F.P.G. - INAUGURA DELEGAÇÃO

PRESS-RELEASE

A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) inaugurou hoje (Sexta-feira) a sua primeira Delegação Regional, no Algarve, numa cerimónia que teve como palco Vale do Lobo e que foi muito elogiada pelo Poder Local, enquanto gesto inovador, reformista e descentralizador. Para além da Direcção da FPG, estiveram representadas as seguintes instituições: Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, AlgarveGolf, Vale do Lobo Turístico de Luxo e alguns clubes de golfe da região.

 

«É com imensa alegria que profiro algumas simples palavras num momento tão importante. Julgo ser a primeira vez que uma federação desportiva nacional abre uma delegação regional. Normalmente, somos vistos como aqueles senhores de Lisboa que estão longe das bases, mas urge descentralizar o desporto em Portugal», disse Manuel Agrellos, o presidente da FPG, que não se esqueceu de agradecer o esforço financeiro de Vale do Lobo, numa iniciativa «que só foi possível graças à generosidade de um campo comercial. Sem uma combinação entre as instituições públicas e as empresas privadas, o desporto não pode desenvolver-se».

 

Antes de ser passada a palavra ao anfitrião, Sander van Gelder, Manuel Agrellos referiu-se ainda ao facto da escolha ter recaído em primeiro lugar no Algarve: «É uma região fundamental para o progresso desta modalidade desportiva, mas o golfe também se tem cotado como um factor de desenvolvimento da região». Sander van Gelder, o presidente das Empresas de Vale do Lobo, confessou-se «lisonjeado pelas palavras do presidente da FPG», considerou-o «um homem na vanguarda do desporto em Portugal» e concluiu frisando que «não poderia ter melhor vizinho do que a FPG».

 

Pegando nas palavras de Sander van Gelder, Hélder Martins, o presidente da Região de Turismo do Algarve, declarou que «para a RTA é um privilégio testemunhar um acto de descentralização, sobretudo no Algarve, uma região tradicionalmente tão crítica em relação à centralização do poder». Apenas «há oito meses» no novo cargo, Hélder Martins admitiu já ter percepcionado que «a indústria do golfe tem um papel determinante no desenvolvimento turístico do Algarve», clamando pela necessidade «de se acarinhar mais esta actividade no principal destino turístico de golfe do país».

 

Nesse sentido, Hélder Martins surpreendeu os presentes com um projecto arrojado e inédito: «Vamos criar a Associação de Turismo do Algarve, uma parceria entre o público e o privado, onde uma das vice-presidências será atribuída ao golfe e em 2004 iremos elevar o valor atribuído à promoção desta actividade lá fora. A RTA está disponível para trabalhar em conjunto com a FPG e com o Governo».

 

A mesma linha de pensamento foi seguida por Seruca Emídio, o presidente da Câmara Municipal de Loulé (CML), ao sublinhar que «a CML está sensibilizada para apoiar a organização de eventos ligados ao golfe», aproveitando para apontar «Loulé como o centro regional das actividades desportivas e até mesmo culturais». Seruca Emídio disse ainda que a localização da nova Delegação Regional da FPG «é inteiramente merecida, por tratar-se do concelho com mais campos de golfe do país, existindo actualmente 12 campos no seu território, ao mesmo tempo que se encontram por aprovar mais quatro projectos na CML».

 

Após os discursos, o presidente da RTA foi convidado pelo presidente da FPG a cortar a fita, simbolizando a inauguração da Delegação, cerimónia à qual se seguiu a assinatura de dois protocolos. O primeiro, entre a FPG e Vale do Lobo Resort Turístico de Luxo, contratualizando a cedência gratuita das instalações. O segundo, entre a FPG e a New Style, dirigida por Valter Batalha, empresa que passa a ser o primeiro novo sócio institucional (neste caso na qualidade de promotor de eventos) a aderir à abertura que a FPG efectuou a todos os agentes desportivos do golfe, depois da aprovação dos seus novos Estatutos.

 

«Não quis dar este exemplo para retirar dele vantagens pessoais, até porque, no curto prazo, são maiores as desvantagens, na medida em que, de acordo com este protocolo, terei de recusar inscrições de jogadores que não estejam filiados na FPG ou que não tenham o seu ‘handicap’ devidamente classificado. No entanto, é uma aposta a longo prazo e quis mostrar que o golfe tem de apoiar a FPG, porque só esta instituição tem condições de coordenar o desenvolvimento da modalidade», disse Valter Batalha.

 

Terminado o almoço oferecido a todos os convidados, Sander van Gelder ofereceu a Manuel Agrellos, à sua esposa Maria do Rosário e a Seruca Emídio o estatuto de «Sócios Honorários», dos Ocean e Royal Courses em Vale do Lobo.

Voltar   


 

Revised: 26-11-2003 .