Circuito Americano de Senhoras - GUSTAFSON OBTÉM TRIUNFO CONTROVERSO NO TEXAS

 

Samsung World Championship

Data: 9 a 12 de Outubro de 2003
Campo : TPC at the Woodlands
Par : 72
Local : The Woodlands, Texas, EUA

Resultados

Sophie Gustafson A sueca Sophie Gustafson conquistou o torneio no meio de grande controvérsia provocada pela aplicação dum par de regras nos últimos nove buracos da volta final, na qual apurou 64 pancadas, o que lhe permitiu concluir o evento com 14 pancadas abaixo do par do campo. 

Gustafson consumou a sua quarta vitória no LPGA Tour a primeira após ter ganho, em 2001, o Subaru Memorial of Naples. 

A controvérsia sobre o resultado de Gustafson instalou-se por duas vezes, uma sobre ter ou não feito mover a bola quando se preparava “patar” no buraco 14 e outra no buraco 15 quando marcou a bola fora do green, tendo em ambos os casos sido isenta de penalidades pela arbitragem. 

Gustafson recebeu como prémio um cheque no valor de 200 mil dólares (cerca de 171 mil euros). Beth Daniel

No torneio participaram 20 das melhores jogadoras do LPGA especialmente convidadas para o evento, tendo ficado atrás da vencedora, com mais duas pancadas, Beth Daniel e Raquel Teske que concretizaram, portanto, 12 pancadas abaixo do par do campo. 

Annika Sörenstam Annika Sörenstam, que defendia o título, foi a 4º classificada, com 11 pancadas abaixo do par do campo. 

Sörenstam possui no seu palmarés 47 vitórias no Tour, das quais seis são Majors, sendo ainda a única mulher que conseguiu um Grand Slam de carreira. 

Sörenstam será eleita, em 20 de Outubro, membro do “Hall of Fame” (Galeria dos Famosos), no World Golf Village, em St. Augustine, na Flórida, conjuntamente com Nick Price e outras Personagens. 

Os critérios do LPGA para entrar no “Hall of Fame” obriga a totalizar 27 pontos, em que uma vitória conta como um ponto (um Major vale dois pontos), bem como, a nomeação de “Jogador do Ano” e a conquista do Vare Trophy que é atribuida anualmente ao mais baixo resultado médio conseguido por um jogador em todos os torneios duma época. 

Sörenstam já havia atingido a pontuação exigida há três anos, tendo agora 63 pontos, faltando-lhe apenas concretizar 10 anos no Tour para ser elegível, o que só aconteceu agora precisamente no dia seguinte ao que festejou o seu 33º aniversário. Juli Inkster

Além de Sörenstam que venceu três vezes este torneio (1995, 1996 e 2002) outras duas jogadoras conquistaram por três vezes este evento: Beth Daniel (1980, 1981 e 1994) e Juli Inkster (1997, 1998 e 2000), tendo esta última concluído agora a sua participação no torneio no 6º lugar, com 8 pancadas abaixo do par do campo. 

Outras vencedoras do torneio, Se Ri Pak (1999), Meg Mallon (1991) e Rosie Jones (1988) obtiveram, respectivamente, os 5º, 9º e 14º lugares na classificação do torneio.

Voltar


 

Revised: 16-10-2003 .