Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Expresso BPI Golf Cup 2003 - AGNUS DEI É CAMPEÃ NACIONAL DE EMPRESAS 

Press-Release

Um único ponto, referente a uma única pancada, decidiu o título de campeão nacional de empresas, na Final Nacional do Expresso BPI Golf Cup, que MediaGolf organizou no belíssimo percurso do Ammaia – Clube de Golfe de Marvão, no passado fim-de-semana.  

E se, pela primeira vez, na história de seis anos da competição, a conclusão viajou ao Alentejo, também pela primeira vez uma equipa de Lisboa, a Agnus Dei, levou o título de campeã nacional de empresas para casa. 

Sediada em Alcabideche, aquela agência funerária participa há três anos no Campeonato Nacional de Empresas, mas nunca tinha passado das Meias-finais. Em 2003, o capitão e proprietário da equipa, Rui Almeida, decidiu «manter apenas o Miguel Oliveira da equipa original» e “contratar” dois reforços: Leonel Neto e José Carolo.  

eQUIPA aGNUS dAI «O Leonel Neto é o nosso “craque”, pois tem um ‘handicap’ de 2.4 EGA e, tal como eu, fez parte da equipa que este ano se sagrou campeã nacional de clubes em Mid-Amateurs, em representação da Associação de Barmen de Portugal. Não concordo nada que o Expresso BPI não possa ser ganho por jogadores de ‘handicaps’ baixos e achei que um jogador da categoria dele poderia marcar a diferença», disse o líder da equipa que somou 88 pontos (o torneio disputa-se no modalidade de ‘Stableford’, na variante de ‘Texas Scramble’). 

A apenas um ponto, ou seja, com 87, ficou a Nevada Bob’s, outra equipa formada por excelentes golfistas, designadamente o campeão nacional absoluto de 2002, Tiago Cruz, que se apresentou com um ‘handicap’ de +0.9 EGA. O último lugar do pódio foi ocupado pela EveryDay Sport (83 pontos), que demonstrou, uma vez mais, não ter sido por acaso que 12 meses antes se tinha sagrado a única empresa bicampeã no historial da prova (2001 e 2002). 

A Final Nacional do Expresso BPI Golf Cup/Campeonato Nacional de Empresas foi encurtada, pela primeira vez, de 36 para 18 buracos, tendo sido anulada a segunda volta, devido à trovoada (com direito a trovões e relâmpagos) que se abateu sobre o Parque Natural de São Mamede.  

Colocada à prova perante tão delicada situação, a MediaGolf revelou, uma vez mais, a forma séria como promove o evento, e foi o árbitro da APAG (Associação Portuguesa de Árbitros de Golfe), João Paulo Pinto (que nos últimos dois anos tem arbitrado no Ladies Open de Portugal, do Ladies European Tour), a decidir cancelar a volta de Domingo, anunciando-o aos jogadores. 

Paralelamente à Final Nacional, realizou-se a Taça Acreditar, destinada a convidados da organização e dos patrocinadores, jogada no sistema ‘ecletic’ e ganha por Carlos Sapeta, com 36 pontos. A Acreditar é uma Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e a sua presidente, Ana Correia Nunes, recebeu da MediaGolf um cheque do BPI no valor de 9.399 euros, referentes a uma percentagem das inscrições das 321 equipas que, ao longo do ano, colocaram em competição mais de 1.400 jogadores nas Qualificações Regionais e Meias-finais, que passaram pela Estela (Norte), Belas (Lisboa), Marvão (Alentejo), Vilamoura (Algarve), Santo da Serra (Madeira) e Batalha (Açores). 

No Jantar de Encerramento, que teve como palco a Sala dos Trens (coches) da Coudelaria de Alter do Chão, ao som do violino e do violoncelo, João Morais Leitão, da MediaGolf, anunciou ainda dois prémios de luxo: à equipa vencedora garantiu o apuramento para o Campeonato do Mundo de Amadores com ‘handicap’, que irá decorrer em 2004 na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, enquanto ao conjunto segundo classificado foi-lhe possibilitado (a convite do BPI) a participação no ‘Pro-Am’ do Open de Portugal do próximo ano. 

Recorde-se que, nas suas edições anteriores, as Finais Nacionais do Expresso BPI Golf Cup/Campeonato Nacional de Empresas foram disputadas nas seguintes regiões, tendo coroado as seguintes empresas: em 1998, em Lisboa, EFACEC (Norte); em 1999, nos Açores, Serlima (Madeira); em 2000, na Madeira, Anadia Shopping (Madeira); em 2001, no Algarve, EveryDay Sport (Norte); em 2002, no Norte, EveryDay Sport. 

Classificações:
1º Agnus Dei, 88 pontos
Leonel Neto/Rui Almeida, 44
Miguel Oliveira/José Carolo, 44
2º Nevada Bob’s Golf, 87 pontos
Miguel Lourenço/Fernando Algarvio, 45
Tiago Cruz/José Cruz, 42
3º Everyday Sport, 83 pontos
Manuel Rodrigues/João Correia, 43
Fernando Lopes/João Braga, 40
4º Hotel Talismã, 82
5º Funchal Centrum, 80
6º Benamor, 79
7º Longofor, 77
8º BPI, 76
9º Chrysler, 76
10º CLA, 76
11º BPN, 75
12º Edivedras, 74
13º Hippopotamus, 73
14º Anadia Shopping, 71
15º Proteste, 69

Voltar


 

Revised: 18-11-2003 .