Circuito Americano de Senhoras

A ESTREANTE SUL-COREANA PARK VENCE O US WOMEN'S OPEN QUE PELA PRIMEIRA VEZ FOI PESENCIADO NUM LUGAR SENTADO POR UM PRESIDENTE DOS EUA

US Women's Open

Data: 13 a 16 de Julho de 2017
Campo: Trump National Golf Club

Par : 72
Local : Bedminster, New Jersey
, EUA

Resultados

 

O torneio que se disputou no Trump National Golf Club, propriedade do Presidente dos EUA, decisão que a USGA tomou, apesar dos movimentos que apelaram que tal não viesse a acontecer, por considerarem as anteriores declarações de Donald Trump sexistas e que visavam a degradação da mulher.

Donald Trump esteve presente no campo no inicio da tarde de sexta feira, observando o jogo: da chinesa Shanshan Feng, numa ‘box’ junto ao green do buraco 15; e, no green do 18, onde Inbee Park concluía o torneio.

 

Goste-se ou não da presença de Trump no campo, esta foi a primeira vez que um Presidente, num lugar sentado, assistiu ao US Women’s Open, o que foi considerado um facto histórico.

Trump tornou-se o terceiro Presidente dos EUA, que assistiu num lugar sentado, a um torneio da USGA.

O US Women’s Open foi instituído em 1946, há 71 anos, sendo o mais antigo dos cinco actuais Majors – ANA Inspiration; Women’s PGA Championship; Women’s Bitish Open; e, The Evian Championship.

Desde 1953 que este Major é organizado pela USGA – United Estates Golf Association - sendo o terceiro Major que se disputou esta época e que apresentou uma bolsa de prémios no valor de 5 milhões de dólares (cerca de 4,3 milhões de euros).

A primeira ronda do torneio foi suspensa por falta de luz natural, atraso que se deveu às trovoadas que ocorreram no local, tendo 39 jogadoras completado a volta na manhã de 6ª feira.

A vencedora do torneio foi a jovem sul-coreana de Seul, Sung Hyun Park, 23 anos, que já havia disputado este evento em 2016, no qual falhou o play-off com Britanny Lang e Anna Nordqvist, por ter feito nas duas rondas finais 74 pancadas, apurando mais duas pancadas que aquelas jogadoras.

Este ano Park concluiu o torneio com 67 pancadas nas duas voltas finais, o que lhe permitiu ultrapassar a chinesa de Guangzhou, Shanshan Feng, 28 anos e a jovem amadora estreante, a sul-coreana Hye Jin Choi, 17 anos, que se sagrou vice-campeã.

Feng saiu da posição da liderança do torneio – que comandou nas três primeiras rondas, em que bateu 60, 70 e 71 pancadas – ao efectuar na ronda final 75 shots, resultado que a remeteu para o 5º lugar empatada.

Park que após a segunda ronda se encontrava com mais sete pancadas que a líder Shanshan Feng, acabou a sua prestação com 12 birdies nos últimos 27 buracos.

Park bateu nas duas primeiras ondas 73 e 70 pancadas, às quais juntou uma dupla de 67 pancadas, tendo produzido estes resultados com: 18 birdies; 47 pas; e, 7 bogeys.

Hye Jin Choi tentou, sem o conseguir, tonar-se a segunda amadora a vencer o US Women’s Open, igualando o feito da francesa Catherine Lacoste, em 1967 e tentou também bater o recorde de Lydia Ko, tornando-se a mais jovem vencedora dum Major do LPGA Tour.

Choi que bateu 69, 69, 70 e 71 pancadas, 9 abaixo do par do campo, resultado que produziu com: 17 birdies; 48 pars; 6 bogeys; e, um double-bogey, resultado este que lhe determinou a posição final, a qual poderia ter sido outra se tivesse feito par neste buraco, provocando o play-off com Park.

O 3º lugar do torneio foi partilhado por mais duas duas sul-coreanas, M. J. Hur e So-Yeon Ryu – vencedora do torneio em 2011 – que concretizaram 7 pancadas abaixo do par do campo.

A vencedora do torneio – Sung Hyun Park – recebeu um prémio no valor de 900 mil dólares (cerca de 779 mil euros) montante com que subiu na lista da Official Money ao 2º lugar, onde regista o total de 1.450.636 dólares (cerca de 1,2 milhões de euros) que obteve nos 14 eventos que já disputou esta época.

Com os 625 pontos Globe que recebeu Park subiu do 11º ao 4º lugar no ranking Race to CME Globe Season, onde apresenta o total de 1.894 pontos, recebidos no número de torneios atrás referidos.

Choi, que tem o estatuto de amadora, não recebeu nem prémio, nem pontos CME Globe.

As jogadoras que se classificaram no 3º lugar empatadas, receberam cada um prémio no valor de 442.479 dólares (cerca de 382 mil euros) e 281 pontos CME Globe.

As jogadoras que já conquistaram esta competição em anos anteriores e se classificaram na edição deste ano, foram as seguintes – para além de So-Yeon Ryu já atrás referida – que obtiveram as posições e resultados indicados: Eun Hee Ji (2009) – 13ºE/-3; In Gee Chun (2015) – 15ºE/-2; Cristie Kerr (2007) – 19ºE/-1; Karrie Webb (2001, 2000) – 44ºE/+6; e, Na Yeon Choi (2012) – 60ºE/+13.

Outras concorrentes que destacamos da classificação, obtiveram as seguintes posições e resultados: Carlota Ciganda e Shanshan Feng – 5ºE/-6; Sei Young Kim e Miriam Lee – 8ºE/-5; Brooke Henderson – 13ºE/-3; Moriya Jutanugarn – 15ºE/-2; Stacy Lewis, Lexi Thompson – 27ºE/+1; Lydia Ko, Haru Nomura, Anna Nordqvist, Angela Stanford – 33ºE/+2; e, Susann Pettersen – 56ºE/+10.

Não passaram o cut, dentre outras jogadoras, as seguintes: Dannielle Kang; In-Kyung Kim, Alena Sharp; Karine Icher; Brittany Lincicome; Mogan Pressel; Chella Choi; Ariya Jutanugarn; Beth Allen; Hyo-Joo Kim; Paula Creamer (vencedora do torneio em 2010); e, Inbee Park (2013, 2008).

Voltar

 


 

Sites


 






 



Revised: 19-07-2017 .