Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - LEE WESTWOOD QUEBRA JEJUM DE 3 ANOS

 

BMW International Cup

Data: 28 a 31 de Agosto de 2003
Campo : Golfclub München Nord-Eichenried
Par : 72
Local : Munique, Alemanha

Resultados

O inglês Lee Westood voltou finalmente ao circulo dos vencedores, três anos após ter averbado a sua última vitória no Tour, no Belgacom Open, em Setembro de 2000, sagrando-se agora campeão com 19 pancadas abaixo do par do campo.

Alex Cejka Lee Westwood, com 66 pancadas na última volta – após ter concretizado 6 birdies nos últimos oito buracos – terminou o evento com três pancadas de vantagem sobre Alex Cejka – membro principal do circuito americano – que subiu a esta posição após ter produzido 67 pancadas na última ronda o que não chegou para se tornar o primeiro alemão a vencer este evento.

Westwood apurou os resultados parciais de 65, 66, 70 e 66 pancadas, marcas que lhe permitiram receber um cheque no montante de 300 mil euros e subir ao 29º lugar da ordem de mérito.

O valor do prémio recebido por Lee neste torneio foi ligeiramente inferior – menos 8.334 euros – à totalidade dos seus ganhos em 2002, época em que se classificou no 75º lugar da ordem de mérito, posição idêntica à que havia alcançado em 1995, um ano após ter ingressado no circuito europeu.

Andrew Coltart O declínio de Westwood acentuou-se a partir do nascimento do seu primeiro filho em 2001, nascido do casamento com a irmã do escocês Andrew Coltart, que após este torneio ocupa, na ordem de mérito, o lugar imediatamente anterior ao do seu cunhado, graças a um hole-in-one que obteve no buraco 2 da segunda volta em que produziu 65 pancadas.

Westwood, que se encontra ligado ao grupo Pinheiros Altos (Algarve), obteve em 2000 seis vitórias, tendo então desalojado da liderança da ordem de mérito, Colin Montgomerie que já havia vencido este ranking sete vezes consecutivas.

Lee Westwood, então com 27 anos de idade, foi o quarto jogador do Tour a conquistar seis vitórias numa época, feito só igualado por Montgomerie (1999); Nick Faldo (1992); e, Seve Ballesteros (1986).Colin Montgomerie

A última e sétima vitória obtida por Westwood, em 2000, foi no Cisco World Match Play Championship em que derrotou Colin Montgomerie, no Wentworth Club.

Westwood que de nº 4 chegou à 215ª posição do ranking mundial regressou ao bom caminho graças à sua força de vontade e ao trabalho que vem desenvolvendo com o treinador David Leadbetter.

Robert Karlsson O sueco Robert Karlsson, que venceu o torneio em 1997, iniciou a última volta com duas pancadas de vantagem sobre o field vindo a acabar a sua prestação com 74 pancadas o que o remeteu para o 8º lugar, empatado, na classificação do evento.

Outra figura do evento foi o jovem alemão, Marcel Siem, recém chegado ao Tour, que foi muito acarinhado pelo público local que o ajudou a atingir o 8º lugar que partilhou com Karlsson e Bickerton, o vice-campeão do evento do ano passado.

Raphael Jaquelin O francês Raphael Jacquelin, que igualou o recorde do torneio na primeira volta ao bater 62 pancadas, acabou por conseguir o 3º lugar do torneio que veio também a ser ocupado pelo sueco Peter Hedblom, os ingleses Garry Evans e Paul Casey e o escocês Andrew Coltart.

Jacquelin viajou de Paris para Munique no seu BMW28 que havia ganho, há dois anos, quando concretizou um hole-in-one na segunda volta do torneio.

Thomas Björn O dinamarquês Thomas Björn, que defendia o título e que já havia vencido o torneio em 2000, concluiu o evento na 17ª posição, empatado, com mais cinco jogadores num grupo onde se encontrava o líder da ordem de mérito, o sul-africano Ernie Els.

Os vencedores de 1993 e 1998, respectivamente, o australiano Peter Fowler e o inglês Russel Claydon, classificaram-se nas 30º e 62ª posições, empatados.Bernhard langer

O capitão da 35ª Ryder Cup que se disputará em meados de Setembro de 2004, Bernhard Langer, que foi vice-campeão deste evento em 2000 e 2002, não conseguiu ainda, desta feita, uma vitória, tendo concluído a sua prestação na 23ª posição, empatado.

Os vencedores em anos anteriores: o americano, John Daly (2001); o francês Mark Farry (1996); e, o zimbabuano, Mark McNulty (1994), não passaram o cut.

Não passaram também o cut, entre outros jogadores: Ian Poulter; Alastair Forsyth; Phillip Golding; Bradley Dredge; Paul Lawrie; Peter Lawrie; Nick Dougherty; arjun Atwal; Jarrold Moseley; e, os consagrados José Maria Olazabal; Nick Faldo; Constantino Rocca; e, Seve Ballesteros.

Voltar


 

Revised: 08-09-2003 .