Federação Portuguesa de Golfe

Campeões Nacionais de Jovens consagrados no Montado

Com a participação dos dez melhores rapazes e das quatro melhores meninas do Ranking do Circuito “Drive Tour” em cada escalão, a Grande Final Nacional, que este fim-de-semana se realizou no Montado Golf Resort, definiu os novos Campeões Nacionais nos escalões de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

 

Para a classificação final do Ranking do circuito e atribuição dos títulos de Campeões foram contabilizados os três melhores resultados (convertidos em pontos) das provas de apuramento, a que se juntaram os pontos obtidos nesta Grande Final Nacional.

Nos Sub-12 Femininos, sagrou-se Campeã Nacional Maria Francisca Santos (Miramar), que terminou o Circuito com 1500 pontos, mais 52 do que Camila Pazos, também de Miramar. Para a atribuição do título foi determinante o fato de Maria Francisca Santos ter ganho a Final Nacional, com 169 pancadas (+25), enquanto Camila Pazos se quedou pela quarta posição, com 181 pancadas. Laura Santos, do Porto Santo Clube, ganhou a classificação “Medal Net” da Final.

Na competição Masculina deste escalão o título foi para Santiago Dias (Miramar), que juntou a vitória na Final Nacional, com 152 pancadas (+8), aos títulos anteriormente obtidos no Oporto GC, Santo Estêvão e Estela. O vice-campeão Nacional, Rodrigo Sousa Correia (Vilamoura) foi também o segundo classificado “Gross” na Final, com 153 pancadas. João Balixa (Miramar) recebeu o prémio “Net”.

No escalão de Sub-14 Amélia Gabin (Quinta do Lago) renovou o título de Campeã Nacional e venceu igualmente a Final Nacional, com um agregado de 147 pancadas (+3), depois de hoje ter feito uma volta espetacular, de 67 pancadas (-5). A Vice-Campeã é Maria Francisca Salgado (Vale de Janelas), que repetiu a posição de 2022 e foi também a segunda melhor na Final Nacional, onde arrecadou o prémio de “Medal Net”.

Nos Rapazes deste escalão, o novo Campeão Nacional é Guilherme Grabner Moreira (Oporto). Superiorizou-se a Francisco Reis (Orizonte) – que tinha sido Campeão Nacional de Sub-12 no ano passado – por apenas 38 pontos, dado que o lisboeta venceu a Final Nacional e o nortenho terminou no terceiro posto. Marcelo Gaspar (Santo da Serra) recebeu o troféu “Net”.

Inês Belchior (Tavira), Campeã Nacional Absoluta no ano passado, renovou o título de Campeã Nacional no escalão Sub-16, mas com uma escassa vantagem de 38 pontos sobre Rafaela Pinto (Quinta do Perú), que venceu a Final Nacional. Aline Marques (Cantanhede) foi a melhor em “Medal Net”.

Nos Sub-16 Masculinos, Afonso Rui Oliveira (CGD) ganhou a Final Nacional e dessa forma ultrapassou por 62 pontos o agora Vice-Campeão Nacional Diogo Pinto Rocha (Miramar). Tomás Afonso Araújo, igualmente de Miramar, ganhou a classificação “Medal Net” no torneio do Montado.

No escalão de Sub-18 feminino o título também foi disputado de forma muito renhida, sorrindo a Ana da Costa Rodrigues (Miramar), que se sagrou bi-Campeã com somente 38 pontos de vantagem em relação a Francisca Rocha (Oporto), que foi a vencedora da Final Nacional, com menos duas pancadas em relação à jogadora de Miramar, que recebeu o prémio da classificação “Net”.

Nos Sub-18 Masculinos o título de Campeão Nacional foi entregue a Miguel Silveira (Miramar), com António Teixeira e Costa (Aroeira) a ser o Vice-Campeão. O vencedor da Final Nacional em “Gross” foi outro atleta da Aroeira, Pedro Santos Pereira, enquanto o troféu “Net” foi entregue a Konstantin Mikirtumov (Estoril).

 

Press-Release
Site FPG
6 novembro de 2022

Voltar

 

Revised: 06-11-2023 .