participantes seleccionadas, respectivamente, pela Ladies Golf Union e pela USGA.

O formato to torneio é de seis foursomes e doze singulares, sendo as partidas disputadas em matchplay.

Nos torneios profissionais femininos, por equipas, A Solheim Cup é o torneio mais importante, tendo sido instituído em 1990, por Karsten Solheim o fabricante dos tacos Ping, que faleceu no ano 2000.

As equipas são formadas por jogadoras americanas e europeias seleccionadas, segundo uma ordem de mérito estabelecida pela WPGET (Women's Professional Golfers European Tour) e pela USGA.

As equipas são constituídas por 12 jogadoras de cada lado, sendo o torneio disputado durante três dias em matchplay.

De todas as provas profissionais por equipas a mais celebre é, sem dúvida, a Ryder Cup, que coloca bienalmente, frente a frente, as equipas americana e europeia.

A prova tem o nome do seu fundador o inglês Samuel Ryder - que fez fortuna a vender sementes em saquinhos - tendo começado a ser disputada em 1926, em Wentworth.

A selecção dos jogadores para o torneio é feita através duma pontuação que os classifica durante dois anos, sendo as equipas formadas por 12 jogadores, em que dez provêem da ordem de pontuação e, os outros dois, são escolhidos - wild cards - pelos capitães de cada equipa.

O torneio é disputado em matchplay e desde 1979 apresenta o formato seguinte:

quatro partidas fourball e quatro partidas em foursomes, isto, nos primeiro e segundo dias e doze partidas singulares, no terceiro dia.

 

 

Revised: 18-06-2020 .