F.P.G. CIRCUITO TRANQUILIDADE 2003, RICARDO SANTOS REINA EM MARVÃO

PRESS-RELEASE

Ricardo Santos conquistou o seu segundo título do ano em provas a contar para a Ordem de Mérito Nacional da Federação Portuguesa de Golfe (FPG). Depois de, em Maio, ter colocado um ponto final numa série negra de resultados menos bons, com um triunfo na Lisbon Cup, que, segundo o próprio, lhe «devolveu a confiança», o golfista de Vilamoura conquistou agora o III Torneio do Circuito Tranquilidade, que a FPG organizou no Ammaia – Clube de Golfe de Marvão.

 

O belíssimo campo alentejano transformou-se num autêntico talismã para Ricardo Santos, uma vez, que, no ano passado, obteve aí o melhor resultado internacional da sua carreira, ao atingir a final do Campeonato Internacional Amador de Portugal/Ford. E o certo é que este conjunto de factores – o sucesso na Lisbon Cup, o regresso a um campo onde costuma actuar bem e, provavelmente também, algumas voltas de treino proveitosas que tem efectuado nos últimos tempos com o profissional António Sobrinho – resultou numa êxito incontestável, com uma vantagem de quatro pancadas sobre o segundo e de sete sobre o terceiro.

 

«Para o que joguei, deveria ter feito sete abaixo, pois falhei dois ‘putts’ de menos meio metro e fiz um ‘bogey’ estúpido no buraco 8. Desde o primeiro primeiro dia que estava confiante. Resumindo e concluindo, valeu a pena a minha ida a Marvão, pois alcancei o meu objectivo de subir na Ordem de Mérito», disse Ricardo Santos, o único a bater o Par do campo, encerrando com 141 pancadas (73++68), três abaixo.

 

Como consequência, ascendeu do quarto ao terceiro lugar da Ordem de Mérito Nacional, por troca com Tiago Cruz, o terceiro em Marvão. As duas primeiras posições da tabela da FPG continuam a pertencer a Hugo Santos e Nuno Campino, respectivamente campeão e vice-campeão nacional absolutos, os grandes ausentes deste III Torneio do Circuito Tranquilidade. Ricardo Santos sabe, pelos vistos, aproveitar da melhor maneira as oportunidades com que se depara, dado que, o seu triunfo no Lisbon Sports Club, em Maio, já tinha sido alcançado numa prova em que o seu irmão Hugo e Nuno Campino primaram pela ausência. 

 

E por falar em ausências, foi muito notada a falta da esmagadora maioria dos jogadores e jogadoras de Vilamoura, sendo Ricardo Santos e Ricardo Melo Gouveia as únicas excepções. Vilamoura, para além de ser o campeão nacional de clubes no sector masculino e vice-campeão no feminino, costuma constituir a base da selecção nacional de homens, mas António Gomes, o capitão da equipa, fez questão de desdramatizar essa ausência de vulto: «Vilamoura não proibiu os jogadores de participar no Tranquilidade e, quem quisesse, podia ir e jogar o torneio. Simplesmente, Como vamos ao Campeonato da Europeu de Clubes e a Ordem de Mérito Nacional não conta praticamente para nada, o clube decidiu não enviar os jogadores a Marvão, de forma a economizar. Na reunião semanal, já depois de termos inscrito os jogadores, a Direcção decidiu que seria melhor poupar o dinheiro para a deslocação à Turquia, que acarretará uma grande despesa».

 

Para além de Ricardo Santos e de Tiago Cruz (Estoril), merece ainda destaque Paulo Ferreira, um jogador cada vez mais em evidência. Este jovem de 17 anos conquistou o II Torneio do Circuito Tranquilidade, em Abril, e, há duas semanas, ajudou o Clube de Golfe de Amarante a sagrar-se campeão nacional de clubes no escalão de Sub-18. No entanto, ambas as provas foram disputadas “em casa”. Desta feita, Paulo Ferreira provou que também é capaz de excelentes resultados em campos de características bem diferentes.

 

O III Torneio do Circuito Tranquilidade teve a participação de 63 jogadores, cinco dos quais Senhoras. A campeã nacional absoluta, Carla Cruz (Estoril), classificou-se no ‘top-ten’ (+10) e reforçou a sua liderança na Ordem de Mérito Nacional, enquanto Carolina Catanho (Santo da Serra) terminou no 15º posto (+12).

 

A Classificação do III Torneio do Circuito Tranquilidade ficou ordenada do seguinte modo:

1º Ricardo Santos (Vilamoura), 141 pancadas (73++68), -3

2º Paulo Ferreira (Amarante), 145 (74+71), +1

3º Tiago Cruz (Estoril), 148 (76+72), +4

4º Tiago Tavares (Verdegolf), 150 (74+76), +6

5º Salvador Castro (Qtª. Peru), 151 (74+77), +7

6º Miguel Teixeira (Amarante), 152 (71+81), +8

7º Pedro Figeiredo (Qtª Peru), 153 (74+79), +9

8º Manuel Violas Jr. (Oporto), 154 (76+78), +10

9ª Carla Cruz (Estoril), 154 (79+75), +10

10º Bernardo Frere (Oitavos), 154 (77+77), +10

11º João Umbelino (Stº Serra), 154 (77+77), +10

...

15ª Carolina Catanho (Stº Serra), 156 (80+76), +12

38ª Isabel Silva (Amarante), 174 (87+87), +30

 

Mais resultados

Voltar  


 

Revised: 02-10-2003 .