O Golfe

OS MAJORS - Homens

Textos de Fernando Fragoso, publicados na revista "Inter.Face"

The Open Championship

É o torneio mais antigo e prestigiado do golfe e, como o seu nome indica, é uma prova aberta o que não é o caso de todos os Majors. Os jogadores que nele participam têm que disputar provas de qualificação.

O Open começou a ser jogado, em 1860, no Clube de Golfe de Prestwick, na Escócia, sendo num único dia jogados 36 buracos. O vencedor recebia, então, um prémio de 10 libras e o direito a ter em seu poder, por um ano, o cinto de campeão. A posse plena do cinto caberia ao jogador que tivesse obtido três vitórias.

 

Em 1872, o Open passou a ser jogado alternadamente em Prestwick, Musselburgh e St. Andrews, altura em que este clube passou a ser a entidade máxima do golfe europeu.

Em 1892, o formato do campeonato foi modificado, passando a ser disputado em 72 buracos, em dois dias, devido á afluência de jogadores resultante da imensa popularidade, entretanto, obtida por este desporto.

Em 1894, o Open foi disputado pela primeira vez em Inglaterra, tendo tido um inglês, John Ball, como vencedor.

O Open começou a sofrer alguns revezes, no início do século, quando os americanos começaram a dominar o mundo do golfe, considerando que não tinham muito a ganhar com a vinda à Europa, fazendo viagens incomodas e arriscadas. Com esta atitude criaram grandes dificuldades à organização do evento, que não conseguia assim, um plantel mundial ao nível do acontecimento. Contudo, jogadores como Walter Hagen e Bobby Jones participaram sempre no torneio o que permitiu no mínimo ao Open manter o seu "status".

Problema similar ocorreu logo a seguir à Segunda Guerra Mundial, em que a organização foi obrigada a reconhecer que o prestígio do campeonato não era suficiente para atrair os melhores jogadores americanos, tendo recorrido a diversas soluções para aumentar a bolsa de prémios pecuniários.

Entretanto, o aparecimento da aviação a jacto e a televisão permitiram ultrapassar estes problemas, por um lado, encurtando as distancias e garantindo segurança e, por outro, facilitando o aparecimento de patrocinadores, que viram no pequeno ecrã um bom meio de se promoverem através das transmissões televisivas do golfe.

 

US Open

É outro Major, organizado pela USGA - United States Golf Association - desde 1895.

É um evento, também anual, tendo sido disputado em muitos clubes americanos, inicialmente num formato de 36 buracos num só dia, tendo em 1899 sido estendido para 72 buracos em dois dias. Só, em 1965 é que passou, como hoje, a ser jogado em quatro dias de 5ª feira a Domingo, sendo este o segundo domingo de Junho.

Os campos onde tem sido jogado este campeonato apresentam-se sempre meticulosamente preparados, sendo escolhidos os que têm fairways estreitos e roughs altos, sendo os greens cortados de modo a torná-los rápidos e homogéneos.

Estas características impostas aos campos onde se jogam os US Open, obrigam os jogadores a produzirem o seu melhor jogo, e determinam que os resultados finais não sejam muito volumosos, sendo o par do campo já um bom resultado.

 

US Open Championship

PGA Championship

Foi instituído em 1916, no Nova Iorque, num encontro em que também foi criado a US PGA - Professional Golf Association.

A taça disputada neste torneio é a Wannamaker Trophy, cujo nome foi atribuído "in memoria" de Redman Wannamaker, um magnata do comercio americano e que muito contribuiu para a criação do US PGA, como é também conhecido.

Desde 1957, que o formato desta competição é de quatro voltas de 18 buracos, em stroke play, com um cut definido ao fim da segunda volta.

A participação dos jogadores neste torneio faz-se de acordo com uma ordem de qualificação, apurada ao longo das várias competições do calendário PGA.

Sendo, essencialmente, um torneio disputado por jogadores profissionais americanos, este torneio ganhou, ao longo dos anos, grande fama, não só pelo gabarito dos jogadores que nele participaram, como pela criteriosa escolha dos campos onde foram disputados, em que avultam os critérios de qualidade e grau de dificuldade dos mesmos. Jogadores como, Sarazen, que morreu em 1999, Gary Player e Jack Nicklaus, foram grandes vencedores deste torneio, tendo todos muito contribuído para que esta competição viesse a ser considerada um Major.

 

Masters Tournament

A história do Masters assenta na lendária figura de Bobby Jones, a grande vedeta dos anos 20, que conseguiu a proeza de ganhar, no mesmo ano, o então chamado "Grand Slam" que compreendia o "US Amateur", o "US Open", o "British Amateur", e o "British Open".

Bobby Jones que foi sempre amador, decidiu aos 28 anos, no auge da glória, abandonar o golfe de competição.

Dedicou-se então, a um grande projecto: construir um campo de golfe em Augusta, na Georgia, cujo traçado devia, segundo ele, possuir como características, respeitar a topografia natural do local e conter os ingredientes necessários para tornar o campo competitivo para os melhores jogadores, e que pudesse igualmente ser jogado com prazer por todos os jogadores do clube a constituir. E, assim que nasceu, o Augusta National Golf Club que teve como fiel interprete, da filosofia do campo defendido por Jones, o arquitecto escocês Alistair Makenzie que havia já desenhado o também célebre CyPress Point e que acabou por morrer em 1932, sem ver finalizado o seu projecto.

O Masters é então instituído em 1934, sendo um torneio em que apenas participam jogadores convidados.

Ao longo dos anos o Masters e Augusta passaram a ser considerados, pelos americanos, como os maiores símbolos do golfe americano, tornando-se os émulos do British Open e St. Andrews, dos ingleses.

O torneio passou a ser televisionado a partir de 1956 o que veio aumentar a sua fama e popularidade.

O trofeu do torneio é uma réplica, em prata, do "Clubhouse" onde na sua base são gravados os nomes dos vencedores. A partir de 1949, passou a ser atribuído ao vencedor um casaco verde, o qual é vestido durante a cerimonia de distribuição dos prémios, ficando seu fiel depositário durante um ano. Findo este prazo, o jogador vencedor fica obrigado a devolve-lo ao Clube de Augusta, que manterá o casaco em seu poder para sempre, podendo vir a ser de novo usado pelo dono, se este conseguir repetir a proeza, como aconteceu, em 1999, ao campeão espanhol José Maria Olazabal.

Voltar

 

 

Revised: 19-07-2021 .