F.P.G. - CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL DE MID-AMATEURS

PRESS-RELEASE

José Sousa e Mello Teresa Matta e José Sousa e Melo, dois antigos campeões nacionais absolutos, demonstraram que continuam a “dar cartas” nos veteranos e conquistaram o Campeonato Nacional Individual de Mid-Amateurs/BPI, que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organizou, no passado fim-de-semana, no Ammaia – Clube de Golfe de Marvão. 

Num torneio totalmente dominado pelos representantes do Clube de Golf do Estoril, que conseguiu vencer ambas as provas e colocar seis jogadores no ‘top-ten’ masculino, José Sousa e Melo e Teresa Matta venceram com um enorme à vontade, deixando os seus mais directos perseguidores a seis e a 28 pancadas, respectivamente. 

«Não posso considerá-la como uma vitória muito importante porque não foi um torneio muito competitivo, na medida em que os ‘handicaps’ das outras jogadoras eram muito mais elevados do que os meus», disse a jogadora “estorilista”, que somou 160 pancadas (81+79), 16 acima do Par. Foi o primeiro título de Teresa Matta neste escalão, depois de, no ano passado, ter assistido, com pena, ao cancelamento do torneio feminino, por falta de participantes. Este ano, já foi possível encontrar sete golfistas, mas Teresa Matta acredita que iremos assistir a um aumento de concorrentes no futuro: «Este torneio é novo no calendário da FPG e as jogadoras ainda não estão habituadas. Insisti com a FPG para que se realizasse a prova este ano, porque acho que é importante para jogadoras como eu, que integraram as selecções nacionais, que ganharam campeonatos nacionais e que ainda gostam de competir. Sei, por exemplo, que o Estoril já está a preparar um conjunto mais forte para o torneio de Mid-Amateurs por equipas».  

A nova campeã nacional lamenta que ainda não haja «um torneio de Mid-Amateurs internacional no sector feminino», pois gostaria de «voltar a encontrar as jogadoras estrangeiras» que defrontava há uns anos. José Sousa e Melo, em contrapartida, irá representar a FPG no “Europeu” masculino desta categoria, que irá realizar-se entre 1 e 3 de Junho, em Itália, dois anos depois de ter «alcançado um ‘top-ten’ em Roma». 

Considerado pela FPG, em 2002, como o melhor amador português de todos os tempos, este detentor de um palmares internacional riquíssimo já não se lembra «se esta foi a segunda ou a terceira vitória no Campeonato Nacional Individual de Mid-Amateurs/BPI», porque «há alguns anos que não disputava a prova».

Depois de ter conseguido um excelente quinto lugar no I Torneio do Circuito Tranquilidade (+9), em Janeiro, em Vilamoura, José Sousa e Melo mostrou em Marvão que está de novo em boa forma, fazendo 151 pancadas (78+73), sete acima do Par. «É simpático ganhar – reconhece – mas, nesta fase da minha vida, o mais importante é o resultado e estou satisfeito com este início de época, por ter cumprido o meu ‘handicap’. No Pinhal, joguei com um ‘handicap’ de 4 e em Marvão com 3. Cumpri os meus objectivos mas não posso dizer que tenha jogado bem em ambos os casos. Os outros jogadores é que não estão a fazer os seus ‘handicaps’. Estes resultados estão a motivar-me para jogar mais torneios da FPG este ano e vamos lá a ver, pode ser que chegue ao Estoril Seniors Tour Championship em melhor forma do que nos últimos anos». 

O torneio masculino teve a participação de 104 jogadores, consistiu em 36 buracos de ‘stroke play’ (tal como o feminino) e destinou-se a todos os jogadores com idade igual ou superior a 35 anos até 31 de Dezembro de 2004. De acordo com José Sousa e Melo, as condições climatéricas foram boas, com sol, embora às 07:30 da manhã, a hora a que arrancou, «estivessem apenas quatro graus centígrados, ou seja, um frio de rachar». O campo tinha «os ‘greens’ em muito bom estado, rápidos», mas estava difícil «porque os ‘fairways’ estavam húmidos. Ora como os ‘tees’ foram recuados, os 6.100 metros do campo tornaram-se, efectivamente, em 6.700 metros». «Naquele campo, nunca tinha joguado tantos ferros 4 e 3 para o ‘green’», explicou José Sousa e Melo. 

Quanto ao domínio avassalador do Estoril, Teresa Matta elucidou que «o campo de Marvão tem algumas características semelhantes ao campo do Estoril: não é muito comprido, mas tem os ‘fairways’ estreitos. Por isso, quem joga bem no Estoril tem alguma vantagem naquele campo. Por outro lado, o Estoril tem um conjunto de jogadores muito fortes nesta faixa etária, para além de o José Sousa e Melo ser capaz de jogar bem em qualquer lado». 

Classificação Masculina
1º José Sousa e Melo (Estoril), 151 pancadas (78+73); +7
2º Pedro Pessanha Fernandes (Estoril), 157 (80+77); +13
3º Pedro Abecassis Empis (Estoril), 157 (78+79); +13
4º José Gonçalo Xavier (Belas), 158 (80+78); +14
5º Nicolas Sturken (Estoril), 162 (81+81); +18

 

Classificação Feminina
1º Teresa Matta (Estoril), 160 pancadas (81+79); +16
2º Elisabete Pinto (Clube do Centro), 188 (98+90); +44
3º Berenice Nunes Pedro (Lisbon), 204 (99+105); +60
4º Maria Augusta Lopes (Clube do Centro), 205 (101+104); +61
5º Maria de Fátima Machado (Prof. Educação Física), 212 (107+105

Mais Resultados

Foto: Ramiro de Jesus/GolfMark

Voltar   


 

Revised: 12-02-2004 .