Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - SIEM VENCE NA ÁFRICA DO SUL

 

39º Dunhill Championship

Data: 22 a 25 de Janeiro 2004
Campo : Houghton Golf Course
Pars : 72
Local : Joanesburgo, África Sul

Resultados

Marcel Siem O alemão Marcel Siem, 23 anos, obteve a sua primeira vitória no circuito ao derrotar num terceiro buraco de play-off os franceses Raphaël Jacquelin e Gregory Havret, após terem concluído as voltas regulamentares com 22 pancadas abaixo do par do campo, batendo assim o recorde de 21 pancadas obtido por Adam Scott em 2001.

Os três buracos extras foram disputados no buraco 18, par cinco, tendo os jogadores no primeiro buraco concluido o mesmo com  birdies, após Siem ter visto fugir-lhe o eagle quando, ao executar o putt a menos de 2 metros, a bola bateu de lado na ‘caneca’ e não entrou.Gregory Havret

No segundo buraco de desempate Havret saíu de drive para um bunker do fairway, o que lhe ditou a sua eliminação, tendo os outros dois contendores concluído o buraco com birdies, após Siem ter de novo falhado o putt, para eagle, de cerca de 4,5 metros.

No buraco seguinte Siem e Jacquelin bateram as suas bolas na saída cada um para o seu bunker próximos do green, efectuando de seguida Siem uma boa pancada, colocado a bola a cerca de 1,2 metros da ‘caneca’, concluindo depois o buraco com um birdie, feito que o francês não conseguiu realizar por ter colocado a bola a cerca de 4,5 metros do buraco vindo a necessitar de dois putts para ‘enfiar’ a bola no buraco ditando assim a sua derrota.Raphael Jacquelin

Jacquelin, natural de Lyon, que obteve a 20ª posição da ordem de mérito de 2003, revelou, mais uma vez, excelente forma – conseguida após intensos treinos efectuados, no inverno, em Marrocos – tendo concluído, a semana passada o Open da África do Sul, no 5º lugar, empatado.

Mark Foster Na edição de 2003 o inglês Mark Foster, que também obteve a sua primeira vitória no circuito neste evento, teve que efectuar um desempate com mais cinco oponentes – o dinamarquês, Anders Hansen; os sul-africanos, Bradford Vaughan e Trevor Immelman; e, os escoceses, Paul Lawrie e Doug McGuigan – situação esta que não se verificava desde que se disputou em Portugal o Vinho Verde Atlantico Open, evento do calendário do Circuito Europeu de 1990.

O prémio para o vencedor era de cerca de 114.700 euros, montante que deu a Siem o 2º lugar da ordem de mérito, atrás do  vencedor do South African Airways Open, o sul-africano Trevor Immelman.

Siem concluiu a época anterior na 95ª posição da ordem de mérito, o seu melhor lugar desde que ingressou no Tour em 2001.

Marcel Siem foi o quinto jogador, após Foster, a obter, neste evento, a sua primeira vitória no Circuito, tendo os outros sido: Justin Rose (2002); Adam Scott (2001); e, Anthony Hall (2000).Sören Hansen

O 4º lugar do evento foi ocupado pelo dinamarquês Sören Hansen que liderou o evento, com uma pancada de vantagem, no início da ronda final e que se viu afastado dos lugares cimeiros ao concluir esta ronda com 69 pancadas.Maarten Lafeber

O holandês Maarten Lafeber classificou-se na 5ª posição  do evento, com 18 pancadas abaixo do par do campo, tendo o 6º lugar da classificação sido ocupado por cinco jogadores, com duas pancadas a mais que o holandês: Anders Hansen; Trevor Immelman; Jarrold Moseley; James Kingstone; Lee Westwood; e, Craig Lile.

O melhor resultado do torneio – 63 pancadas – foi obtido pelo sul-africano Keith Horne e pelo galês Bradley Dredge – o vencedor do Open da Madeira em 2003 – que terminaram as suas prestações, respectivamente, no 14º e 28º lugares, empatados.

O vencedor do ano passado e vice-campeão de 2002, o inglês Mark Foster, terminou a sua prestação na 33ª posição, com 10 pancadas abaixo do par do campo.

Ernie Els, vencedor do evento em 1999 e 1995 e Nick Price campeão em 1997 não participaram no evento.Sven Strüver

O zimbabuano Tony Johnstone e o alemão Sven Strüver que venceram, respectivamente, as edições de 1998 e 1996 deste torneio, não passaram desta feita o cut, ao concluírem as duas voltas iniciais com mais 2 pancadas que o par do campo.

Não passaram também o cut, entre outros jogadores: Philip Golding; Paul Lawrie; Andrew Coltart; Michael Jonzon; Miguel Angel Jimenez; Justin Rose; Paul McGinley; Alistair Forsyth; e, David Frost. 

Voltar


 

Revised: 28-01-2004 .