Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Circuito Americano de Homens -  APPLEBY VENCE PRIMEIRO TORNEIO DA ÉPOCA

 

Mercedes Championship

Data: 8 a 11 de Dezembro de 2004
Campo : The Plantation Course
Pars : 73
Local : Kapalua, Maui, Havai

Resultados

sTUART aPPLEBY O australiano Stuart Appleby venceu, com uma pancada de vantagem, o primeiro torneio da época, que se disputou sob os habituais ventos fortes da ilha Maui, tendo produzido uma exibição de luxo com, 66, 67, 66 e 71 pancadas, obtidas nas voltas regulamentares, o que se traduziu em 22 pancadas abaixo do par do campo.

No torneio participaram apenas os vencedores dos torneios do PGA Tour de 2003 – 33 jogadores – encontrando-se entre estes o grande ausente do evento da época passada, Tiger Woods, que se encontrava então a convalescer da intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, a que se havia submetido em Dezembro de 2002.

O torneio do ano passado contou com 18 jogadores que obtiveram a sua primeira vitória naquele ano, facto que este ano não se verificou porquanto muitos dos participantes, caso de: Woods; Love; Singh; Weir; Furyk; Els; Toms; e, Parry, serem múltiplos vencedores, que ganharam mais de metade dos torneios do PGA Tour de 2003.

Appleby, conquistou o seu lugar neste evento inaugural da época, ao vencer no início de Dezembro último, o Las Vegas Invitational, a única vitória que conseguiu alcançar nos 27 torneios que disputou no PGA Tour de 2003, onde obteve o 12º lugar na money list, com ganhos superiores a 2,6 milhões de dólares (cerca de 2 milhões de euros).

Vijay Singh Appleby regressou ao Mercedes Championship quatro anos após ter vencido, em 1999, o Shell Houston Open, tendo mantido desde então uma presença discreta no Tour, até que, no final da época de 2003, regressou aos lugares cimeiros tendo obtido dois títulos de vice-campeão – nos 84 Lumber Classic of Pennsylvania e no WGC-Almerican Express Championship – chegando à vitória, no torneio do Texas, logo após estes eventos.

Com a marca de 66 pancadas na volta inicial, Appleby obteve a liderança da prova, da qual veio a ser destronado, na ronda seguinte, por Vijay Singh – o nº 1 da money list 2003 – que com uma sequência de sete birdies nos últimos buracos apurou 64 pancadas concluindo a volta com dez birdies, o que lhe deu uma pancada de vantagem sobre o australiano.

Na terceira jornada, com 66 pancadas, Appleby recuperou a liderança que manteve até ao fim, deixando Singh com mais duas pancadas no fim da terceira volta, vindo este a encurtar a diferença para uma pancada na volta final, sagrando-se assim vice-campeão.

Singh que habitualmente jogava com um putter tradicional apareceu na volta inaugural com um belly putter (putter de vareta longa onde a mão esquerda encosta à barriga).

Singh obteve na época de 2003 quatro vitórias, tornando-se o nº 1 da ordem de mérito com ganhos superiores a 7,5 milhões de dólares (cerca de 5,8 milhões de euros).

Darren Clarke O irlandês Darren Clarke, full-member do Circuito Europeu, foi uma das grandes vedetas do evento tendo concluído a sua prestação no 3º lugar, com os resultados parciais de 67, 69, 69 e 70 pancadas, que revelam o soberbo nível de golfe que praticou.

Clarke, venceu no ano passado o World Golf Championship – NEC Invitational, a sua segunda vitória obtida nesta série, triunfo que lhe deu o acesso ao Mercedes Championship, no qual se apresentou com menos 13 quilos de peso e limpo de nicotina por ter decidido deixar de fumar.

Clarke concluiu o evento com 17 pancadas abaixo do par do campo.

Tiger Woods, o nº 1 mundial, que fez 28 anos a semana passada, terminou a competição empatado com o sul-africano Retief Goosen, ambos com 15 pancadas abaixo do par do campo.

Tiger Woods Woods foi este ano, pela quinta vez consecutiva, eleito pelos seus pares o “Jogador do Ano”, tendo contudo sido destronado da liderança da money list, que mantinha há quatro anos, pelo fijiense Vijay Singh.

Woods, que desde 1998, não obteve, pela primeira vez esta época, qualquer Major, concluiu o ano com cinco vitórias que lhe renderam cerca de 6,6 milhões de dólares (cerca de 5,1 milhões de euros).

O 4º lugar neste torneio rendeu a Woods 275 mil dólares (cerca de 216 mil euros) valor que lhe permitiu alcançar os 40 milhões de dólares (cerca de 31 milhões de euros) de ganhos na carreira.

O ano de ouro de Tiger foi 2000, época em que obteve nove vitórias, das quais três foram Majors tendo ainda batido o recorde do menor número médio de pancadas por volta e, embolsado mais de 9 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de euros).

Retief Goosen, outro notável do Circuito Europeu, bi-campeão da ordem de mérito deste circuito, concluiu o evento empatado com Woods tendo na terceira volta igualado o recorde do torneio, 64 pancadas, já averbado, na segunda volta, por Vijay Singh.

Ernie Els O sul-africano Ernie Els, que defendia o título que obteve com o recorde de 31 pancadas abaixo do par do campo, não conseguiu desta feita, melhor que 4 pancadas abaixo do par do campo, tendo-se classificado na 21ª posição, empatado com Fred Couples e J. L. Lewis.

Els foi em 2003 o jogador que maior número de vitórias (sete) obteve ao nível mundial.

O mais interessante despique, na história recente deste evento - em 2000 - teve como protagonistas Els e Woods, que após terem empatado as voltas convencionadas do evento com um eagle no buraco 18, continuaram empatados no primeiro buraco extra, onde ambos produziram birdies, vindo a contenda a ser ganha por Woods no buraco seguinte, com um birdie-putt de mais de 12 metros.

Voltar


 

Revised: 16-01-2004 .