F.P.G. - ST. ANDREWS TROPHY, RICARDO SANTOS CONVOCADO PARA SELECÇÃO DA EUROPA

Press-Release

Ricardo Santos Ricardo Santos foi convocado pela Associação Europeia de Golfe (EGA) para integrar o restrito grupo de nove golfistas que representará a Europa Continental no St. Andrews Trophy, o duelo bianual com a selecção das Ilhas Britânicas, organizado pelo Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews, que este ano terá lugar no Nairn Golf Club, nos dias 27 e 28 de Agosto.

A notícia foi divulgada hoje (Quarta-feira) pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), num dia em que Ricardo Santos voltou a destacar-se internacionalmente, pois chegou a liderar durante grande parte da jornada a primeira volta do Campeonato da Europa Individual Amador, que a EGA está a promover no Skove Golf Club, na Suécia. 

O algarvio brilhou naquele Par-72 de 6.265 metros, ao concluir os 18 buracos em 68 pancadas, quatro abaixo do Par, e só no final do dia foi ultrapassado por dois jogadores que actuaram sete abaixo do Par e por outros dois que terminaram com cinco abaixo. Ricardo Santos está, portanto, no quinto lugar, entre 150 jogadores, graças a uma volta em que carimbou um ‘eagle’ (no 7º buraco, um Par-5 de 480 metros), seis ‘birdies’ (nos buracos 2, 3, 15, 17 e 18), oito pares, dois ‘bogeys’ e um “duplo”.

 

Os outros jogadores portugueses registaram os seguintes resultados neste primeiro dia de competição: Hugo Santos, 72 (Par); Tiago Cruz, 73 (+1); António Rosado, 74 (+2) e Tiago Tavares, 75 (+3).

 

A convocação de Ricardo Santos para a selecção da Europa Continental é totalmente merecida, tendo em conta que, para além deste excelente arranque no Europeu individual, o golfista de Vilamoura também liderou este ano o ‘British Amateur’, após uma primeira volta de antologia ao consagrado Old Course de St. Andrews em 66 pancadas (-6), para além daquele que foi o melhor resultado da sua carreira, o triunfo de há duas semanas no Campeonato Internacional Amador da Suíça.

 

«A convocação de Ricardo Santos é um prémio pela brilhante época que o atleta tem tido. Os seus resultados têm vindo a melhorar ao longo do ano, tendo obtido resultados de elevado nível, designadamente a vitória na Suíça que irá valer-lhe um convite para o Ómega European Masters, um torneio de profissionais do European Tour», disse Miguel Franco de Sousa.

 

«Para o golfe português, a presença de Ricardo Santos na selecção da Europa Continental reveste-se de muita importância, pois temos conseguido elevar o nome de Portugal em diversas competições internacionais e não podemos esquecer-nos que estamos a falar de um grupo restrito de nove jogadores», acrescentou o gestor do Projecto Pequim 2008 da FPG.

 

Para Miguel Franco de Sousa, para além do mérito individual de Ricardo Santos, há ainda outras duas razões para o seu sucesso: «não posso deixar de elogiar o trabalho do treinador nacional, Sebastião Gil. Devo também mencionar o investimento da FPG no Projecto Pequim 2008, possibilitando aos jogadores das selecções nacionais uma rodagem competitiva e um apoio técnico nunca antes vistos na história do golfe nacional».

 

Ricardo Santos tornou-se no quinto português a ser convocado para a selecção da Europa Continental, depois de Hugo Santos, Daniel Silva, José Sousa e Melo e Nuno Brito e Cunha.

 

Há dois anos, o seu irmão Hugo Santos foi uma peça fundamental da equipa, ao somar dois pontos em quatro possíveis. A selecção da Europa Continental foi, contudo, batida pelas Ilhas Britânicas por 14-10. Aliás, na história da competição, só por três vezes a Europa Continental venceu, em 1974, 1982 e 1988.

 

Em 2004, a constituição das equipas é a seguinte: Europa Continental, capitaneada por Wofgang Wiegand (Alemanha) – Ricardo Santos (Portugal), Alfredo Garcia Heredia (Espanha), Gonzalo Fernandez-Castaño (Espanha), Francesco Molinari (Itália), Edoardo Molinari (Itália), Heidar Bragason (Islândia), Martin Kaymer (Alemanha), Mark Flindt Haastrup (Dinamarca) e Thomas Ortner (Áustria). Ilhas Britânicas, capitaneadas por Garth McGimpsey (Escócia) – Lee Corfield (Inglaterra), James Heath (Inglaterra), Sam Osborne (Inglaterra), Matthew Richardson (Inglaterra), Gary Wolstenholme (Inglaterra), Andrew McArthur (Escócia), Jamie McLeary (Escócia), Stuart Wilson (Escócia) e Nigel Edwards (País de Gales).

Voltar  


 

Revised: 24-08-2004 .