Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - IMMELMAN VENCE EM PLAYOFF

 

South Africa Airways Open

Data: 9 a 12 de Janeiro 2003
Campo : Erinvale GC
Par : 72
Local : Cidade do Cabo, África do Sul

Resultados

Trevor Immelman O sul-africano Trevor Immelman, 23 anos, derrotou num primeiro buraco extra, com um birdie, o seu compatriota Tim Clark, 27 anos, que defendia o título, tendo ambos terminado as voltas regulamentares com 14 pancadas abaixo do par do campo.

Tim Clarke Nas duas primeiras voltas Trevor Immelman obteve os resultados de 70 e 71 pancadas, enquanto Tim Clark conseguia dois resultados de 67 pancadas, isto é, uma margem de sete pancadas sobre Immelman, que, numa terceira volta soberba, "arrancou" sete birdies reduzindo a diferença que o separava de Tim para duas pancadas, tendo este terminado a volta com 71 pancadas após ter produzido um infeliz quadruplo bogey, num par 5 .

A igualdade de scores veio a estabelecer-se na última volta com Trevor a concretizar um birdie no último buraco para 67 pancadas e Tim Clark a não conseguir melhor que 69 pancadas.

 Deste modo Tim Clark viu fugir-lhe a hipótese de ser o primeiro jogador a repetir uma vitória no evento, desde que, Gary Player, em 1977, conseguiu tal feito.Gary Player

 O South African Open, teve a sua primeira edição em 1893, tendo a lenda viva do golfe, Gary Player, conquistado 13 títulos neste evento.Padraig Harrington

 O prémio para o vencedor era de 121.669,50 euros o que permitiu a Immelman membro do Erinvale Golf Club - ascender ao segundo lugar da ordem de mérito cujo líder é o irlandês Padraig Harrington que não participou no torneio.

 Trevor Immelman encontra-se em grande forma tendo já esta época obtido um 3º lugar, empatado, no BMW Asian Open.

 O jovem Immelman, que ingressou no Tour em 2001, terminou a época passada em grande evidência, após ter obtido, nos 30 eventos em que participou, 7 Top 10 - dos quais três foram segundos lugares - o que lhe permitiu classificar-se na 14ª posição da ordem de mérito.

 O torneio foi dominado pelos jogadores sul-africanos que conquistaram os sete primeiros lugares da classificação surgindo os primeiros europeus - Gary Murphy (irlandês); Brian Davis (inglês); Justin Rose (inglês); Stephen Dodd (galês); Rolf Muntz (holandês); e, Andrew Coltart (escocês) - no oitavo lugar, com 10 pancadas abaixo do par do campo.

Ernie Els Os dois mais célebres jogadores da África do Sul da actualidade, Ernie Els e Retief Goosen não participaram no torneio, tendo trocado este evento pelo torneio de abertura do calendário do PGA Tour Americano - o Mercedes Championship - que Els veio a vencer com um resultado retumbante.Justin Rose

Justin Rose que teve um "arranque" fulgurante no ano passado, com quatro vitórias ao nível mundial - ocupando o 39º lugar da ordem de mérito mundial - era à partida o vencedor favorito do evento, o que não veio a acontecer por, após ter apurado 72, 69, 66 nas voltas iniciais, que o colocaram a par de Immelman, vir a produzir na volta final 71 pancadas com um triplo bogey, num par 4.Paul Lawrie

O irlandês Paul Lawrie, outro nome sonante do evento, não conseguiu melhor que o 42º lugar, com 2 pancadas abaixo do par do campo, após ter obtido os muito irregulares resultados parciais de 68, 69,  77 e 72 pancadas.

Lee Westwood Lee Westwood, que atravessa uma crise profunda, não conseguindo há dois anos qualquer vitória após, em 2000, ter conquistado a ordem de mérito europeia e ter sido o nº 4 do ranking mundial.

Neste evento Westwood apurou, mais uma vez, resultados decepcionantes - 75 e 77 pancadas nas duas primeiras voltas o que determinou a sua eliminação do torneio.

Durante estes dois últimos anos Lee Westwood teve um período em que a sua forma parecia ter vindo de novo ao de cima, o que lhe permitiu integrar a equipa europeia da Ryder Cup em 2002, vencedora em The Belfry, em Inglaterra.

Este período de algum fulgor desvaneceu-se ao fim de pouco tempo, tendo concluído a época de 2002 na 75ª posição da ordem de mérito.

Westwood face a esta situação, que vem pondo em causa os seus pergaminhos, decidiu - após ter jogado este evento, e no próximo, o Dunhill Championship, que se disputa em Joanesburgo, interromper a sua participação em todos os próximos torneios até Março, começando, em fins deste mês, em Orlando, na Florida, um período de treino e formação com o "guru" Leadbetter.

Entre os jogadores que não passaram o cut avultam os nomes de: Malcolm Mackenzie; Dean Robertson; Stephen Gallacher; Paul Eales; Andrew Oldcorn; Darren Fichardt; Wayne Westner; Anthony Wall; e, Mark Roe.

Voltar


 

Revised: 05-03-2003 .