Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - ELS OBTÉM 6ª VITÓRIA NA ÉPOCA

 

Omega Euroean Masters

Data: 4 a 7 de Setembro de 2003
Campo : Crans-sur-Sierre Golf Club
Par : 71
Local : Crans-sur-Sierre, Suiça

Resultados

Ernie Els O sul-africano Ernie Els, o “Big Easy”, obteve a sua quarta vitória da época, após ter partido para a volta final com mais duas pancadas que o líder, o argentino Eduardo Romero, vindo a terminar a sua prestação com 65 pancadas obtendo, assim, 6 pancadas de vantagem sobre o segundo classificado, o neozelandês Michael Campbell, que, com 66 pancadas, ultrapassou Romero que terminou a ronda final com 74 pancadas.

Els, com 17 pancadas abaixo do par do campo, recebeu como prémio um cheque de 266.660 euros, o que consolidou a sua liderança na ordem de mérito e aumentou a margem de ganhos sobre o segundo classificado, Darren Clarke, que não participou neste evento.

O “Big Easy” apesar da sua substancial margem de liderança na ordem de mérito europeia pensa participar ainda esta época em mais dois eventos que contam para este ranking – o Dunhill Links Championship e o WGC – American Express Championship.

Desde o início de 2002 Els jogou em 30 torneios no Circuito Europeu tendo ganho sete e obtido 16 Top-10 o que lhe permitiu embolsar a bonita soma de 4.679.183 euros.

O nº 2 mundial venceu no início do ano, no Havai, o Mercedes Championship e o Sony Open – torneios do US PGA Tour – tendo conquistado depois, no Circuito Europeu, o Heineken Classic e o Johnnie Walker Classic que se disputaram na Austrália, sagrando-se, em Julho bi-campeão do Barclays Scottish Open, título obtido no Loch Lomond.

Com a vitória agora obtida Els entrou para o grupo de jogadores de que fazem parte, Ballasteros, Nick Faldo, Bernhard Langer, Colin Montgomerie, Lee Westwood e Ian Woosnam, que venceram mais de quatro vezes no Circuito Europeu numa mesma época.Eduardo Romero

O argentino Eduardo Romero, que venceu o torneio em 1994 e 2000, não conseguiu concretizar na última volta um único birdie devido ao seu mau jogo com o putter, acabando por ceder o seu eventual 2º lugar a Michael Campbell que subiu do 11º lugar, posição em que se encontrava no início da última ronda.Michael Campbell

Campbell, que se sagrou vice-campeão com 11 pancadas abaixo do par do campo, obteve este ano, até à data, uma única vitória, no Nissan Irish Open, encontrando-se agora na 22ª posição da ordem de mérito.

Romero, que perdeu assim a hipótese de se tornar o mais idoso vencedor dum torneio no Tour Europeu, pois conta já com 49 anos e 52 dias de idade, batendo assim o recorde conquistado pelo irlandês Des Smyth – actual membro do Circuito Senior – que com 48 anos e 34 dias venceu, em 2001, o Madeira Island Open.

Robert Karlsson O sueco Robert Karlsson que defendia o título e que liderava o evento no início da terceira volta acabou por ceder esta posição a Romero e Els ao concretizar 71 pancadas nesta ronda a que se somaram mais 72 pancadas na última volta vindo a terminar o evento na 4º posição, empatado com o italiano Emanuele Canonica e o inglês Andrew Coltart.

O campo em que se disputou o torneio - o Crans-sur-Sierre – que data de 1939, foi redesenhado, em 1999, por Seve Ballesteros, que nele averbou vitórias em 1977, 1978 e 1989, tendo este ano desistido no fim da primeira volta no que foi acompanhado pelo zimbabuano Mark McNulty, que faz 50 anos em Outubro, tendo sido o jogador mais idoso que participou no torneio.

Os vencedores do evento em anos anteriores: Colin Montgomerie (1996); Ronan Raffery (1990); Mathias Grönberg(1995); Barry Lane (1993); Jamie Spencer (1992); e, Ricardo Gonzalez (2001), classificaram-se, respectivamente, nos lugares seguintes: 26º,E; 34º,E; 39º,E; 47º,E; 47º,E; e, 54º,E.

Os outros anteriores vencedores que participaram no torneio, não tendo passado o cut, foram: Constantino Rocca (1997); Sven Strüver (1998); e, Cris Moodie (1988), que .

Também não passaram o cut, entre outros jogadores: Ignacio Garrido; Phillip Golding; Peter Fowler; Peter Lawrie; David Gilford; Mark Roe; Greg Owen; e, Sandy Lyle. 

A contagem para a 35º Ryder Cup, que se disputará no Oakland Hills Country Club, nos EUA, começa esta semana com um novo processo de apuramento automático que se descreve aqui.

Voltar


 

Revised: 15-09-2003 .