F.P.G. TAÇA KENDALL NO OPORTO GOLF CLUB - MANUEL VIOLAS JR. ATACA ORDEM DE MÉRITO

PRESS-RELEASE

O OPORTO GOLF CLUB DOMINOU QUASE POR COMPLETO, COLOCANDO QUATRO JOGADORES NOS CINCO PRIMEIROS LUGARES

Manuel Violas Jr. conquistou o seu primeiro título em provas a contar para a Ordem de Mérito Nacional da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), ao vencer a Taça Kendall, que ontem (Domingo) terminou no Oporto Golf Club, em Espinho. O actual campeão nacional de sub-16 fez o pleno na triologia de troféus tradicionais do seu próprio clube, pois já tinha ganho a Taça Skeffington e a Taça Dockery, em 2000.

 

O jogador do Oporto Golf Club – colectividade que se orgulha de ser o terceiro clube de golfe mais antigo da Europa Continental – só resolveu o assunto a seu favor num ‘play off’ decidido no buraco nº1 do campo de Espinho, onde logrou cumprir o Par-4 do buraco, enquanto, o seu rival, Mário Nuno Coelho, de Miramar, fez um ‘bogey’. Ambos os jogadores terminaram os 36 buracos, disputados ao longo de dois dias, com 146 pancadas, quatro acima do Par, e, curiosamente, ambos fizeram um ‘birdie’ no 18º buraco do segundo dia. Foi uma derradeira jornada emocionante, porque José Granja, o antigo profissional do clube, arrancou um excelente 68 (-3) no Sábado e partiu no Domingo com uma vantagem de quatro ‘shots’. O grupo final incluía José Granja, Manuel Violas Jr., Mário Nuno Coelho e Ricardo Soares, também do Oporto, e todos ficaram no ‘top-5’.

 

Daí que o vencedor tenha dito que apesar do facto de «ter partido com quatro de desvantagem do José Granja» o tenha «motivado a jogar melhor», não foi só com ele que se preocupou, «pois a formação continha outros dois pretendentes ao título». «Ao José Granja e ao Ricardo Soares senti que poderia ganhar-lhes quando fizeram um ‘duplo-bogey’ no buraco 12», explicou.

 

Manuel Violas Jr., que este ano arrebatou o Campeonato Nacional de Jovens/Ford (escalão de sub-16), disputado no Ammaia – Clube de Golfe de Marvão, não andava a ser feliz em provas a contar para a Ordem de Mérito Nacional da FPG, pois fora 32º no II Torneio do Circuito Tranquilidade, no Amarante Golf Club, 19º na Lisbon Cup, no Lisbon Sports Club, e 17º na Taça da FPG/Ford, em Praia d’El Rey. «Uma vitória é sempre uma vitória e é evidente que a Taça Kendall, para além de ser um dos torneios mais importantes do meu clube, faz agora parte do calendário da FPG, o que quer dizer que somei mais pontos para a Ordem de Mérito Nacional», disse Manuel Violas Jr., que gosta mais de ser chamado de Manuel Couto Violas e que, na última Ordem de Mérito Nacional publicada, era o 30º classificado.

 

A Classificação da Taça Kendall, com destaque para o domínio do Oporto Golf Club, que colocou quatro jogadores nos cinco primeiros classificados, foi a seguinte:

1º Manuel Violas Jr. (Oporto), 146 pancadas (72+74), +4
2º Mário Nuno Coelho (Miramar), 146 (73+73), +4

3º Alexandre Barroso (Oporto), 148 (74+74), +6
4º Ricardo Soares (Oporto), 148 (72+76), +6
5º José Granja (Oporto), 148 (68+80), +6

Voltar   


 

Revised: 12-06-2003 .