Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

World Golf Championship EQUIPA SUL-AFRICANA TRIUNFA NA CAROLINA DO SUL

 

W.G.C. - World Cup

Data: 13 a 16 de Novembro de 2003
Campo : Ocean do Kiawah Island Resort 
Par : 72
Local : Kiawah Island, Carolina do Sul, EUA

Resultados

 

Trevor Immelman e Rory Sabbatini vencedores da World Cup 2003 A equipa sul-africana constituída por Rory Sabbatini e Trevor Immelman venceu o torneio com 13 pancadas abaixo do par do campo, após terem concretizado 70, 69, 63 e 73 pancadas nas voltas regulamentares do evento, que se realizou no mesmo campo em que se disputou a Ryder Cup de 1991. 

A equipa da África do Sul partiu para a volta final com 7 pancadas de vantagem sobre as restantes, após ter concretizado o melhor resultado parcial do torneio, 63 pancadas, diferença que viu reduzida em relação à equipa segunda classificada devido a uma fraca volta final. 

Nesta Taça do Mundo de Pares participaram 23 países, tendo a mesma sido disputada num formato, em que a primeira e terceira voltas foram jogadas na modalidade de fourball-better-ball e, as segunda e última jornadas, em foursomes (saídas e pancadas alternadas). 

A World Cup é a primeira prova do período que decorre entre a última prova do calendário de 2003 e o início da época de 2004, intervalo a que os americanos chamam “Second Season” ou “Silly Season”, tendo os membros das equipas que participaram nesta Taça sido apurados através da ordem de mérito mundial. A equipa Americana Jim Furyk e Justin Leonard

Na equipa americana Tiger Woods (nº1) e Davis Love III (nº4) declinaram o convite, bem como, Kenny Perry (nº8), David Toms (nº9) e Phil Mickelson (nº13) tendo, consequentemente, a equipa americana sido constituída por Jim Furyk (nº 5) e Justin Leonard (nº16). 

Outros jogadores que decidiram não participar neste evento, “guardando-se” para a Presidents Cup que se disputa na próxima semana, foram: Nick Price (Zimbabwé); Mike Weir (Canadá); e, Vijay Singh (Ilhas Fiji), jogadores de países que acabaram por não participar no evento tendo sido substituídos por outros três: França; Paraguai; e, Trinidad & Tobago. 

O torneio era dotado duma bolsa de prémios no valor de 4 milhões de dólares (cerca de 3,4 milhões de euros) tendo cada um dos vencedores recebido 700 mil dólares (cerca de 595 mil euros). Goosen e Els, vencedores de 2001

A vitória sul-africana – a quinta na história da Taça – foi a terceira obtida nos últimos sete anos, tendo a dupla Ernie Els / Retief Goosen ganho em 2001 o torneio que se disputou em Gotemba, no Japão, após terem eliminado, num play-off, a Dinamarca, a Nova-Zelândia e os EUA. 

As três primeiras vitórias da África do Sul ocorreram: em 1965, em Espanha, com a equipa, Gary Player / Herold Henning; em 1974, na Venezuela, com a formação, Bobby Cale / Dale Hayes; e, em 1996, na África do Sul, com a dupla, Ernie Els / Wayne Westner. Paul Casey e Justin Rose

No 2º lugar do evento classificou-se a equipa da Inglaterrs formada pelo par Justin Rose / Paul Casey, que terminaram a sua prestação com mais quatro pancadas que o vencedor apesar de na volta final, com 67 pancadas, terem igualado o melhor resultado da jornada. 

Os 3º e 4º lugares foram ocupados pelas equipas francesa – Thomas Levet / Raphael Jacquelin – e alemã – Alex Cejka / Marcel Siem – que concretizaram, respectivamente, 8 e 6 pancadas abaixo do par do campo. 

A equipa americana – que já ganhou 23 vezes nas 49 edições desta Taça - concluiu a sua prestação no 5º lugar, empatada, com 4 pancadas abaixo do par do campo, após ter concretizado 75 pancadas na volta final, resultado ocasionado por um bogey e um triplo-bogey produzidos em dois buracos dos últimos nove da ronda. 

As últimas vitórias dos EUA ocorreram em 2000 – em que a equipa constituída por Tiger Woods / David Duval derrotou a Argentina, país anfitrião do evento – e, em 1999, ano em que Tiger Woods / Mark O’Meara venceram em Kuala Lumpur, na Malásia, a Taça que teve pela última vez o nome “World Cup of Golf”, tendo em 2000 entrado na série “World Golf Championship” passando a designar-se por World Cup. Padraig HarringtonPaul McGinley

A equipa da Irlanda constituída por Paul McGinley / Padraig Harrington – que representaram pela sétima vez consecutiva o seu país e venceu em 1997 – partilhou o 5º lugar com a equipa americana ao concluir a volta final com a excelente marca de 67 pancadas, o melhor resultado da jornada. 

Shijeki MaruyamaHidemichi Tanaka A equipa japonesa, formada por Shigeki Maruyama / H. Tanaka, que defendia o título ganho em Pueto Vallarta, no México, por Toshi Izawa / Shigeki Maruyama, após a primeira vitória obtida pelo Japão em 1957, partilhou o 7º lugar, com 3 pancadas abaixo do par do campo, com a equipa da Suécia constituida por Niclas Fasth / Fredrik Jacobson. 

As restantes equipas europeias: a Escócia – Paul Lawrie / Alastair Forsyth; País de Gales – Ian Woosnam / Bradley Dredge; a Espanha – Ignacio Garrido / Miguel A. Jimenez; e, a Dinamarca – Anders Hansen / Sören Kjeldsen, classificaram-se, respectivamente, nas 9ª, 12ª, 14ª e 19ª posições da classificação geral. Ian Woosman

Ian Woosnam substituiu, na equipa de Gales, Phillip Price, que se encontrava com gripe, e Thomas Björn, vítima duma lesão nas vértebras do pescoço, foi substituído, na equipa da Dinamarca, por Anders Hansen.

Voltar


 

Revised: 18-11-2003 .