Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Circuito Americano de Homens -  ELS BISA VITÓRIA NO HAVAI

 

Sony Open

Data: 15 a 18 de Janeiro de 2004
Campo : Waialae Country Club
Pars : 70
Local : Honolulu, Havai

Resultados

Ernie Els O sul-africano Ernie Els, alcançou novo triunfo neste evento ao derrotar, em playoff, num terceiro buraco extra, o americano Harrison Frasar, após ambos terem terminado as voltas regulamentares com 16 pancadas abaixo do par do campo.

Corey Pavin Els, o “Big Easy”, nº 3 da ranking mundial de 2003, ao vencer este torneio pela segunda vez consecutiva, tornou-se o primeiro jogador a conseguir tal feito, 17 anos após Corey Pavin ter obtido o título de campeão deste evento em 1986 e em 1987.

O “Big Easy”, 34 anos, derrotou o ano passado, num segundo buraco extra, com um putt de 15 metros, o jovem australiano Aaron Badley que, este ano, não conseguiu melhor que um 45º lugar, empatado.

Els foi o primeiro jogador a obter duas vitórias consecutivas em playoff num mesmo evento, feito apenas consumado por Nick Faldo nos The Masters, em 1989 e 1990.

Harrison Frazar Els e Frazar obtiveram, respectivamente, nas quatro jornadas, as excelentes marcas de 67, 64, 66 e 65 e 67, 63, 66 e 66 pancadas, deixando na 3ª posição, com mais duas pancadas, o nº 4 mundial, Davis Love III.

Ernie e Harrison iniciaram o desempate no buraco 18 (par 5) tendo ambos concluído o mesmo com um par, repetindo este resultado no buraco seguinte, um par 4, vindo a concluir a contenda num par 3 onde Els ‘arrumou’ Frazar após ter colocado a bola no green com um ferro 6 a 7,5 metros da bandeira.

Els averbou a sua 13ª vtória no PGA Tour – a 48ª mundial – tendo recebido o prémio de 846 mil dólares (cerca de 692 mil euros).

O nº 3 mundial, Els, irá disputar proximamente torneios na Tailândia e na Austrália, projectando regressar aos EUA, para disputar outros eventos, em fins de Fevereiro ou em meados de Março.

Frazar que liderava o evento no início da última volta com duas pancadas de vantagem sobre Els, veio a empatar com este, repetindo  a sina que o persegue desde 1998, ano em que concluiu o Bank of America Colonial no 4º lugar e o Phoenix Open na 3º posição, quando era o potencial vencedor destes eventos.

Harrison Frazar, que ingressou no PGA Tour há sete anos, não conseguiu ainda qualquer vitória, tendo a época passada disputado 27 eventos em que conseguiu quatro Top-25, dos quais quatro foram Top-10 tendo falhado nove cuts.Vijay Singh

Vijay Singh, o nº 1 da money list 2003, terminou a competição na 10ª posição, empatado, com 10 pancadas abaixo do par do campo, a pior classificação que obteve nos dez torneios que disputou desde 24 de Agosto de 2003, data em que obteve um 6º lugar, empatado, no WGC-NEC Invitational.Retief Goosen

Os membros do European Tour, o sul-africano, Retief Goosen e o sueco Jesper Parnevik – que foi membro da Ryder de 2002 que se disputou em De Vere Belfry - obtiveram a 15ª posição no evento, com 9 pancadas abaixo do par do campo.

Jesper Parnevik Parnevik que é também membro do US PGA Tour, cuja última vitória data de 2001 – no Honda Classic – tem vivido nos últimos tempos numa constante baixa de forma que é bem evidenciada pelos resultados conseguidos na última época, onde nos 31 eventos em que participou no Circuito Americano, apenas se classificou em 20, tendo obtido cinco Top-25 dos quais só um foi Top-10.

No torneio para além de Els e Pavin participaram mais quatro anteriores vencedores do mesmo que obtiveram os resultados indicados: Jerry Kelly (2002) – 5ºE; Paul Azinger (2000) – 10ºE; John Huston (1998) – 10ºE; e, David Ishii (1990) – 59ºE.

Michelle Wie A grande sensação do evento foi a jovem amadora, natural de Honolulu, Michelle Wie, que com 14 anos participou no evento a convite dum patrocinador, tendo apurado o par do campo (72+68) vindo a falhar o cut por uma pancada, como os seus companheiros de infortúnio, os consagrados: Jeff Maggert; Kenny Perry; Jim Furyk; Craig Perks; Chad Campbell; Darren Clarke; e, Ben Curtis. Stuart Appleby

Stuart Appleby que venceu o primeiro torneio da época de 2004 na semana passada, o Mercedes Championship, também não passou o cut por uma pancada.

Wie é uma jovem prodígio que lembra Tiger Woods, que se iniciou no golfe muito cedo pela mão do seu pai - que é motorista da Universidade de Honolulu - e que consegue bater as bolas à distância de 285 metros, tendo-se estreado no Sony Open com a idade de 10 anos.

A talentosa Wie ganhou em 2003 um torneio para adultos, o US Women Amateur Public Links, tendo ainda passado os cuts em oito das nove competições do LPGA Tour em que participou, conseguindo mesmo um surpreendente 9º lugar no Nabisco Championship.Suzy Whaley

Após Babe Zaharias em 1945 e Suzy Whaley e Annika Sörenstam em 2003, Wie teve agora a mesma sorte que as suas duas anteriores colegas que não conseguiram passar o cut, a primeira no Greater Hartford Open e a segunda no Bank of America Colonial.

Entre outros notáveis que não passaram o cut encontram-se: Scott Hoch; John Cook; Tom Pernice; Steve Flesh; Craig Stadler; Notat Begay III; Adam Scott; Jeff Sluman; e, Matt Kuchar.

Voltar


 

Revised: 21-01-2004 .