Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

Circuito Americano de Homens -  GOOSEN O VENCEDOR SURPRESA DO ÚLTIMO EVENTO DA ÉPOCA

 

The Tour Championship

Data: 4 a 7 de Novembro de 2004
Campo : East Lake Golf Club
Pars : 70
Local : Atlanta, Georgia, EUA

Resultados

Retief Goosen Com 64 pancadas na volta final o sul-africano Retief Goosen obteve uma retumbante vitória com quatro pancadas de vantagem sobre a concorrência, quando todas as atenções se encontravam focadas, à partida para a ronda final, nos co-lideres do evento, Tiger Woods e Jay Haas.

Goosen com esta excelente marca final, suplantou Woods e Haas que concluíram as suas prestações com os decepcionantes resultados de 72 e 75 pancadas, resultados que os atiraram para os 2º e 7º lugares da classificação do torneio.

Goosen consumou a sua quinta vitória no Tour, onde ingressou em 2201, sendo detentor dos títulos de campeão do US Open Championship de 2001 e 2004.

Este segundo triunfo, agora alcançado por Goosen no Circuito, foi obtido com resultados parciais de 70, 66, 69 e 64 pancadas, ou seja, com 11 pancadas abaixo do par  do campo.

Retief nas 16 competições que disputou no Circuito Americano obteve onze Top-25 – dos quais nove foram Top-10 – tendo falhado os cuts, no Bay Hill Invitational, no The Players Championship e no MCI Heritage.

O prémio para o vencedor era de 1.080.000 dólares (cerca de 840 mil euros) montante que lhe permitiu subir do 13º ao 6º lugar da money list contabilizando na época ganhos no valor de 3.885.573 dólares (cerca de 3 milhões de euros).

O sul-africano, que é membro honorário do Circuito Europeu – onde este ano obteve um triunfo no Smurfit European Open – concluiu a ordem de mérito deste Tour, no 2º lugar apresentando ganhos superiores a 2,3 milhões de euros.

No ranking mundial dos prémios ganhos em 2004, Retief Goosen totalizou receitas superiores a 5 milhões de dólares (cerca de 3,8 milhões de euros), valor auferido nos 28 torneios que disputou que o colocou no 5º lugar no ranking.

Tiger Woods O The Tour Championship, o último torneio da época, em que participaram apenas os 30 primeiros classificados na money list, registou o regresso ao Tour de Tiger  Woods, após cerca de quatro semanas de férias destinadas a: consumar o seu casamento com a ex-modelo sueca, Elin Nordegren, que se realizou a 5 de Outubro último, num luxuoso resort na Ilha dos Babados ; e a efectuar a viagem de núpcias, pelo mar das Caraíbas, a bordo do seu iate “Privacy”.

Tiger Woods que alguns comentadores consideraram estar um pouco rusty (enferrujado) – por falhar com frequência os fairways nos shots de saída e evidenciar um medíocre jogo curto – acabou a última volta com duas pancadas acima do par do campo – 72 pancadas – a mesma marca que havia obtido na primeira ronda.

Com os resultados parciais de 72, 64, 65 e 72 pancadas, Woods concluiu o evento com 7 pancadas abaixo do par do campo.

Este resultado colocou Woods no 2º lugar do evento, após ter iniciado a volta final no 1º lugar empatado com Haas, situação que se repetiu pela terceira vez, nas 33 ocasiões em que Woods liderou um evento no fim da terceira volta, tendo duas destas ocorrido neste mesmo campo, tendo na última, em 2000, saído vencedor Phil Mickelson.

Tiger Woods que apresenta no seu palmarés 40 vitórias no PGA Tour e 7 triunfos a nível nacional, não conseguiu esta época conquistar um único torneio na modalidade de stroke play tendo apenas ganho este ano um torneio – o WGC – Accenture Match Play Championship.

Com apenas 18 torneios disputados esta época Tiger conseguiu apurar dezassete Top-25 – dos quais treze foram Top-10 – tendo ficado apurado no 4º lugar da money list com ganhos superiores a 5,3 milhões de dólares (cerca de 4,1 milhões de euros).

Jerry Kelly O 3º lugar do evento foi obtido por Jerry Kelly – cujo a última vitória data de 2002, ano em que ganhou dois torneios – que acedeu ao torneio por se encontrar na 24ª posição da money list tendo acabado a época no 17º lugar deste ranking, após ter recebido o prémio de 414 mil dólares (cerca de 322 mil euros) valor que lhe permitiu apresentar ganhos ao redor dos 2,5 milhões de dólares (cerca de 1,9 milhões de euros).Stephen Ames

O natural da Ilha de Trinidad, Stephen Ames, o canadiano, Mike Weir e o australiano Mark Hensby partilharam o 4º lugar com 5 pancadas abaixo do par do campo.Mike Weir

Weir – que em 2001 venceu o torneio e em 2004 conquistou o Nissan Open – que se encontrava no inicio da volta final na 3ª posição do evento, caiu para a posição seguinte da classificação ao concluir a última volta com 70 pancadas.

Jay Haas No 7º lugar do evento terminaram, empatados, Jay Haas e Scott Verplank, com 4 pancadas abaixo do par do campo.

O veterano Haas, 50 anos - membro da equipa americana da Ryder 2004 e que não obtém qualquer vitória desde 1993 – co-lider do evento no início da última jornada com as excelentes marcas de 67, 66 e 68 pancadas, deitou tudo a perder na ronda final ao concretizar 75 pancadas.

Vijay Singh Vijay Singh, o nº 1 da money list, recordista mundial de ganhos obtidos em prémios, 10,9 milhões de dólares (cerca de 8,4 milhões de euros), esteve neste torneio pouco inspirado tendo obtido nas quatro jornadas resultados muito irregulares 69, 73, 79 e 65 pancadas que o remeteram para o 9º lugar do evento, com 3 pancadas abaixo do par do campo.

Singh falhou assim o seu objectivo de obter dez vitórias na época, feito que até à data só foi superado – 11 torneios – por San Snead em 1950.

Singh perdeu este evento em 1998, num play-off em que foi derrotado por Hal Sutton, tendo conquistado a competição em 2002.

Phil Mickelson O grande vencedor do evento de 2000, Phil Mickelson, o nº 3 da money list, também não esteve muito inspirado, tendo batido 71, 72, 67 e 74 pancadas, resultados que o colocaram no 19º lugar, empatado com o japonês Maruyama, ambos com 4 pancadas acima do par do campo.

Ernie Els Ernie Els, o “Big Easy”, nº 2 da money list e da world money list não esteve na sua melhor forma no torneio tendo concluído a sua prestação no 10º lugar, empatado com Rory Sabbatini e David Toms, que apuraram 2 pancadas abaixo do par do campo.

Padriag Harrington Os europeus Padraig Harrington, Darren Clarke, Sergio Garcia obtiveram na competição, o primeiro o 14º lugar e, os dois últimos, a 15ª posição, empatados com Stuart Appleby tendo concretizado, respectivamente, uma e duas pancadas acima do par do campo.

O vencedor do evento em 2003, Chad Campbell, após concretizar duas voltas de 73 pancadas desistiu do torneio.

Davis Love III, também desistiu durante a primeira volta do evento devido a uma lesão no ombro.

Voltar


 

Revised: 09-11-2004 .