Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Circuito Americano de Homens -  SINGH CONQUISTA MAJOR EM PLAY-OFF

 

86º PGA Championship

Data: 12 a 15 de Agosto de 2004
Campo : Whistling Straits
Par : 72
Local :Kohler, Wisconsin, EUA

Resultados

Vijay Singh O campo Whistling Straits, desenhado por Peter Dye é uma imitação dos links irlandeses, foi construído há seis anos nas encostas do Lago Michigan, com um comprimento de cerca de 6.868 metros foi o palco escolhido para o PGA Championship sendo o percurso mais longo em que, até à data, se disputou um Major

Foi neste cenário, para alguns diabólico e consequentemente inesquecível, que Vijay Singh, 41 anos, obteve a sua segunda vitória neste Major – recebendo o Wanamaker Trophy – feito que ele próprio reconheceu ter sido uma grande surpresa, por, na última volta, ter produzido 76 pancadas após as 67, 68 e 69 pancadas obtidas nas rondas anteriores o que veio a determinar que a contenda fosse dirimida em play-off

Vijay Singh conseguiu a vitória com o maior número de pancadas concretizadas numa volta final num Major, facto que só foi superado em 1938, ano em que Reg Whitcomber venceu, com 78 pancadas na ronda final, o British Open. Chris DiMarco

No play-off intervieram Chris DiMarco e Justin Leonard, tendo Singh derrotado ambos ao concretizar um birdie num par 4, que obteve com um drive, seguido dum pitch em que colocou a bola a 1,5 metros da bandeira. 

Singh apurou a sua quinta vitória na época, recebendo o prémio de 1,125 milhões de dólares (cerca de 912 mil euros) o que lhe permitiu consolidar a sua posição de nº 1 da money list, com ganhos na ordem dos 7 milhões de dólares (cerca de 5.673 milhões de euros). 

Singh conseguiu agora a sua terceira vitória num Major após ter conquistado, em 1998, o US PGA Championship e, em 2000, o Masters Tournament. 

Singh regista já 20 vitórias no PGA Tour onde ingressou em 1993, tendo nos últimos 20 meses averbado nove vitórias, e arrecadado mais de 20 milhões de dólares (cerca de 16 milhões de euros). Justin Leonard

DiMarco que com Leonard se sagraram vice-campeões, concluíram a volta final, respectivamente, com 71 e 75 pancadas, tendo o primeiro beneficiado duplamente deste resultado, porquanto, não só recebeu 550 mil dólares (cerca de 446 mil euros) como Leonard, como garantiu o 8º lugar no apuramento automático para a Ryder Cup. 

Ernie Els Ernie Els e Chris Riley partilharam o 4º lugar, com mais uma pancada que o score apurado pelos três jogadores que se submeteram ao desempate após efectuarem as voltas regulamentares. 

Els com 14 vitórias no PGA Tour e 37 triunfos em torneios realizados ao nível mundial, obteve este ano dez Top-25 dos quais oito foram Top-10 onde se incluem dois primeiros lugares, dois segundos e um terceiro, o que coloca Els na 3ª posição da ordem de mérito, com ganhos superiores a 4,3 milhões de dólares (cerca de 3,5 milhões de euros). Chris Riley

Chris Riley ingressou no Tour em 1994 onde averbou apenas uma vitória em 2002, pelo que a posição agora alcançada se pode qualificar como um feito extraordinário tendo recebido o prémio no valor de 267.500 dólares (cerca de 217 mil euros) montante que o fez subir do 57º ao 44º lugar da ordem de mérito. 

Phil Mickelson Phil Mickelson, o nº 2 da ordem de mérito, que este ano conquistou – 12 anos após ingressar no Tour – o seu primeiro Major, o Masters Tournament, obteve o 6º lugar, empatado com Paul McGinley e K. J. Choi, que apuraram 6 pancadas abaixo do par do campo. 

Mickelson conta já com 23 vitórias no Tour e apresenta-se na época com ganhos superiores a 5,6 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros). Shaun Micheel

Shaun Micheel que defendia o título concluiu a sua prestação com 2 pancadas abaixo do par do campo. 

Os europeus seguintes obtiveram os resultados indicados entre parêntesis: Darren Clarke (-4); Fredrik Jacobson (-3); Luke Donald (-2); Miguel Angel Jimenez (-1); Ian Poulter (par); Niclas Fash (+1); Padraig Harrington (+1); Nick Faldo (+2); Bernhard Langer (+6); e, Colin Montgomerie (+9). 

Tiger Woods Tiger Woods com as marcas de 75, 69, 69 e 75 pancadas, duas pancadas abaixo do par, voltou a decepcionar os seus fans, mostrando grande insegurança, no jogo longo, curto e no putt, mantendo contudo o seu lugar de nº 1 no ranking mundial. 

Neste Major a sua sequência de 129 torneios em que passou o cut, esteve em sérios riscos de ser interrompida após ter apurado144 pancadas nas duas voltas iniciais num torneio em que o cut foi estabelecido nas 146 pancadas. 

Woods que venceu este Major em 1999 e 2000 e detém o título em mais sete outros não conseguiu qualquer victória nos últimos dez Majors que disputou. 

A quebra de forma de Woods é agora bem visível, tendo este ano apenas registado uma vitória no WGC – Accenture Match Play e três Top-10. Sergio Garcia

Outras surpresas do evento foram Sergio Garcia e John Daly (vencedor do evento em 1991) que não conseguiram passar o cut, o que para este último era vital para poder, eventualmente, ser portador dum wild card para a Ryder Cup. 

A classificação automática para a Ryder Cup fechou com os resultados deste torneio tendo sido apurados: Tiger Woods; Phil Mickelson; Davis Love III; Jim Furyk; Kenny Perry; David Toms; Chad Campbell; Chris DiMarco; Fred Funk; e, Chris Riley. 

Os wild cards anunciados pelo capitão da equipa americana, Hal Sutton, foram para Jay Haas e Stewart Cink. 

Não participaram no evento por razões pessoais ou lesão os seguintes jogadores: Jeff Maggertt; Retief Goosen; Nick Price (vencedor do evento em 1992 e 1994); e, Greg Norman (vencedor em 1993). 

Não passaram o cut, entre outros jogadores: Fred Funk; Thomas Levet; José Maria Olazabal; Mike Weir; Lee Westwood; Justin Rose; Hal Sutton; Jesper Parnevik; Davis Love III; Rich Beem (vencedor do Major em 2002); Ian Woosman; Jerry Kelly; Joakim Haeggman; David Duval; e, Jim Furyk.

Voltar 


 

Revised: 23-08-2004 .