Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - JACOBSON VENCE EM VALDERRAMA

 

16º Volvo masters Andalucia

Data: 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2003
Campo : Valderrama
Pars : 71
Local : Sotogrande, Espanha

Resultados

Fredrik Jacobson No mítico campo de Valderrama – propriedade do sobrinho do famoso Atenor Patiño, o rei do estanho, que viveu no nosso país, perto de Sintra – o sueco Fredrik Jacobson derrotou, num quarto buraco extra, o espanhol Carlos Rodiles, natural de Malaga, após ambos terem concluído as quatro voltas convencionadas com 12 pancadas abaixo do par do campo. 

O Volvo Masters disputou-se pela primeira vez em 1980 – ano em que triunfou Nick Faldo – tendo Valderrama, desde então, sido o palco de todos os eventos até 1997 ano em que recebeu a 32ª edição da Ryder Cup em que a equipa europeia, capitaneada por Seve Ballesteros saiu vencedora. 

De 1997 a 2001, o Volvo Masters disputou-se em Montecastillo Hotel & Golf Resort, em Jerez, na Andaluzia, Espanha. 

No torneio participaram 22 vencedores de torneios do calendário do circuito de 2003, tendo este ano, pela primeira vez, sido apenas admitidos no evento os 60 primeiros jogadores da ordem de mérito. 

Jacobson liderou o evento do princípio ao fim – único jogador na história deste torneio a conseguir tal efeito – o qual foi interrompido no segundo dia (6ª feira) devido ao campo – conhecido pela sua excelente drenagem – ter sido inundado por uma chuvada intensa que se abateu sobre a Península e que foi acompanhada por ventos fortes que destruíram várias árvores do percurso e o placard dos resultados. 

As segunda e terceira voltas disputaram-se no sábado, tendo esta última sido suspensa por falta de visibilidade no preciso momento em que Carlos Rodiles concluía o buraco 12, com 4 pancadas a abaixo do par, encontrando-se, então, com 11 pancadas abaixo do par no total e com duas pancadas de avanço sobre Jacobson. 

Carlos Rodiles Rodiles e Jacobson terminaram a terceira volta no domingo, empatados, com 7 pancadas abaixo do par do campo, após terem apurado, respectivamente, 69 e 71 pancadas. 

Na quarta ronda ambos os competidores produziram 70 pancadas o que os obrigou a disputarem o play-off, que se iniciou no buraco 18, par 4, 415 metros, e que acabou por ser palco de três tentativas de desempate. 

O desempate só veio a consumar-se na quarta tentativa e no buraco 18 quando Rodiles bateu o drive colocando a bola junto às árvores da direita da orla do percurso vindo a seguir a bate-la de tal forma que a bola tocou numa árvore e veio parar no fairway o que lhe permitiu coloca-la, com uma terceira pancada, a 9 metros da ‘caneca’, não conseguindo depois concretizar o putt, fazendo portanto um bogey

Jacobson, saiu no buraco final bem para o meio do fairway batendo de seguida a bola para o green onde a colocou a 2 metros do buraco, falhando depois o put,t vindo a concluir o buraco com um parMontgomerie e Langer partilharam a vitória em 2002

Este duelo entre Jacobson e Rodiles fez lembrar o play-off  do ano passado que teve, então, como actores Colin Montgomerie e Bernhard Langer que após o segundo buraco extra, não tendo conseguido derimir a contenda, decidiram partilhar a vitória, evitando assim ter de voltar ao campo no dia seguinte, o que seria inevitável devido ao cair da noite e à consequente falta de visibilidade para prosseguir o jogo. 

Ao vencedor era atribuído neste evento o cobiçado prémio de 583.330 euros o que permitiu a Jacobson averbar ganhos na época num montante superior a 1,5 milhões de euros, tendo-se classificado, em consequência, na 4ª posição da ordem de mérito em dinheiro, após ter disputado 18 torneios na época que concluiu com 9 Top-25, dos quais 7 foram Top-10. 

Fredrik Jacobson, que conquistou o Open de Portugal este ano, tornou-se o primeiro sueco a averbar três vitórias numa época, sendo ainda, com Els, os únicos jogadores a conseguirem, esta época, mais de duas vitórias no Circuito. 

Carlos Rodiles que aos 15 anos ingressou na Universidade da Flórida para aprender inglês e tirar o curso de finanças, obteve o seu primeiro cartão de acesso ao Tour em 1998, que veio a perder no ano seguinte, tendo mais tarde entrado no Challenge Tour. 

Em 2002, Rodiles, exibiu já bons resultados tendo obtido um quarto lugar, empatado, no Volvo PGA Championship e um segundo, empatado com Alex Cejka, no Trophée Lancôme. 

Esta época Rodiles apurou nos 28 torneios que disputou no Circuito, 8 Top-25 dos quais 4 foram Top-10, acabando na 24ª posição da ordem de mérito com ganhos superiores a 780 mil euros. 

Brian Davis O inglês Brian Davis obteve o 3º lugar no evento, com 9 pancadas abaixo do par do campo, tendo produzido na volta final 66 pancadas, o melhor score da jornada. 

Davis obteve em 2000 a sua primeira vitória no Peugeot Open de Espanha, tendo, este ano, disputado no Circuito 31 torneios, nos quais apurou os brilhantes resultados de 18 Top-25, dos quais 11 foram Top-10, o que justifica ganhos na época superiores a 1,245 milhões de euros, e a 9ª posição na ordem de mérito. 

John Bickerton O 4º lugar do evento foi ocupado pelo inglês John Bickerton, com 6 pancadas abaixo do par do campo, tendo a 5ª posição do evento sido partilhada pelo australiano Stephen Leaney e o inglês Greg Owen que fecharam as suas prestações com um total de 4 pancadas abaixo do par do campo. 

Michael Campbell O neo-zelandês Michael Campbell partilhou o 7º lugar com o espanhol Sergio Garcia, com 2 pancadas abaixo do par do campo, tendo ambos terminado a época, respectivamente, na 15ª e 19ª posições da ordem de mérito em dinheiro. 

Campbell ao obter este lugar na ordem de mérito garantiu a sua entrada automática no US Open Championship do próximo ano. 

Ian Poulter Ian Poulter, que se estreou no Tour esta época, obteve no evento o 9º lugar com 1 pancada abaixo do par do campo, sendo o último jogador da classificação a apresentar um resultado abaixo do par

Poulter concluiu a época na 5º posição da ordem de mérito com ganhos superiores a 1,5 milhões de euros. 

Colin Montgomerie O 10º lugar da competição foi partilhado por Colin Montgomerie, José Maria Olazabal e Adam Scott, que produziram no total um número de pancadas idêntico ao par do campo. 

Colin Montgomeire concluiu a época sem conseguir uma única vitória, facto que não ocorria desde 1992 ocupando a 28ª posição na ordem de mérito, com ganhos na ordem dos 730 mil euros. 

Darren Clarke Os 2º e 3º da ordem de mérito, os irlandeses Darren Clarke e Padraig Harrington, vencedores do evento em Montecastillo, respectivamente em 1998 e 2001, não exibiram no torneio o nível de jogo a que nos vinham habituando, quedando-se, respectivamente, pelos 13º e 19º lugares, empatados, com os resultados de 1 e 2 pancadas acima do par do campo. Miguel Angel Jimenez

O espanhol Miguel Angel Jimenez, que venceu a competição em 1999, em Montecastillo, concluiu agora a sua prestação na 21º posição, empatado, com 3 pancadas acima do par do campo. 

O zimbabuano Mark McNulty (vencedor em 1996) e o inglês Nick Faldo (vencedor em 1988) partilharam a 31ª posição com 7 pancadas acima do par do campo. Lee Westwood

Lee Westwood (vencedor em Montecastillo, em 1997) obteve agora o 42º lugar, empatado, com 10 pancadas acima do par do campo.

Este torneio foi ganho por duas vezes por Colin Montgomerie (1993 e 2002) e por Bernhard Langer (1994 e 2002) que não participou este ano no torneio por não se encontrar na ordem de mérito em posição elegível para o mesmo. Pierre Fulke

O sueco Pierre Fulke (vencedor em 2000, em Montecastillo), o alemão, Alex Cejka (vencedor em 1995); e, o inglês, Sandy Lyle (vencedor em 1992) também não participaram no torneio pela mesma razão que Langer. Anders Hansen

A grande surpresa da última volta foi o resultado de 78 pancadas produzido pelo dinamarquês Anders Hansen, anterior vencedor do Volvo PGA Championship em 2002, que com o 3ª lugar ao fim da terceira volta, veio a terminar o torneio na 19ª posição, empatado, com 2 pancadas acima do par do campo. 

Ernie Els O sul-africano Ernie Els, que preferiu participar no evento americano, havia já conquistado, esta época, a ordem de mérito em dinheiro, com ganhos no valor de 2.875.374 euros, bem como, o Henry Vardon Throphy (ordem de mérito em pontos) após ter apurado quatro vitórias no circuito europeu. 

Els e Clarke, como nºs 1 e 2 da ordem de mérito, obtiveram também acessos automáticos ao 133º Open Golf Championship – British Open – que será disputado no Royal Thron. 

Os 15 primeiros jogadores daquele ranking terão igualmente o direito de participarem no US Open Championship que se realiza no Shinnecock Hills Golf Club, em Southampton, em Nova Iorque. 

Voltar


 

Revised: 06-11-2003 .