F.P.G. - CAMEPONATO NACIONAL INDIVIDUAL ABSOLUTO AMADOR

Press-Release

Carla Cruz e Nuno Campino conquistaram ontem a edição de 2004 do Campeonato Nacional Individual Absoluto Amador que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organizou esta semana no Morgado do Reguengo Golf, nos arredores de Portimão.

 

A jogadora do Estoril fez o tricampeonato (2000, 2003 e 2004) ao derrotar na final Carolina Catanho por 3up (três buracos de vantagem com apenas dois para jogar), enquanto o golfista do Paço do Lumiar conseguiu o bicampeonato (1999 e 2004), ao desfeitear Tiago Cruz por 2 up (dois buracos de vantagem e apenas um por jogar.

 

Num dia muito ventoso, mas muito pouco prejudicado pela pouca chuva que caiu, as duas finais, cada uma a 36 buracos, tiveram histórias completamente diferentes, apesar dos resultados finais terem sido semelhantes, com o duelo masculino a terminar no 17º buraco e o feminino no 16º.

 

Carla Cruz terminou os primeiros 18 com 3 down (três buracos de desvantagem) e teve de conseguir uma segunda volta espectacular em que ganhou seis buracos à adversária do Santo da Serra. Nuno Campino, pelo contrário, venceu logo os três primeiros buracos, chegou a atingir uma vantagem de 6 up e controlou praticamente sempre o ‘match’.

 

«Estou muito contente porque estava a “patar” mal na primeira volta, mas quando na segunda ganhei os buracos 1, 2 e 4, senti que a Carolina ficou mais nervosa. Terminámos o 4 empatadas e quando voltei a impor-me em dois seguidos, no 14 e no 15, passei a gerir o resultado. Foi um bom treino para o Ladies Open de Portugal que começa já na Quinta-feira», disse Carla Cruz, que confirmou o domínio que vem exercendo no novo milénio. Em 2000, tornou-se na mais jovem campeã nacional de sempre, com 14 anos, e se é certo que perdeu os títulos em 2001 para Carla Lopes e em 2002 para Lara Vieira, nos dois últimos anos voltou a mostrar ser a mais forte.

 

O caso de Nuno Campino é bem diferente, pois foi campeão nacional em 1999 e tem andado sempre nos lugares cimeiros do golfe nacional. No ano passado, por exemplo, terminou como nº1 da Ordem de Mérito Nacional da FPG, mas foi Hugo Santos – o adversário que o bateu na final do Campeonato Nacional de 2003 – quem recebeu o prémio de Jogador do Ano da FPG.

 

Este sucesso no Morgado do Reguengo foi, por isso, muito saboroso, sobretudo porque obtido com uma vitória na final sobre o jogador que melhor se tem exibido em 2004. Para Tiago Cruz, dos Morgadinhos/Vila Sol, é o terceiro segundo lugar consecutivo, uma vez que foi finalista do Campeonato Internacional Amador de Portugal, segundo classificado no Campeonato Nacional de Profissionais Mota Engil e, agora, finalista do Campeonato Nacional Individual Absoluto.

 

«Joguei melhor do que o Tiago. Ele esteve muito bem em quatro buracos da segunda volta, quando ganhou os 7, 8, 9 e 10, mas até aí eu tinha estado sempre em vantagem, com o ‘match’ controlado», disse Nuno Campino.

 

«O Nuno está de parabéns. Eu perdi logo na primeira volta, sobretudo ao ceder nos três primeiros buracos. A partir daí foi difícil. Lutei até ao fim e, a dada altura, cheguei a acreditar que as coisas se pudessem ainda alterar, mas o Nuno é muito seguro e defendeu-se bem quando foi preciso», comentou, por seu lado, Tiago Cruz.

 

Os resultados das finais do Campeonato Nacional Individual Absoluto Amador, disputado no Morgado do Reguengo Golf (Par-73), um campo muito elogiado pelos jogadores, foram os seguintes:

 

Torneio masculino (32 participantes)

 

Tiago Cruz (Morgadinhos/Vila Sol)-Nuno Campino (Paço do Lumiar), 2 up

 

Torneio feminino (12 participantes)

 

Carla Cruz (Estoril)-Carolina Catanho (Santo da Serra), 3 up

 

Mais Resultados

Voltar  


 

Revised: 06-05-2004 .