Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

The Presidents Cup - COM FINAL INÉDITO

 

The Presidents Cup

Data: 20 a 23 de Novembro 2003
Campo : Francourt Country Club
Par : 72
Local : George, África Sul

Resultados

Capitães President Cup 2003 Concluídas as 34 partidas que se disputaram nas quatro jornadas regulamentares, o torneio terminou com as equipas dos EUA e da Internacional empatadas com 17 pontos. 

Com vista a dirimir a contenda efectuou-se um play-off entre Tiger Woods Ernie Else Ernie Els que, ao fim de três buracos mantinham o torneio empatado tendo a noite começado a cair o que tornava impossível o prosseguimento do desempate. 

A solução mais habitual nestas situações é prosseguir o jogo no dia seguinte, disputando-se os buracos necessários até se apurar um vencedor. 

Não foi porém esta a decisão dos capitães e da organização que acabaram por atribuir a vitória às duas equipas ficando, porém, por decidir quem deteria a Taça em seu poder até à realização do próximo evento. 

O torneio foi disputado num formato semelhante ao da Ryder Cup tendo os membros das equipas sido apurados automaticamente, não incluindo a equipa Internacional, segundo o regulamento, qualquer jogador europeu. 

O torneio foi disputado em quatro jornadas em que: na primeira, 5ª feira, foram realizadas 6 partidas de foursomes; na 6º feira, de manhã, 5 partidas de fourball e, de tarde, 5 partidas de foursomes; no sábado, realizaram-se 6 partidas de fourball; e, no domingo, 12 singulares. 

Os resultados conseguidos por cada equipa ao longo dos quatro dias foram os seguintes, sendo que por cada vitória era apurado 1 ponto e nos empates ½ ponto para cada equipa: 

Dias

Internacional

EUA

5ª feira

3,5

2,5

6ª feira – manhã

2,0

3,0

6ª feira – tarde

1,0

4,0

Sábado

6,0

0

Domingo

4,5

7,5

Total

17,0

17,0

Como se observa no quadro anterior a equipa Internacional comandava o torneio no fim das partidas em pares com 3 pontos de vantagem sobre os EUA, diferença que vieram a perder nos singulares frente à supremacia da equipa americana. 

As equipas tinham a seguinte constituição:Tiger Woods

Equipa Americana (capitão Jack Nicklaus) – Tiger Woods; Davis Love III; David Toms; Chris DiMarco; Fred Funk; Phil Mickelson; Jay Haas; Charles Howell III; Justin Leonard; Kenny Perry; Jerry Kelly; e, Jim Furyk.Mike Weir

Equipa Internacional (Capitão Garry Player) – Mike Weir; Tim Clark; Nick Price; K. J. Choi; Adam Scott; Stephen Leaney; Retief Goosen; Peter Lonard; Stuart Appleby; Vijay Singh; Ernie Els; e, Robert Allenby. 

Kenny Perry Da equipa Americana os jogadores que arrecadaram maior número de pontos foram: Kenny Perry, 4 pontos; Tiger Woods, 3 pontos; e, Jay Haas e Davis Love, 2,5 pontos. 

Kenny Perry foi o jogador em maior evidencia na equipa tendo conseguido 4 vitórias e apenas uma derrota. Retief Goosen

Na equipa Internacional sobressaíram com mais pontos apurados: Ernie Els, 4 pontos; Retief Goosen, Adam Scott, Vijay Singh, Mike Weir, e Robert Allenby, todos com 3 pontos cada. 

O melhor jogador em campo foi Ernie Els que apurou quatro vitórias e uma derrota que lhe foi infligida por Tiger Woods com o expressivo resultado de 4 e 3. 

O torneio - que se realiza de dois em dois anos, tendo passado a anos ímpares após a tragédia do 11 de Setembro – foi disputado pela quinta vez, tendo o último sido ganho em 2000 pela equipa americana, com 21,5 pontos contra 10,5, num torneio que se realizou no Robert Trent Jones Golf Club, na Virginia, nos EUA. 

A equipa dos EUA conta já com quatro vitórias, tendo a Internacional ganho em 1998 no Royal Melbourne Golf Club com 20,5 contra 11,5 pontos.

Voltar


 

Revised: 26-11-2003 .