Pro Golf Tour - 2º Open Tazegzout

PEDRO FIGUEIREDO REGRESSA AO TOP-10 E MANTÉM-SE Nº 1

Pedro Figueiredo fez hoje (sexta-feira) a melhor última volta do Open Tazegzout, em Agadir, e regressou ao top-10 do torneio de 30 mil euros em prémios monetários, terminando no grupo dos 7º classificados, entre 122 participantes.

O jogador do Benfica repetiu as 68 pancadas da primeira volta de quarta-feira, 4 abaixo do Par do muito elogiado traçado do Tazegzout Golf, para totalizar 212 (-4), empatado com mais quatro jogadores no 7º lugar.

Não fossem aqueles segundos nove buracos de ontem, jogados em 5 acima do Par, para uma segunda volta de 76 (+4), e o português de 25 anos teria lutado pelo título, uma vez que ficou a 6 pancadas do campeão, o alemão Nicolai von Dellingshausen, que liderou desde a primeira volta e fechou com um agregado de 206 (64+73+69), -10, para um prémio de cinco mil euros. Foi o primeiro título da curta carreira profissional do jogador de Dusseldorf.

«Foi um torneio consistente. Foi pena a parte final de ontem, na segunda volta. Tirando esses buracos, senti que joguei de forma consistente, acertando muitos fairways e greens», disse Pedro Figueiredo ao Gabinete de Imprensa da FPG. O seu cartão de hoje, de 68 (-4), só foi igualado por mais três jogadores.

Estranhos, realmente, aqueles nove buracos finais de ontem, mas o profissional do Quinta do Peru Golf & Country Club sabe bem o que aconteceu: «Nesses nove buracos estava a falhar a bola à direita. Fiz 3 bogeys com um ferro-9 ao green, o que não é costume em mim, e depois, no 18, a ir para o green à segunda, acabei por falhar o shot e fiz duplo».

Pedro Figueiredo embolsou um prémio de 878 euros que, convertidos em pontos, permitiram-lhe manter o posto de nº1 da Ordem de Mérito do Pro Golf Tour, uma das terceiras divisões do golfe profissional europeu.

Em contrapartida, o nº3 nacional não conseguiu o tão desejado convite para o Troféu Hassan II. O Pro Golf Tour tinha anunciado que no final dos seis torneios marroquinos o jogador que mais pontos tivesse somado nessa série iria receber um “wild card” para o torneio do European Tour, de 2,5 milhões de euros em prémios monetários, que se disputa em Rabat, em abril, um mês antes do Open de Portugal @ Morgado Golf Resort.

Antes de arrancar a segunda edição do Open Tazegzout, o jogador português da Navigator estava no 3º lugar desse “ranking marroquino”, atrás do suíço Marco Iten e do holandês Robbie van West.

No final da primeira volta, as 68 pancadas de Pedro Figueiredo tinham-no colocado na liderança da corrida para esse convite. No final da segunda volta Marco Iten falhou o cut e ficou de fora da contenda, mas van West estava empatado com “Figgy” em 24º, pelo que o holandês levava vantagem na luta pelo convite. Já hoje, foi o português a terminar na frente de van West.

Simplesmente, surgiu entretanto outro candidato, o holandês Dylan Boshart, o vencedor do Open Océan na semana anterior, também em Agadir. O holandês acabou por sagrar-se hoje vice-campeão do Open Tazegzout, com 208 (68+71+69), -8, e isso foi suficiente para ultrapassar “Figgy” e apoderar-se do tal passaporte para o troféu Hassan II.

Encerrou, assim, esta série de eventos do Pro Golf Tour disputados no Egito e em Marrocos. O circuito germânico tem agora uma paragem de um mês e só irá regressar depois do Open de Portugal @ Morgado Golf Resort.

O próximo torneio do Pro Golf Tour é o Haugschlag NÖ Open, de 26 a 28 de abril, na Áustria, de 30 mil euros em prémios monetários.

Em três meses de competição no Pro Golf Tour, Pedro Figueiredo recuperou a confiança e o seu bom golfe. Já vinha de dois bons meses no Algarve Pro Golf Tour, onde conquistou dois títulos, e embora não tenha erguido o troféu em nenhum torneio do circuito alemão, foi 2º classificado em três ocasiões e ainda carimbou mais três top-10, em oito torneios disputados.

“Figgy” foi o mais regular e é por isso que é o nº1 do ranking, com mais de mil pontos do que o 1º, Marco Iten.

No final da época, o top-5 desta Ordem de Mérito ascende ao Challenge Tour, a segunda divisão europeia.

Press-Release
Gabinete de Imprensa da FPG
31 de Março 2017

Voltar

 

Revised: 03-04-2017 .