Federação Portuguesa de Golfe - II TORNEIO DO CIRCUITO TRANQUILIDADE

PRESS-RELEASE

Diz o ditado que «em casa de Ferreiro, espeto de pau», mas no Campo de Golfe Amarante foi um “filho da casa”, um Ferreira, de nome Paulo, a conquistar o primeiro título da sua carreira, no II Torneio do Circuito Tranquilidade de 2003. O “factor-casa” foi, aliás, determinante neste evento da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), a contar para Ordem de Mérito Nacional, já que quatro dos seis primeiros classificados são filiados no clube da cidade. 

«Nunca tinha ganho nenhum torneio de nível nacional e o meu melhor resultado tinha sido um terceiro lugar, também no Torneio do Circuito Tranquilidade que se realizou, aqui, em Amarante, no ano passado», disse Paulo Ferreira, de 17 anos, um estudante do 12º ano de escolaridade, com 4,9 de ‘handicap’, que jogou sem qualquer tipo de pressão: «O meu objectivo era o ‘top-ten’, porque há jogadores que podem treinar muito mais do que eu e esses é que tinham obrigação de ganhar o torneio».

 

Paulo Ferreira totalizou 137 pancadas, menos uma do que Carla Cruz. A jogadora do Estoril, vice-campeã nacional, que partiu hoje (Domingo) para a segunda e última volta na liderança, com um ‘shot’ de vantagem, falhou um ‘putt’ de um metro no 18º buraco do lindíssimo campo de Amarante. Se o tivesse convertido, teria levado a decisão do título a um ‘play-off’ e poderia ter-se tornado na primeira mulher a vencer um torneio misto da FPG.

 

«Não há sequer memória de uma mulher ter liderado uma volta num torneio a contar para Ordem de Mérito Nacional, como a Carla fez no primeiro dia», recordou Pedro Nunes Pedro, o membro da Comissão de Alta Competição e Selecções Nacionais da FPG, que, em 2002, desempenhou as funções de seleccionador nacional para o Campeonato do Mundo da Malásia. Há falta de dados históricos concretos, Pedro Nunes Pedro é uma espécie de “livro dos recordes vivo”, razão pela qual tem a alcunha de “Scoreboard” no meio golfístico português. «A Carla foi uma surpresa agradável», considerou o campeão, Paulo Ferreira. A segunda melhor jogadora foi Sónia Lopes, de Vilamoura, na 16ª posição.

 

Visivelmente satisfeito com os resultados dos jogadores de Amarante estava Pedro Barros, o presidente do clube. «Somos os maiores», disse num tom de brincadeira o dirigente que levou o Amarante Golfe Clube a ser designado pela FPG como «O Clube do Ano» em 2001.

 

Os resultados mais importantes do II Torneio do Circuito Tranquilidade de 2003, que a FPG organizou no Campo de Golfe de Amarante, foram os seguintes:

 

1º Paulo Ferreira, Amarante, 137 pancadas (70+67), +1

2ª Carla Cruz, Estoril, 138 (69+69), +2

3º João Silva, Amarante, 139 (70+69), +3

4º João Tiago Pinto, Amarante, 141 (72+69), +5

5º José Folhadela Furtado, Oporto, 141 (70+71), +5

6º Miguel Teixeira, Amarante, 143 (75+68), +7

7º Nuno Campino, Aroeira, 143 (71+72), +7

8º Tiago Cruz, Estoril, 144 (74+70), +8

16ª Sónia Lopes, Vilamoura, 152 (74+78), +16

 

Outros resultados

Voltar  


 

Revised: 10-04-2003 .