Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Circuito Americano de Homens -  FURYK BRILHA NO US OPEN

 

US Open Championship

Data: 12 a 15 de Junho de 2003
Campo : Olympia Fields Country Club
Par's : 70
Local : Olympia Fields, Illinois, EUA

Resultados

Jim Furyk Jim Furyk conquistou o 103º US Open - o primeiro Major da sua carreira - ao concluir a última volta com 72 pancadas o que lhe deu um total de 8 pancadas abaixo do par do campo.

Furyk concluiu o último buraco do evento com três putts para bogey o que não lhe permitiu atingir o mais baixo resultado conseguido nos 72 buracos, ficando-se pelas 272 pancadas, também obtidas por Jack Nicklaus (1980), Lee Janzen (1993) e Tiger Woods (2000).

Stephen Leaney O grande adversário de Furyk foi o australiano Stephen Leaney, 34 anos, que partiu para a volta final com mais três pancadas que o americano diferença que manteve concluindo a sua prestação com 5 pancadas abaixo do par do campo.

Leaney conta já com três vitórias no European Tour e com mais quatro no Australasian Tour, tendo-se sagrado vice-campeão, este ano, no Johnnie Walker Classic, torneio que foi ganho por Ernie Els.

Jim Furyk é o actual nº 10 do ranking mundial não tendo até á data conquistado qualquer Major, facto que agora ultrapassou, após ter acabado por doze vezes nos Top10 dos últimos vinte e nove Majors, tendo mesmo averbado um 4º lugar no Masters.

Furyk contava já com sete vitórias no PGA Tour, a última das quais obtida em Maio de 2002 no Memorial Tournament com 14 pancadas abaixo do par do campo.

Nos quinze torneios disputados esta época, Furyk conseguiu 11 Top-10 entre os quais figuram um primeiro lugar (US Open) e um segundo lugar (Ford Championship at Doral) tendo apenas falhado um cut (Wachovia Championship).Mike Weir

O americano Kenny Perry e o canadiano Mike Weir partilharam o terceiro lugar, tendo sido com os dois primeiros jogadores os únicos a concluírem o evento com resultados abaixo do par do campo.Ernie Els

Ernie Els, Fredrik Jacobson e Justin Rose, membros do European Tour, partilharam o 5º lugar do evento, tendo jogado para o par do campo, grupo em que se encontram também o veterano Nick Price e David Toms.Fredrik Jacobson

O sueco Jacobson, que venceu este ano o The Omega Hong-Kong e o Algarve Open de Portugal, disputou o seu primeiro Major – após ter efectuado a pré-qualificação – e averbou os bons scores de 69, 67, 73 e 71 pancadas.Justin Rose

Justin Rose com 69 pancadas na volta final fez jus dum jogo muito regular traduzido nos resultados de 70, 71 e 70 pancadas nas voltas iniciais.

Padraig Harrington No 10º lugar do evento surgiram cinco jogadores entre os quais figurava Padraig Harrington que cumpriu a volta final com 68 pancadas tendo, como os restantes jogadores, concluído as suas prestações com 1 pancada acima do par do campo.

Tiger Woods A grande decepção do torneio foi Tiger Woods, que defendia o título, e que este ano tem jogado pouco após a intervenção cirúrgica a que se sujeitou em Dezembro último.

Desde a vitória no US Open, Woods registou: um 28º lugar, empatado, no British Open; um 2º lugar no PGA Championship; um 15º, empatado, no Masters; e, agora, um 20º lugar, empatado, com 3 pancadas acima do par do campo.

O principal problema de Tiger no Olympia Fields surgiu nos greens, onde fez uma média de 31,1 putts por volta, situando-se ao nível dos 64 últimos jogadores entre os 68 jogadores que passaram o cut.

Tiger como profissional produziu na terceira volta o seu pior resultado no US Open, tendo concretizado o seu segundo mais elevado score de sempre, se considerarmos uma ronda em que apurou 77 pancadas, efectuada em 1996, no Oakland Hills, quando ainda era amador.

Entre os jogadores que se classificaram no evento assinalam-se os membros do European Tour seguintes: Eduardo Romero (15ºE); Peter Lonard (20ºE); Angel Cabrera (35ºE); Sergio Garcia (35ºE); Darren Clarke (42ºE); Retief Goosen (42ºE); Bernhard Langer (42ºE); Colin Montgomerie (42ºE); Niclas Fasth (48ºE); Brian Davis (61ºE); e, Alex Cejka (61ºE).

Não passaram o cut, entre outros jogadores: Robert Allenby; Rich Beem; Bob Estes; Thomas Björn; R. Bradley; Michel Campbell; Rocco Mediate; Paul Casey; C.J.Choi; Tim Clarke; Jay Haas; David Duval; Nick Faldo; Steve Flesh; Tom Kite; Scott Hoch; Trevor Immelman; Jerry Don Pooley; Jerry Kelly; Paul Lawrie; Davis Love III; S. Maruyama; Scott McCarron; José Maria Olazabal; Jesper Parnevik; Rory Sabbatini; Adam Scott; Jeff Sluman; e, Chris Perry.

Voltar


 

Revised: 20-06-2003 .