F.P.G. CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES SUB-14 E SUB-18

PRESS-RELEASE

O Clube de Golfe de Vilamoura e o Amarante Golfe Clube venceram o Campeonato Nacional de Clubes, respectivamente nos escalões etários de Sub-14 e de Sub-18, que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organizou no campo propriedade da Sociedade de Golfe de Amarante.

 

O torneio foi disputado no sistema de três voltas de 18 buracos em ‘stroke play’, contando para o resultado final os três melhores ‘scores’ de cada equipa de quatro jogadores. O Clube de Golfe da Quinta do Fojo foi o único a recorrer à possibilidade prevista no regulamento de um clube apresentar duas equipas. Ao todo, competiram dez equipas nos Sub-14 e nove nos Sub-18. A desistência do Clube de Golfe da Ilha Terceira no último dia ficou a dever-se, segundo o profissional Eduardo Correia, a «incompatibilidades de horários entre as saídas, marcadas para as 11:40 horas, e o avião de regresso aos Açores, que partiu do Porto às 16:00h».

 

Sendo uma competição mista (os jogadores saíram das ”amarelas” e as jogadoras das “vermelhas”), deve elogiar-se o esforço dos clubes em fazer alinhar meninas e, no total, oito jogadoras estiveram em prova, com destaque para Carolina Catanho (Santo da Serra), que efectuou a melhor última volta, em 71 pancadas (+3). A melhor volta da prova foi alcançada por Eduardo Neves (Quinta do Perú), no segundo dia, em 70 pancadas (+2).

 

No torneio dos mais novos, Vilamoura voltou a não dar quaisquer hipóteses à concorrência, tal como tinha sucedido, uma semana antes, no Campeonato Nacional de Clubes/Ford masculino, no Belas Clube de Campo. E, o mais importante, é o facto da formação algarvia ter apresentado um único jogador de Sub-14, João Carlota, de 13 anos, dado que os restantes são todos Sub-12: José Maria Jóia de 9 anos, Ricardo Melo Gouveia de 11 e Joshua Silva de 12.

 

Se a esta realidade acrescentarmos que o vice-campeão nacional de Sub-12, Ricardo Melo Gouveia, já detém um ‘handicap’ de 2 EGA e João Carlota de 3.3, ficamos com uma ideia mais correcta do poderio da “armada” de Vilamoura. Aliás, as 22 pancadas de vantagem sobre o conjunto principal da Quinta do Fojo são bastante eloquentes.

 

«Embora possa parecer suspeito ser eu a dizer isto, acho que Vilamoura está a fazer um trabalho muito sério nas camadas jovens, trabalhando, neste momento, com 120 jogadores abaixo dos 18 anos, orientados por seis profissionais de ensino. Estamos a dar seguimento à actual equipa principal e se acompanharmos bem estes miúdos, estou crente que, dentro de uns três ou quatro anos, teremos vários jogadores de sub-16 de nível ‘scrach’», disse Jorge Baptista, o capitão que liderou as equipas vitoriosas de Vilamoura, tanto em Belas como em Amarante.

 

Na competição de Sub-18, o título ficou “em casa”, oferecendo ao Amarante Golfe Clube o seu primeiro troféu em Campeonatos Nacionais por Equipas. A equipa capitaneada por João Silva integrou Isabel Silva, Paulo Ferreira, Albino Bruno Ramos, João Tiago Pinto e Diogo Mendes Pinto, terminando com uma vantagem de seis pancadas sobre a Quinta do Perú.

 

«O Amarante Golfe Clube é jovem, ainda nem fez seis anos, e esta vitória é o corolário de um trabalho que tem vindo a ser feito, da aposta nos jovens que está a dar os seus frutos. Nos escalões de jovens, Amarante é já uma potência nacional e estou satisfeito. O nosso primeiro título nacional é também uma marca interessante em termos de maturidade dos nossos jogadores, mostrando igualmente uma conjugação de resultados elevados, uma vez que o quarto lugar no Campeonato Nacional de Clubes Absoluto foi a nossa melhor classificação de sempre e nas meias-finais só perdemos por 4/3 no último buraco, frente ao Santo da Serra – portanto, poderíamos ter ido à final – e no Campeonato Nacional de Clubes de Sub-14 liderávamos após o primeiro dia, mas tivemos a infelicidade de um miúdo ser desclassificado, daí resultando o nosso quinto lugar final. Julgo que estamos no bom caminho», considerou Pedro Barros, o presidente do Amarante Golfe Clube.

 

RESULTADOS

 

Sub-14

1º Clube de Golfe de Vilamoura, 697 pancadas

2º Clube de Golfe da Quinta do Fojo-A, 719

3º Associação do Golfe da Quinta da Barca, 732

4º Clube de Golfe de Sintra, 744

5º Amarante Golfe Clube, 747

6º Clube de Golfe do Santo da Serra, 752

7º Clube de Golf de Miramar, 762

8º Clube de Golfe da Quinta do Fojo-B, 824

9º Oporto Golf Club, 855

10º VerdeGolf Country Club, 907

Sub-18

1º Amarante Golfe Clube, 644 pancadas

2º Clube de Golfe da Quinta do Perú, 651

3º Clube de Golfe do Santo da Serra, 683

4º Oporto Golf Club, 699

5º Clube de Golf do Estoril, 725

6º Clube de Golf de Miramar, 729

7º Clube de Golfe da Quinta do Fojo-A, 766

8º Clube de Golfe da Quinta do Fojo-B, 853

9º Clube de Golfe da Ilha Terceira, ...

Voltar  


 

Revised: 18-09-2003 .