Circuito Europeu de Homens

O AUSTRALIANO CAMERON SMITH DERROTOU NUM PLAY-OFF O SEU COMPATRIOTA J. ZUNIK

Australian PGA Championhip

Data: 30 de Novembro a 3 de Dezembro de 2017
Campo: RACV Royal Pines Resort
Par : 72
Local : Gold Coast, Queensland, Austrália

Resultados

 

O UBS Hong Kong Open e o Australian PGA Championship foram os torneios com que o European Tour iniciou a época de 2017-2018.

O Australian PGA Championship, inaugurado em 1905 é o mais antigo evento do PGA Tour of Australasia e no qual se disputa a Joe Kirkwood Cup, troféu com o nome dum famoso jogador de golfe australiano.

Esta competição começou em 2015 a ser co-sancionada pelo European Tour.

 

O torneio foi disputado pela quinta vez consecutiva no campo do RACV Royal Pines Resort, que apresenta fairways e greens ondulados.

O campo situa-se na Golden Coast, a costa mais oriental da Austrália, a sul de Brisbane, que é banhada pelo Mar da Tasmânia.

O vencedor do torneio foi o australiano de Brisbane, Cameron Smith, 24 anos, que derrotou num segundo buraco de play-off o seu compatriota Jordan Zunic, 25 anos, que havia entrado na ronda final com três pancadas de vantagem sobre Cameron Smith.

Zunic construiu esta vantagem ao consumar na terceira ronda 64 pancadas – após ter batido nas anteriores 66 e 69 pancadas – que produziu com: 7 birdies e 2 pars, nos primeiros nove buracos.

Nos back-nine, que iniciou com três pars, seguidos de quatro birdies, ‘abriu-se’ a possibilidade dum resultado histórico de 59 pancadas no European Tour, anulando o recorde de Ernie Els, no Royal Melbourne, em 2004, no Heineken Classic.

Zunic acabou a volta com um bogey e um double-bogey, consumados por passagens em bunkers do fairway, 'evaporando-se' assim a hipótese dum recorde.

Zunic terminou a terceira ronda com a vantagem de três pancadas sobre Cameron Smith, que bateu 68, 67 e 67 pancadas, 14 abaixo do par do campo, apresentando-se Jordan Zunic com menos 17 pancadas.

Jordan Zunic iniciou a ronda final com um bogey, fazendo depois três birdies e pars, terminando os front-nine com 34 pancadas.

No buraco 10, par 4, Zunic fez um bogey, efectuando depois oito pars nos restantes buracos dos back-nine, vindo a terminar os back-nine com o total de 37 pancadas e a volta com o total de 71 pancadas.

Cameron Smith começou a ‘caça’ a Zunic, apurando nos front-nine da ronda final 32 pancadas, que concretizou com um bogey no primeiro buraco, fazendo depois cinco birdies e três pars, reduzindo assim para uma pancada a distância para Zunic.

Nos back-nine Cameron Smith apurou 36 pancadas, com um bogey no 12, par 5, fazendo depois um birdie, três pars e novo birdie, fechando a volta com um bogey e com 36 pancadas – menos uma que Zunic – ficando assim os dois australianos empatados, facto que já havia ocorrido no buraco 10, par 4, quando Zunic fez bogey.

No play-off os dois concorrentes ao título, começam por fazer o par 4 do buraco 18, onde se efectou o desempate.

Na segunda e última tentativa de desempate Smith fez o par e Zunic concluiu o buraco com um bogey, em que visitou um bunker após a saída.

O 3º lugar do evento foi ocupado pelo australiano Adam Bland, 35 anos, que bateu 66, 66, 71 e 68 pancadas, 17 abaixo do par do campo.

No 4º lugar terminaram empatados os australianos Marc Leishman, 34 anos e o natural de Melbourne, David Bransdon, 44 anos, que concretizaram 14 pancadas abaixo do par do campo.

O vencedor-surpresa do ano passado, o americano de Akron, no Ohio, Harold Varner III, 27 anos, obteve este ano o 6º lugar isolado, após ter batido 71, 66, 73 e 66 pancadas, 12 abaixo do par do campo, quando no ano passado havia consumado 19 pancadas abaixo do par do campo.

O vencedor do torneio, não sendo membro do European Tour, limitou-se a receber o prémio no montante de 159.033 euros, tendo Jordan Zunic como vice-campeão e membro do circuito europeu, recebido o prémio no valor de 106.018 euros, que convertidos em pontos o colocou no 7º lugar da Corrida para o Dubai, com 127.770 pontos.

Os vencedores do torneio em anos anteriores – para além de Varner III – que participaram nesta edição do evento, foram os seguintes, que obtiveram as posições e resultados indicados: Greg Chalmers (vencedor em 2014 e 2011) – 11ºE/-9; Nathan Holman (2015) e Peter Senior (2010 e 2003) – 37ºE/-4.

Outros concorrentes que destacamos da classificação geral do torneio, obtiveram as posições e resultados a seguir referidos: Wade Ormsby – 9ºE/-10; Andrew Dodt, Jason Scrivener, Mike Weir – 15ºE/-8; Sergio Garcia  30ºE/-5; Samuel Brazel – 37ºE/-4; Richard Green – 41ºE/-3; Thomas Detry – 45ºE/-2.

Voltar

 


 

Sites


 






 



Revised: 04-12-2017 .