Escola de Qualificação do European Tour - SOBRINHO NA SEGUNDA FASE E OS AMADORES ELIMINADOS

PRESS-RELEASE

aNTÓNIO sOBRINHO António Sobrinho foi o único dos três portugueses inscritos a ultrapassar ontem (Sexta-feira) a Primeira Fase da Escola de Qualificação do European Tour, tendo em vista o ingresso no Circuito Europeu em 2004. Os amadores Nuno Campino e Hugo Santos ficaram pelo caminho, o da Aroeira eliminado e o de Vilamoura desclassificado.

 

O profissional de Vale do Lobo apostou pelo segundo ano consecutivo no torneio de Five Lakes, em Inglaterra, onde, há um ano, obteve a mais expressiva vitória da sua carreira, fixada em 267 pancadas (69+69+64+65), 21 abaixo do Par.

 

Este ano, António Sobrinho não chegou a lutar pela vitória, mas uma terceira volta completada em 65 pancadas (-7) permitiu-lhe concluir a competição com uma classificação, no 12º lugar, com 285 pancadas (74+72+65+74), três abaixo do Par, a apenas cinco ‘shots’ do vencedor, o inglês Darren Charlton (72+72+69+67). Os 29 primeiros passaram à Segunda Fase.

 

«Ganhar de novo não estava nos meus planos, mas passar à fase seguinte era o meu objectivo e isso foi conseguido», explicou o melhor golfista português da actualidade, que vai jogar o SATA Azores Open, em São Miguel, e o Tour Championship, do EuroPro Tour, em Palmares (Algarve), antes da Segunda Fase da Escola.

 

Em 2002, o nº1 da Ordem de Mérito da PGA de Portugal “chumbou” na Segunda Fase, no Perelada Golf Club, em Espanha, com 210 (71+70+69), seis abaixo do Par. Em 2003, a Segunda Fase disputa-se entre 30 de Outubro e 2 de Novembro, mas resta saber se o ex-heptacampeão nacional de profissionais irá insistir no campo espanhol, onde no ano passado se viveu um clima tempestuoso que forçou a cancelar uma das jornadas, ou se, em contrapartida, irá experimentar o TorreMirona Golf Club, também em Espanha, ou o clube de St. Cyprien, em França.

 

«Só sei que vou a Espanha, até porque ouvi dizer que o campo francês está em tão más condições que é capaz de ser cancelado, mas o mais certo é optar pelo TorreMirona para ir a um sítio novo e não pensar no que se passou no ano passado», disse António Sobrinho, que está, pela 10ª vez a competir na Escola. «Fui sete vezes à Terceira Fase. Vamos lá a ver se é desta que passo essa barreira», acrescentou.

 

O acesso ao European Tour só se concretizará aos que ultrapassarem com sucesso a Terceira Fase da Escola de Qualificação, marcada para os Emporda Golf Club e Golf Platja de Pals, ambos em Espanha, entre 7 e 12 de Novembro.

 

Mas se António Sobrinho ainda pode sonhar com o Circuito Europeu, Nuno Campino e Hugo Santos terão de esperar mais um ano, depois de terem falhado a tentativa no Golf-Und Land-Club Koln, na Alemanha, onde só os 28 primeiros seguiram em frente.Hugo Santos

 

O campeão nacional absoluto amador, Hugo Santos, de Vilamoura, foi desclassificado na terceira volta, por ter assinado um cartão errado, depois de voltas em 77, 75 e 77 pancadas. Foi a segunda vez que Hugo Santos foi desclassificado este ano, depois do Campeonato Internacional Amador de Portugal/Ford, no Estela Golf, onde, o motivo, foi exactamente o mesmo, ou seja, a entrega de um cartão incorrecto.Nuno Campino

 

O vice-campeão nacional amador, Nuno Campino, da Aroeira, ia bem lançado nos dois primeiros dias (74+73), com francas esperanças de seguir em frente, mas uma terceira jornada em 79 pancadas remeteu-o, imediatamente, para uma situação delicada, acabando por ser eliminado, no 56º lugar, após uma derradeira volta de 74, que lhe deu um agregado de 300, 12 acima do Par. O vencedor foi o sueco Fredrik Soderstrom, com 280 (69+70+70+71), oito abaixo do Par.

 

A Primeira Fase da Escola de Qualificação do European Tour decorreu em cinco campos diferentes. Participaram 638 jogadores, mas só 148 passaram o “exame” e apuraram-se para a Segunda Fase.

Voltar


 

Revised: 02-10-2003 .