Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - SURPRESA NO DUBAI

 

Dubai Desert Classic

Data: 6 a 9 de Março de 2003
Campo : Emirates Golf Course
Par : 72
Local : Dubai; Emiratos Arabes Unidos

Resultados

Robert-Jan Derksen O holandês Robert-Jan Derksen bateu 65 pancadas na última volta sagrando-se campeão com uma pancada de vantagem sobre  Ernie Els - que defendia o título, e que já o havia conquistado em 1994 - apurando um total de 17 pancadas abaixo do par do campo.

Derksen obteve o seu primeiro cartão de acesso ao Tour na Escola de Qualificação, à segunda tentativa, em 1997, tendo depois obtido sucessivos cartões nas Escolas de Qualificação acabando por ingressar no Tour em 2002 quando concluiu, no 4º lugar, o Challenge Tour desse ano, tendo acabado a época na 149º posição da ordem de mérito, após ter disputado 31 torneios em que não passou 17 cuts.

O holandês havia já disputado esta época dois eventos em que apurou nos mesmos os 65º e 95º lugares, empatados, resultados que nada fariam supor viesse a obter uma vitória que veio a conquistar com as marcas de 67, 72, 67 e 65 pancadas.

Derksen iniciou a volta final com mais três pancadas que os lideres da 3ª volta - Ernie Els, Alastair Forsyth e David Lynn - acabando por obter a vitória com cinco birdies e um eagle, tornando-se assim o quinto jogador a obter, este ano, a sua primeira vitória.

O prémio para o vencedor era de 291.994 euros, valor que guindou Derksen ao 6º lugar da ordem de mérito e lhe deu o direito a uma presença por mais dois anos no Tour.

Ernie Els Els, o Big Easy, que liderou o torneio desde a primeira volta com as marcas de 66, 68, 69 e 69 pancadas, viu a sua sorte mudar ao apurar um duplo bogey no buraco 12, quando Derksen fazia um eagle no buraco 13, o que o colocou com duas pancadas de vantagem sobre o vencedor do British Open de 2002, que nesta época já conquistou cinco torneios dos sete que disputou ao nível internacional.

Els manteve a liderança folgada da ordem de mérito europeia onde figuram nas posições seguintes os australianos, Peter Lonard e Adam Scott.Ian Woosman

O escocês Alastair Forsyth e o inglês David Lynn concluiram a ronda final com 71 pancadas, sendo relegados para o 3º lugar que vieram a partilhar, com 14 pancadas abaixo do par do campo, com o galês Ian Woosnam.

Os consagrados Thomas Björn (6ºE); Phillip Price (9ºE); Darren Clarke (11ºE); Paul Lawrie (20º E); Miguel Jimenez (38ºE); Lee Westwood (38ºE); Padraig Harrington (47ºE); Paul McGinnley (47ºE), obtiveram as classificações indicadas entre parêntises.Thomas Björn

Os vencedores de 1997 e 2001, respectivamente, o australiano Richard Green e o dinamarquês Thomas Björn concluiram o evento no 52º e no 6º lugar, empatados.

O inglês David Howell que venceu o evento em 2000 não passou o cut.

Também não passaram o cut, entre outros jogadores: Mark Farry; Jean-François Remesy; Malcom MacKenzie; Anthony Wall; Arjun Atwal; Constantino Rocca; Andrew Coltart; Sam Torrance; Andrew Oldcorn; e, Gregory Harvet.

Voltar


 

Revised: 13-03-2003 .