Circuito Americano de Seniores -  JACOBSEN VENCE MAJOR

 

25º US Senior Open

Data: 29 de Julho a 1 de Agosto de 2004
Campo : Bellerive Country Club

Par : 71
Local : St. Louis, Missuri, EUA

Resultados

 

Peter Jacobson No mais longo campo onde, até hoje, se jogou o Major US Senior Open, desenhado por Robert Trent Jones e que foi palco do US Open de 1965 e do PGA Championship de 1992, o estreante no Tour Peter Jacobsen venceu o torneio com 12 pancadas abaixo do par do campo. 

Devido às más condições atmosféricas que se fizeram sentir na manhã do dia em que se deveria disputar a segunda jornada, o torneio foi suspenso, tendo, no domingo, sido disputadas as duas ultimas voltas do evento. 

Jacobsen que não participou nos dois últimos torneios – após ter sido operado a uma anca – devido às dores provocadas pela marcha dos 18 buracos, conseguiu vencer num dia em que foi obrigado a andar 36 buracos para concluir o torneio, obtendo uma vitória histórica apurando a sua terceira competição no Champions Tour. 

Jacobsen tornou-se o sétimo jogador - o primeiro após Don Pooley em 2002 – a conquistar o US Senior Open Championship, na primeira vez em que participou no evento. 

A vitória de Jacobsen foi obtida com quatro marcas abaixo do par – 65, 70, 69 e 68 pancadas – resultados que lhe permitiram receber o prémio para o vencedor no montante de 470 mil dólares (cerca de 390 mil euros). 

Jay Haas O filho da terra, Jay Haas, 50 anos, recém-chegado ao Champions Tour e Hale Irwin, 59 anos, natural do Colorado, mas grande conhecedor do campo, eram os grandes favoritos do torneio o que veio a ser confirmado pelos resultados obtidos por ambos: Irwin foi segundo com 11 pancadas abaixo do par e Haas obteve o 3º lugar, empatado com Tom Kite, tendo ambos apurado 10 pancadas abaixo do par do campo. 

Hale Irwin venceu o Senior Open em 1998 e 2000. Tom Kite

Tom Kite que liderava o evento no fim da terceira volta após apurar nesta 65 pancadas viu a sua sorte mudar ao concretizar 72 pancadas na última ronda o que atirou para o 3º lugar onde foi fazer companhia a Jay Haas. 

Hale Irwin Irwin obteve 20 vitórias no PGA Tour e regista já 40 títulos no Champions Tour, onde avultam dois US Opens e cinco outros Majors, contabilizando nos dois circuitos mais ganhos que qualquer outro jogador, exceptuando Tiger Woods. 

Irwin já ganhou este ano mais de 1,1 milhões de dólares (cerca de 914 mil euros) tendo conquistado dois torneios entre os quais figura o Major, Senior PGA Championship. 

Haas tem actuado no Champions Tour em grande forma numa idade em que muitos começam a claudicar, condição que é bem evidenciado pelos Top-10 conseguidos em seis dos dezasseis eventos que já disputou esta época, e onde já embolsou perto de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros). 

Este Major foi o terceiro disputado este mês: o primeiro, o Senior Players Championship, foi ganho por Mark James; o segundo, O Senior British Open, teve como vencedor, David Oakley. Bruce Litzke

Bruce Lietzke que defendia o título, teve uma primeira jornada decepcionante em que apurou 75 pancadas, tendo depois efectuado uma recuperação que o colocou na 22ª posição com voltas de 69, 70 e 69 pancadas. Craig Stadler

Craig Stadler que se estreou no circuito em meados do ano passado foi co-lider de Jacobsen no fim da segunda volta, tendo entrado em declínio depois com marcas de 73 e 70 pancadas que o atiraram para a 10ª posição do evento com 6 pancadas abaixo do par do campo. 

Os vencedores do evento: Bruce Fleisher (2001); Don Pooley (2002); Graham Marsh (1997); Dave Stockton (1996); Dave Eichelberger (1999) obtiveram as classificações seguintes: 10º; 14ºE; 24ºE; 28ºE; 36ºE. 

Três jogadores que participaram no US Open em 1965, que se disputou em Bellerive, marcaram presença neste evento: Gary Player; Arnold Palmer e Raymond Floyd, que não passaram o cut

Não passaram também o cut os seguintes jogadores, entre outros: Jerry Pate; J. C. Snead; Bob Wadkins; Ben Crenshaw; Vicent Fernandez; Hubert Green; e, Jim Dent.

Voltar


 

Revised: 03-08-2004 .