F.P.G.-

BRITISH BOYS AMATEUR CHAMPIONSHIP, PEDRO FIGUEIREDO IMPRESSIONA AOS 13 ANOS

PRESS-RELEASE

Pedro Figueiredo Pedro Figueiredo foi entrevistado há uma semana para uma cadeia de televisão e, por mais estranho que possa parecer, o jovem golfista de 13 anos não falou em português mas... em inglês, pois tratava-se de um canal britânico que fazia a cobertura do The Boys Amateur Championship.

 

O mais famoso torneio de golfe europeu para o escalão de Sub-18, que fora do Reino Unido é conhecido por British Boys Amateur, nasceu em 1921 e este ano disputou-se no Conwy Golf Club, organizado pelo Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews.

 

O jogador enviado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) era o mais novo dos 256 participantes e despertou as atenções gerais pela forma como se bateu de igual para igual com os melhores representantes das principais potências golfísticas mundiais.

 

«Foi o meu melhor resultado em competições internacionais da EGA (Associação Europeia de Golfe) e também aquele em que joguei melhor. Fui com a ideia de ganhar experiência de jogo e acabei por chegar onde não esperava», disse Pedro Figueiredo, que venceu quatro rondas, antes de ser eliminado nos oitavos-de-final.

 

O tetracampeão nacional de jovens (três títulos de Sub-12 e um de Sub-14) defrontou quatro britânicos e um alemão (na segunda ronda). Vergou sucessivamente Miles Mackman por 3/2, Bernard Neumann por 3/2, Ian Winstanley no 20º buraco e Sam Haywood por 2-1, antes de sucumbir diante de Jordan Findlay por 3/1.

 

A derrota por 3/1, ou seja, decidida no penúltimo buraco, já de si demonstra o equilíbrio de forças entre ambos, mas, ainda mais impressionante, foi o facto de este escocês Jordan Findlay se ter sagrado depois campeão da prova, ao impor-se na final ao inglês Thomas Sherreard por 2/1.

 

E, um dia depois de ter ganho o torneio, Jordan Findlay, de 17 anos, foi convocado para a selecção das Ilhas Britânicas de Sub-18, que irá defrontar a selecção da Europa Continental no Jacques Leglise Trophy, nos dias 27 e 28 de Agosto.

 

Pedro Figueiredo revelou, portanto, que já é capaz de bater o pé a adversários cinco anos mais velhos em ‘majors’ para jovens amadores! É, sem dúvida, o resultado da aposta que a FPG tem feito neste jogador da Quinta do Peru, através do Projecto Pequim 2008. Aos 13 anos, Pedro Figueiredo já disputou dois European Young Masters, dois Campeonatos da Europa por Equipas Masculinas de Sub-18, um Campeonato Internacional Amador de Portugal e este British Boys Amateur Championship.

 

E isto apenas para falar em torneios da EGA, porque, na semana anterior, Pedro Figueiredo conquistou o seu primeiro título internacional no Torneio de Gales do Sul. Este evento, promovido pela Welsh Golf Union, abriu as suas portas a jogadores estrangeiros na primeira fase, disputada em ‘stroke play’. Para o ‘match play’ só prosseguiram os galeses.

 

«O campo era um Par-70 e eu joguei 36 buracos no mesmo dia, tendo efectuado duas acima na primeira volta (72) e duas abaixo (68) na segunda, vencendo a prova por dois ‘shots’ em relação ao segundo classificado», disse.

 

Não há dúvida que, depois de um início de época atribulado, os portugueses começam a dar cartas no estrangeiro e Miguel Franco de Sousa, o gestor do Projecto Pequim 2008 da FPG, não poderia estar mais satisfeito: «Ao atingir os oitavos-de-final do British Boys Amateur Championship, ficando nos 16 primeiros dos 256 participantes, o Pedro Figueiredo acrescentou mais um bom resultado ao seu currículo, que mais parece o de um jogador veterano. Esperemos que o trabalho que tem sido desenvolvido pela FPG em conjugação com a família do Pedro mantenha a confiança mútua existente e continue em moldes sólidos».

 

Voltar   


 

Revised: 24-08-2004 .