F.P.G. PORTUGAL NO CAMPEONATO DA EUROPA SUB-18

PRESS-RELEASE

Portugal classificou-se na 18ª posição, entre 24 países, na 24ª edição do Campeonato da Europa de Sub-18 por Equipas Masculinas, o mais importante evento da Associação Europeia de Golfe (EGA) no escalão de ‘Boys’, que a Federação de Golfe da República Checa organizou entre 8 e 12 de Julho, no Astoria Golf Club Cihelny, em Karlovy Vary. 

A selecção nacional foi constituída pelos jogadores Salvador Castro (Clube Quinta do Perú), Pedro Figueiredo (Clube Quinta do Perú), José Folhadela Furtado (Oporto Golf Club), Manuel Violas Jr. (Oporto Golf Club), Paulo Ferreira (Amarante Golf Club) e Nuno Henriques (Clube de Golfe do Santo da Serra), pelo treinador Sebastião Gil e pelo “capitão” Miguel Franco de Sousa, o gestor do Projecto de Alta Competição da Federação Portuguesa de Golfe (FPG).

 

Num campo pouco comprido, um Par-70, de 5.533 metros, Portugal terminou a primeira fase da competição, a de ‘stroke play’ (somatório de pancadas), no 20º lugar, com um total de 741 pancadas, 41 acima do Par, sendo, por isso relegado para o Terceiro ‘Flight’. A Itália conseguiu uma vitória esmagadora, com um soberbo resultado de 683 pancadas (-17) e na tabela individual foi igualmente um transalpino a dominar a concorrência, Matteo Del Podio, autor de um espectacular ‘score’ de 131 (65+66), nove abaixo do Par! Note-se que as nações classificadas nos seis primeiros lugares lograram bater o Par do campo.

 

Se numa análise colectiva, o resultado de Portugal foi modesto, é forçoso elogiar, em termos individuais, a segunda volta de Manuel Violas Jr., na qual igualou o Par do campo. Também Salvador Castro e Nuno Henriques assinaram voltas de apenas uma acima. Os resultados completos de ‘medal’ dos portugueses foram os seguintes:

 

Nuno Henriques, 144 (71+73), +4

Manuel Violas Jr., 145 (75+70), +5

Salvador Castro, 148 (77+71), +8

Paulo Ferreira, 154 (78+76), +14

José Folhadela Furtado, 154 (75+79), +14

Pedro Figueiredo, 156 (74+82), +16

 

Bastante mais positiva foi a segunda fase da competição, realizada no sistema de ‘match play’ (eliminação directa), na qual a selecção nacional averbou duas vitórias e apenas uma derrota, esta última na final do Terceiro ‘Flight’, razão pela qual Portugal ascendeu do 20º ao 18º lugar definitivo deste Europeu. Manuel Violas Jr. e Paulo Ferreira foram os portugueses invictos nesta fase. O jogador do Oporto somou duas vitórias e um empate nos três encontros efectuados (dois individuais e um par), enquanto o de Amarante registou três sucessos em outros tantos ‘foursomes’, mas deve salientar-se ainda o facto de Portugal só ter perdido a final com a Turquia no último ‘match’ e pela diferença mínima de 1Up.

Voltar  


 

Revised: 17-07-2003 .