European Young Masters PORTUGUESES NO TOP-20

PRESS-RELEASE

Pedro Figueiredo (Quinta do Perú) e Ricardo Melo Gouveia (Vilamoura), respectivamente, campeão e vice-campeão nacional de sub-12, em representação da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), obtiveram uma excelente prestação, ao classificarem-se no ‘top-20’ do ‘European Young Masters’, que terminou ontem (Sábado) à noite, na Alemanha.

 

Demonstrando uma regularidade impressionante, Pedro Figueiredo ficou em 13º lugar, com 223 pancadas (75+74+74), 7 acima do Par, sendo o jogador com o ‘handicap’ mais elevado (2,7) dos 13 primeiros classificados. Quanto a Ricardo Melo Gouveia – que começou em grande forma, pois era o 9º no final do primeiro dia –, terminou em 20º, com 226 (74+74+78), 10 acima do Par. Dos 40 jogadores inscritos, só dois tinham um ‘handicap’ mais elevado do que o algarvio (6,7).

 

A melhor classificação de sempre de um português no European Young Masters aconteceu em 1999, quando Sebastião Pinto ficou no 7º lugar. Na Taça das Nações, Portugal obteve o seu melhor resultado de sempre em 2000, quando a equipa composta por Carolina Catanho, Carla Cruz, António Rosado e João Pedro Sousa atingiu a 6ª posição.

 

O torneio masculino foi ganho pelo inglês Ben Parker (‘handicap’ +1), com 211 pancadas (75+68+68), 5 abaixo do Par, enquanto o feminino coroou a espanhola Azahara Muñoz (+2), que igualou o Par do campo com 216 pancadas, depois de um triplo 72. Na Taça das Nações (da qual Portugal ficou de fora por não ter o mínimo de três jogadores), a Espanha revalidou o título, com 647 pancadas (-1), depois de contados os três melhores resultados entre os quatro jogadores que levou.

 

O European Young Masters de 2003 teve a elevada participação de 74 jogadores de ambos os sexos, em representação de 21 países. É uma das mais importantes competições do calendário da Associação Europeia de Golfe (EGA) para sub-16 e, pelo terceiro e último ano, radicou-se na Alemanha, mais concretamente no Golf Club Augsburg, sendo co-organizado pelas seguintes instituições: Golf Club Augsburg, Federação de Golfe da Baviera, Federação Alemã de Golfe, EGA e Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews. No próximo ano, o torneio mudar-se-á para o Golfclub Murrhof, na Áustria.

 

Na cerimónia de encerramento, o torneio teve um visitante surpresa. Bernhard Langer, que esta semana foi nomeado capitão da selecção da Europa que irá disputar a Ryder Cup em 2004, apareceu, sem avisar, no clube que o fez despontar para a modalidade e pediu para entregar os prémios aos campeões. Um gesto cheio de significado por parte do duplo campeão do Masters

Voltar  


 

Revised: 31-07-2003 .