Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Circuito Americano de Homens -  GOOSEN BISA VITÓRIA NO US OPEN

 

104º US Open Championship

Data: 17 a 20 de Junho de 2004
Campo : Shinnecock Hills Golf Club
Par : 70
Local :Southampton, New Iorque EUA

Resultados

US Open O sul-africano Retief Goosen, 35 anos, repetiu o feito alcançado em 2001, ao vencer o 104º US Open, com 4 pancadas abaixo do par do campo, batendo o seu mais directo competidor Phil Mickelson que apurou mais duas pancadas. 

Goosen, vencedor da ordem de mérito europeia de 2001 e 2002, tornou-se o 21º múltiplo vencedor do US Open, tendo recebido um cheque no valor de 1,125 milhões de dólares (cerca de 929 mil euros). 

O campo foi considerado por todos os jogadores muito difícil com greens duros, estado que, somado ao vento forte que se fazia sentir junto aos mesmos, tornou as jogadas muito problemáticas. 

Na última volta nenhum jogador conseguiu jogar abaixo do par facto que não ocorria no US Open desde 1963.

A média de scores produzidos pelos jogadores, 78,727 pancadas, atesta bem o grau de dificuldade do campo, tendo o buraco 7, um par 3, sido considerado por muito jogadores como ‘injogável’, uma vez que aos factores - dureza do green e o vento que os varria - se somava ainda, neste caso, a ondulação do terreno, o que determinou que a média de shots batidos neste buraco tenha atingido as 3,413 pancadas. 

Phil Mickelosn Phil Mickelson perdeu o torneio ao concretizar 5 pancadas, no buraco 17, um par 3 curto, em que necessitou de três pancadas para enfiar a bola no buraco que se encontrava a 1,5 metros de distância. 

Mickelson concluiu a última volta com 71 pancadas, as mesmas com que Goosen concluía a ronda, mantendo assim esta vantagem de duas pancadas com que partiu para a volta final. 

Goosen e Mickelson foram os únicos jogadores que conseguiram terminar a competição com marcas abaixo do par do campo, o que evidência bem as dificuldades que o campo apresentava. Jeff Maggert

Jeff Maggert conseguiu concluir a última ronda com uma pancada acima do par do campo o que lhe permitiu terminar a sua prestação no 3º lugar, isolado. 

Ernie Els Els, que saiu na última ronda na mesma formação do seu compatriota Goosen e se encontrava empatado com Mickelson, averbou o seu pior resultado numa volta num Open, 80 pancadas, resultado que o ‘atirou’ para o 9º lugar empatado, com 7 pancadas acima do par do campo. 

O ‘Big Easy’ venceu este Major em 1994 e 1997, anos em que Colin Montgomerie se sagrou vice-campeão, que este ano não esteve presente no evento por não ter conseguido qualificar-se para o mesmo. 

Tiger Woods Woods teve também uma prestação decepcionante com marcas de 72+69+73+ 76=287 pancadas, 10 pancadas acima do par do campo, muito longe dos resultados obtidos em 2000 (272 pancadas) e em 2002 (277 pancadas). 

Tiger já venceu oito Majors, incluindo os dois US Open, não tendo conseguido nenhum Major nos últimos dois anos, preparando-se agora para o fazer em Julho, em Troon, campo onde será disputado o British Open, após defender, em 4 de Julho, o título de campeão obtido no Western Open do ano passado, que se irá disputar em Chicago. Corey Pavin

Corey Pavin que triunfou neste Major em 1995, bateu agora 67, 71, 73 e 79 pancadas, tendo concluído a sua prestação na 17ª posição, empatado, com 10 pancadas acima do par do campo. Lee Janzen

Lee Janzen, vencedor do torneio em 1993 e 1998, apurou agora neste evento 12 pancadas acima do par do campo, pelo que ocupou o 24º lugar empatado na classificação do torneio. 

Singh não conseguiu melhor que o 28º lugar, empatado, com 13 pancadas acima do par do campo. Sergio Garcia

Do naipe europeu que participou na competição, sobressaem, Sergio Garcia, que foi o melhor jogador em campo, apurando 11 pancadas acima do par do campo, seguindo-se-lhe, respectivamente, Padraig Harrington, com 15 pancadas e Lee Westwood, com 16 pancadas acima do par do campo. Jim Furyk

Jim Furyk, o vencedor do evento em 2003, concluiu a sua prestação com 18 pancadas acima do par do campo. 

Outros grandes nomes do golfe europeu como sejam: Ian Poulter; Miguel Angel Jimenez; Darren Clarke; Paul Casey; Thomas Björn; Thomas Levet; Adam Scott; Nick Faldo; Fredrik Jacobson; Paul Lawrie; e, Justin Rose, apuraram resultados acima do cut que foi estabelecido ao nível das 146 pancadas. 

Outros nomes famosos da cena do golfe internacional foram eliminados, após a segunda volta, ao não conseguirem atingir menos de 146 pancadas, como sejam: Duffy Waldorf; Brad Faxon; Jonathan Kaye; Michael Campbell; Justin Leonard; Rich Beam; Stuart Appleby; Stewart Cink; Davis Love III; Kenny Perry; Fred Couples; Jonathan Byrd; David Duval; Mark Brooks; e, Joey Sindelar.

Voltar


 

Revised: 25-06-2004 .