Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

 PGA de Portugal - PROFISSIONAIS DE GOLFE PORTUGUESES EM FORMAÇÃO

PRESS-RELEASE

  O I SEMINÁRIO PGA DE PORTUGAL DE 2004 TRAZ A PORTUGAL UM DOS MAIS CONCEITUADOS TREINADORES DO MUNDO, COM OBJECTIVOS A LONGO PRAZO DE AJUDAR A DESCOBRIR UM CAMPEÃO PORTUGUÊS

A análise ao ‘swing’ de Tiger Woods, o nº1 mundial de golfe, é um dos pontos mais altos do I Seminário PGA de Portugal de 2004, que a Associação dos Profissionais de Golfe Portugueses está a organizar, entre hoje (Segunda-feira) e amanhã, no Hotel D. Pedro Golf, em Vilamoura. 

Claude Harmon III é a grande “estrela” desta acção de formação, que captou a participação de algumas dezenas de sócios da PGA de Portugal. O norte-americano, de 33 anos, é já considerado um dos melhores treinadores de golfe do Mundo.

 

Há sete anos, Claude Harmon III fundou, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Butch Harmon School of Golf, baptizada com o nome do seu pai, o famosíssimo treinador de Tiger Woods e Adam Scott, entre muitos outros, embora, no final da época passada, tenha havido uma ruptura profissional com o nº1 mundial.

 

Em 1999, Os Harmon consideraram que estava na hora de exportar o seu conceito de ensino e abriram as primeiras academias na Europa.

 

Portugal, pelas suas condições climatéricas, foi um dos locais de eleição e Claude Harmon III instalou-se em Vilamoura durante dois anos, fazendo amizades que se mantêm até hoje, por exemplo, com Sebastião Gil (o actual treinador das selecções nacionais), David Silva (presidente da PGA de Portugal) e Almerindo Sequeira.

 

Foi essa ligação a Portugal que o levou a aceitar o desafio que lhe foi lançado pela PGA de Portugal de protagonizar o lançamento de uma série de três seminários de formação aos profissionais de ensino radicados no nosso país. Recorde-se que a PGA de Portugal tem, actualmente, 155 sócios.

 

Como explica David Silva, «um dos objectivos desta cooperação consiste em pegar num jovem talento português e, através da experiência do Claude, dos seus conhecimentos técnicos e da sua inquestionável categoria, colocá-lo num dos principais circuitos mundiais dentro de dez anos».

 

A tarefa poderá parecer hercúlea, mas veja-se, por exemplo, o que Claude Harmon III fez com Trevor Immelman: quando pegou nele, era um jogador que nem figurava nos 250 primeiros do ‘Ranking’ Mundial de Golfe. Actualmente, o sul-africano é o 34º golfista mundial, o nº5 na Ordem de Mérito Europeia, tendo já conquistado dois títulos no Sunshine Tour, um no Challenge Tour e três no European Tour, quando conta apenas com... 24 anos!

 

O treinador norte-americano transferiu-se mais recentemente para o Reino Unido, onde tem trabalhado em projectos de formação de amadores britânicos, firmando um contrato com a Scottish Golf Union.

 

A nível profissional, para além do trabalho com Trevor Immelman, presta também assistência técnica ao irlandês da Ryder Cup, Darren Clarke (13º golfista mundial) e ao australiano Adam Scott (14º).

 

O I Seminário PGA de Portugal iniciou-se hoje às 08:30 horas, terminando amanhã. Ao longo dos dois dias, os participantes analisarão um jovem com ‘handicap’ entre 0 e 5, uma jovem entre 6-10, e dois amadores adultos com ‘handicaps’ de 10 e de 16. Os profissionais portugueses serão convidados a detectar os erros e a elaborar uma plano de correcção dos mesmos. A segunda parte do seminário debruçar-se-á, então, sobre os gestos técnicos de Tiger Woods, Adam Scott e Trevor Immelman.

 

Note-se que estes seminários integram um plano mais lato que inclui o Curso de Formação de Treinadores da FPG/PGA de Portugal, que tão bons resultados tem dado, havendo já cerca de duas dezenas de profissionais com o estatuto de ‘Fully Qualified’.

Voltar


Opções de Retorno
- Indice Geral


 

Revised: 04-06-2004 .