Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Circuito Europeu de Homens - POULTER TERNINA ÉPOCA COM UMA VITÓRIA

 

Volvo  Masters Andalucia

Data: 28 a 31 de Outubro 2004
Campos : Valderrama Golf Club
Par : 71
Local : Sotogrande, Espanha

Resultados

Ian Poulter O jovem inglês Ian Poulter, 28 anos, derrotou o espanhol Sergio Garcia com um par num primeiro buraco de play-off no mítico campo de Valderrama, após ambos terem concluído as voltas regulamentares com 7 pancadas abaixo do par do campo. 

Poulter consumou a sua primeira vitória da época com as marcas de 71, 67, 69 e 70 pancadas, tendo recebido como prémio 625 mil euros, valor que o guindou ao 9º lugar da ordem de mérito com ganhos no montante de 1.533.158 euros. 

No ano passado Poulter obteve o 9º lugar no evento, acabando na 5ª posição da ordem de mérito com ganhos sensivelmente idênticos aos deste ano. 

Ian Poulter que ingressou no Tour em 1999, obteve a sua sétima vitória, tendo já ganho no circuito, nos 143 torneios que disputou, mais de 5 milhões de euros. 

Com triunfos em todas as épocas, Poulter, com a posição obtida na ordem de mérito, garantiu a sua presença em 2005 nos seguintes torneios: 134º Open Championship (British Open); US Open Championship; e, WGC – NEC Invitational. 

Garcia e Poulter que lideravam o evento após a segunda volta viram-se ultrapassados na ronda seguinte pelo escocês Alastair Forsyth, 28 anos, que produziu na mesma 67 pancadas, tendo deixado os anteriores líderes Alastair Forsythatrás de si com mais três pancadas. 

Forsyth acabou por ceder a liderança a Sergio e Ian na volta final ao concluir a mesma com 74 pancadas, resultado que o ‘atirou’ para o 3º lugar da competição com um total de 6 pancadas abaixo do par do campo. 

Sergio Garcia Garcia no último buraco da ronda final falhou um putt de 1,5 metros, o que o obrigou a disputar o play-off , do qual veio a sair derrotado logo no primeiro buraco ao concretizar um bogey, enquanto o seu colega da equipa da Ryder Cup, Ian Poulter, apurava o par do buraco. 

Garcia recebeu como prémio 416.660 euros, valor que o colocou na 13ª posição da ordem de mérito, onde apresenta ganhos superiores a 1,3 milhões de euros. 

Nick Faldo O Volvo Masters disputou-se pela primeira vez em 1988 – ano em que triunfou Nick Faldo – tendo o campo de Valderrama – propriedade do sobrinho do famoso Atnor Patiño, o “rei do estanho”, que viveu no nosso país nos arredores de Sintra – sido, desde então, palco de todos os eventos até 1997, ano em que recebeu a 32º edição da Ryder Cup, de que saiu vencedora a equipa europeia capitaneada pelo carismático Seve Ballesteros. Colin Montgomerie

A partir de 2002 o evento regressou a Valderrama, tendo tido como vencedor Colin Montgomerie – que já havia conquistado a competição em 1993 – e que este ano terminou a sua prestação no 13º lugar, empatado, com 3 pancadas acima do par do campo. Lee Westwood

No torneio participaram os 60 primeiros jogadores da ordem de mérito dos quais apenas oito concluíram o evento com scores abaixo do par do campo, surgindo no 7º lugar do evento, empatado, o vencedor do torneio em 1997, Lee Westwood, que apurou uma pancada abaixo do par do campo. 

Bernhard Langer No torneio participaram todos os membros da equipa da Ryder Cup 2004, não tendo estado presente o capitão da mesma, Bernhard Langer – vencedor do evento em 1994 e 2002 – por não se encontrar na ordem de mérito em posição elegível para a competição. 

Fredrik Jacobson Fredrik Jacobson – vencedor do evento de 2003 – Alex Cejka – vencedor em 1994 – bem como, Retief Goosen, nº 2 da ordem de mérito europeia, optaram por jogar o Chrysler Championship, torneio do PGA Tour, que se disputou na Flórida. 

David Howell Os restantes membros da Ryder Cup 2004, não anteriormente referidos, como sejam: David Howell, Padriag Harrington – vencedor do evento em 2001 – e Paul Casey, concluíram o torneio no 10º lugar, empatados, ao par do campo; Darren Clarke – vencedor do evento em 1998 – e Luke Donald obtiveram a 25ª posição, empatados, com 3 pancadas acima do par do campo; Paul McGinley terminou o torneio no 40º lugar  com 6 pancadas acima do par do campo; Miguel Angel Jimenez classificou-se na 41ª posição, empatado, com +7 pancadas; e, Thomas Levet foi 52º com 10 pancadas acima do par do campo. Carlos Rodiles

O espanhol Carlos Rodiles que na época passada se sagrou vice-campeão não conseguiu desta feita melhor que a 48ª posição no evento com 15 pancadas acima do par do campo. 

Michael Campbell O neo-zelandês Michael Campbell que na época passada partilhou o 7º lugar da competição com Sergio Garcia, teve este ano uma actuação decepcionante que o colocou na última posição da tabela classificativa do evento, com 22 pancadas acima do par do campo, concluindo a sua actividade no ano no 28º lugar da ordem de mérito longe, portanto, do 15º lugar que obteve neste ranking na época passada. Ernie Els

O sul-africano Ernie Els, o nº 1 da ordem de mérito – a quem foi entregue o Henry Vardon Trophy – repetiu o feito este ano ao acumular ganhos superiores a 4 milhões de euros, mais cerca de 1,2 milhões de euros que o montante que auferiu no ano passado. 

Os primeiros quinze jogadores da ordem de mérito ficam automaticamente apurados para participarem no US Open, que em 2005 se disputará no Pinehurst nº 2, na Carolina do Norte, nos EUA.

Voltar


 

Revised: 02-11-2004 .