LEHMAN NOMEADO CAPITÃO DA EQUIPA AMERICANA DA RYDER CUP 2006

tOM LEHMAN Tom Lehman, 45 anos, membro de três equipas da Ryder Cup – 1995, 1997 e 1999 – vencedor do British Open de 1996, foi seleccionado pelo PGA of America para capitão da equipa americana que em 2006 defrontará a equipa europeia no The K Club, em Straffon, Dublin, na Irlanda.

Lehman obteve cinco vitórias no PGA Tour tendo sido o primeiro profissional americano a conseguir conquistar o British Open no Royal Lytham & St. Annes em 1996 e o primeiro americano desde que, em 1926, Bobby Jones cometeu tal feito.

Lehman será o 24º capitão a conduzir a equipa americana na Ryder Cup, missão que já foi executada por personalidades tão célebres como Walter Hagen; San Snead; Ben Hogan; Arnold Palmer; Jack Nicklaus; Lee Trevino e Tom Watson.

O apuramento automático dos jogadores para a Ryder Cup 2006 inicia-se este ano com o 86º PGA Championship e fecha, em Agosto de 2006 após o 88º PGA Championship.

tIGER wOODS Esta nomeação de Lehman para capitão da Ryder originou por parte de Tiger Woods, uma reacção negativa, considerando que teria sido mais natural ter saído nomeado para a função o seu amigo, Mark O’Meara, não só por ser de origem irlandesa, como por ser a última chance deste se ocupar desta honrosa tarefa devido à sua já adiantada idade (51 anos).

mARK o'mEARA Para alguns observadores a não escolha de O’Meara terá ficado a dever-se ao facto de ter sido um dos jogadores que em 1999 reivindicou o pagamento aos membros da equipa da Ryder duma parte do ‘bolo’ das receitas geradas por este evento, que foram então estimadas em 23 milhões de dólares (cerca de 17.665.130 euros).

Outros jogadores que reclamaram o seu quinhão nas receitas foram Tiger Woods, David Duval e Phil Mickelson.

Luke Donald Outras vozes que se ouviram contra a nomeação de Lehman foram as de Luke Donald e Paul Casey que lembraram a atitude de Lehman  quando Leonard concretizou o put que deu a vitória à equipa americana da Ryder de 1999.

Estes estreantes na Ryder deste ano, comentaram numa entrevista que concederam a Krain Kann, comentador da televisão The Golf Channel, que não gostaram da escolha de Lehman por este ter sido um dos assistentes da partida que deu a vitória à equipa americana e que invadiu o green para abraçar Leonard, perturbando o jogo do adversário, o que foi então considerado uma atitude extremamente deselegante e que consideraram pouco própria para um designado capitão dum evento tão importante. 

Voltar


 

Revised: 23-11-2004 .