Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - PRICE OBTÉM VITÓRIA DIFÍCIL NA IRLANDA

 

Smurfit European Open

Data: 3 a 6 de Julho de 2003
Campo : The K Club
Par : 72
Local : Dublin, Irlanda

Resultados

Phillip Price Com uma pancada de vantagem sobre os seus mais directos competidores, conseguida com um birdie-putt no último buraco do evento, Phillip Price, 36 anos, terminou a volta com 70 pancadas, apurando no total 272 pancadas, 16 pancadas abaixo do par do campo que irá ser palco, em 2006, da 36ª Ryder Cup.

Price, que dominou o evento do principio ao fim e que ‘arrancou’ para a volta final com três pancadas de vantagem, viu a sua vitória no evento em risco ao produzir um bogey no buraco 14, reduzindo a vantagem sobre McNulty e Forsyth a apenas uma pancada, acabando por anular totalmente tal vantagem ao efectuar três putts no buraco 17.

Mark McNulty Graças ao excelente birdie-putt conseguido no buraco 18, Price evitou o play-off não dando assim a hipótese ao zimbabuano Mark McNulty, 49 anos, de se tornar o mais idoso vencedor da história do circuito europeu nem ao escocês Alastair Forsyth, de vir a obter um triunfo, após se ter sagrado vice-campeão no The Diageo Championship que se disputou, há duas semanas, em Gleneagles.

O galês Phillip Price tem para sempre o seu nome ligado à Ryder Cup pela vitória conseguida, em Setembro do ano passado, em The De Vere Belfry, sobre Phil Mickelson (3&2) o que permitiu à equipa europeia conquistar este grande trofeu.Bradley Dredge

Price consumou a sua terceira vitória no Tour, a segunda obtida este ano por um galês, tendo a primeira sido conquistada por Bradley Dredge no Open da Madeira.Ian Woosnam

A última vez em que dois galeses venceram no Tour, numa mesma época, foi em 1994, ano em que Price triunfou no Open de Portugal e Ian Woosnam no British Masters.

Price que em 1998 já tinha conseguido um 2º lugar neste evento obteve agora como prémio 481.245 euros, o que lhe permitiu, ao ‘encaixar’ tal verba, ascender ao 6º lugar da ordem de mérito com ganhos totais de 695.660 euros.Gary Evans

Em 4º lugar no evento classificou-se o inglês Gary Evans, tendo o lugar seguinte sido partilhado por Darren Clarke e Eduardo Romero que totalizaram mais uma pancada que Evans, terminando as suas prestações com 12 pancadas abaixo do par do campo.

Darren Clarke Á partida para a volta final encontravam-se, na 2ª posição do evento, além dos vice-campeões Forsyth e McNulty, Clarke, o sueco Sandelin e o argentino Angel Cabrera, que com as más marcas, respectivas, de 71, 73 e 74 pancadas na ronda final, se viram afastados dos lugares cimeiros, tendo mesmo os dois últimos concluído o torneio nos 7º e 9º lugares da classificação.

Retief Goosen O sul-africano Retief Goosen – que este ano apenas jogou nove torneios no Tour europeu por desenvolver a sua actividade principal nos EUA – fez uma primeira volta soberba, onde concretizou 66 pancadas co-liderando o evento com Price, o que foi ‘sol de pouca dura’, porque em seguida bateu 74 pancadas, tendo concluído as últimas voltas com 68 e 77 pancadas o que o conduziu ao 27º lugar, empatado, no evento.

Lee Westwwod O inglês Lee Westwood finalmente deu um ‘ar da sua graça’ ao obter no evento o 9º lugar, empatado, a sua melhor classificação no Tour desde que em 2001 venceu o Volvo Scandinavian Masters, ou seja, após ter disputado, desde então, 36 torneios.

Lee Westwood teve a sua época áurea em 2000, em que venceu no Tour por seis vezes tendo igualado os feitos de Seve Ballesteros, Nick Faldo e Colin Montgomerie, tendo destronado este da liderança da ordem de mérito onde se mantinha há sete anos.

Michael Campbell O neo-zelandês Michael Campbell, que defendia o título, confirmando a má forma que vem atravesssando obteve o 71º lugar, empatado, com as decepcionantes marcas de 70, 75, 70 e 77 pancadas, ou seja, com 4 pancadas acima do par do campo.

Padraig Harrington O vice-campeão do ano passado, o irlandês Padraig Harrington – que no circuito nunca venceu na sua terra natal – e que era um dos favoritos, também não foi feliz no torneio, terminando a sua prestação na 61ª posição, empatado, com 3 pancadas acima do par do campo.

Dos anteriores vencedores que participaram na competição apenas se classificaram, além de Campebll (2002), Clarke (2001) e Westwood (2000 e 1999): Mathias Grönberg (1998); Bernhard Langer (1995 e 1985); David Gilford (1994); e, Sandy Lyle (1979).Per-Ulrik Johansson

O sueco Per-Ulrik Johansson que em 1996 e 1997 conquistou este evento, sendo com Westwood e Langer os únicos jogadores que venceram este torneio duas vezes não participou este ano na competição, tendo disputado nos EUA o Western Open, não tendo porém passado o cut.

Não passaram o cut, entre outros notáveis: Gordon Brand Jr, vencedor do evento em 1994 e 1993; Trevor Immelman; Justin Rose; Philip Golding; Robert-Jon Derksen; Paul Lawrie; Peter Lawrie; Peter O’Malley; Jean-François Remesy; Cristian Cèvaër; Paul Broadhurst; e, Nick Dougherty.

Voltar


 

Revised: 09-07-2003 .