PGA of America - MICKELSON TRIUNFA NO GRAND SLAM OF GOLF

 

PGA Grand Slam of Golf

Data: 23 e 24 de Novembro 2004
Campo : Poipu Bay Golf Course
Par : 72
Local : Kauai, Havai, EUA

Phil Mickelson O californiano, Phil Mickelson, 34 anos, com um eagle e 11 birdies, nenhum bogey e 24 putts, que resultaram na marca mágica de 59 pancadas, conquistou o evento com 17 pancadas abaixo do par do campo.

Mickelson – que esta época conquistou o primeiro Major da sua carreira  o Masters – foi incapaz de explicar o feito inesperado das 59 pancadas, exprimindo a ideia de que “isto é golfe” onde acontecem coisas surpreendentes, que para ele ainda são mais insólitas uma vez que não ‘pegava’ nos tacos há duas semanas.

O melhor resultado numa volta, concretizado por Mickelson, havia sido 61 pancadas, obtidas no Greater Hartford Open em 2001.

Nesta temporada Phil tinha obtido 63 pancadas numa volta no Bob Hope Chrysler Classic que acabou por vencer, em Janeiro último.

Al Geiberger (1977), Chip Beck (1991) e, mais recentemente, David Duval (1999), no PGA Tour, e Annika Sörenstam (2003) no LPGA Tour, foram os únicos jogadores profissionais que conseguiram produzir 59 pancadas numa volta, feito que no caso de Mickelson não pode ser registado nos livros dos recordes, por ter sido conseguido num evento não oficial.

Mickelson, com as 59 pancadas na segunda e última volta, bateu o recorde do campo e subiu ao 1º lugar vindo do 3º lugar, onde se encontrava após a primeira volta – onde produziu 68 pancadas – deixando Vijay Singh, em 2º lugar, com mais cinco pancadas.

No torneio – destinado exclusivamente aos vencedores dos Majors da época – além de Mickelson e Vijay Singh, vencedor do PGA Championship – participaram Retief Goosen e Todd Hamilton, respectivamente, detentores dos títulos de campeão do US Open e do British Open.

Todd Hamilton A curiosidade deste ano foi que no torneio participaram dois jogadores com histórias muito distintas, Mickelson, que só após ter participado em 47 Majors conseguiu obter uma vitória; e, Todd Hamilton que na sua época de estreia no Tour – após 17 anos a jogar na Asia e no Canadá – conseguiu a proeza de arrebatar um Major e logo o mais antigo e prestigiado da história do golfe.

O prémio para o vencedor era de 400 mil dólares (cerca de 302 mil euros), tendo Mickelson com esta vitória, concretizado a 24ª da sua carreira.

Mickelson, o nº 5 do ranking mundial, que já tinha obtido, esta temporada, um 2º lugar no Us Open, um 3º lugar no British Open e um 6º lugar no PGA Championship, conseguiu a sua coroa de glória no Masters.Vijay Singh

O fijiense Singh, 41 anos, que esta época venceu nove eventos do Tour, tornando-se o nº 1 mundial, tendo recebido em consequência o Trofeu de “Jogador do Ano”, acabou o evento na segunda posição, após concretizar duas marcas de 66 pancadas.Retief Goosen

O sul-africano Retief Goosen, 35 anos – que já havia ganho o US Open de 2001 – com os resultados  de 65 e 68 pancadas, 11 abaixo do par do campo, obteve o 3º lugar do evento, após ter sido pai nas vésperas do evento.

Todd Hamilton, o nº 17 do ranking mundial, teve no evento fracas prestações que se traduziram nos resultados de 70 e 75 pancadas que o ‘atiraram’ para o último lugar da competição com + 1 pancada que o par do campo.

Voltar


 

Revised: 02-12-2004 .