O Golfe

EQUIPAMENTO & ACESSÓRIOS

Textos de Fernando Fragoso, publicados na revista "Inter.Face"

Tal como o golfe, a arte de fabricar bolas de golfe tem vários séculos. A bola actual é, normalmente, branca e a camada exterior que a cobre tem uma serie de covinhas, cerca de 500, para lhe aumentar o efeito de aerodinâmica. Em 1968 foram definitivamente fixadas, pelas entidades regumentadoras do golfe, as especificações técnicas da bola, que constituem o Apêndice III das Regras de Golfe, e onde se diz que o diâmetro da bola não pode ser inferior a 42,67 mm, nem o seu peso ser superior a 15,93 gr.

A bola de golfe pode ser fabricada, hoje em dia, de três maneiras diferentes.

Pode ser moldada por compressão a partir dum pedaço de material termoplástico a que se juntam diversos outros elementos para atingir um produto que seja durável. Esta bola é chamada de uma peça. Não voa a grandes distâncias mas é muito suave no impacto. É uma boa bola para jogadores principiantes.

A bola de duas peças é uma bola moldada, com materiais semelhantes aos anteriores, sendo o núcleo revestido por um material sintético com grande elasticidade e durabilidade chamado Surlyn. É a bola ideal para jogadores médios.

O terceiro tipo de fabricação é a bola de três peças ou enrolada. É a bola dos profissionais. É constituída por um núcleo sólido formado por uma esfera de borracha cheio de líquido, tendo enrolado á sua volta um fio de borracha. Este conjunto é envolto por uma cobertura em Surlyn ou balata. A balata é um material sintético mais macio que o Surlyn que permite executar pancadas a curta distância com mais precisão, imprimindo à bola maior rotação para trás, quando jogado com ferros curtos e médios.

A bola enrolada é a mais cara, o que não quer dizer que seja a mais adequada a todos os jogadores.

A bola balata é muito sensível, estando sujeita a cortes na sua superfície, muito mais frequentes que as de Surlyn.

Na imagem junta vemos uma bola de três peças: o núcleo, o fio de borracha que o envolve e o conjunto revestido de Surlyn.

 

 

 

Revised: 08-03-2012 .