Planfipsa e Grupo PRASA acordam venda da Lusotur Imobiliária

Press-Release

A Planfipsa – holding do Grupo André Jordan que também engloba a Lusotur Golfes e a Planbelas – acordou ontem com o grupo imobiliário PRASA, de Córdoba, a alienação da Lusotur Imobiliária, em Vilamoura, incluindo a actividade da Marina.  

Nos termos do acordo estabelecido entre os dois prestigiados grupos imobiliários, a Planfipsa vende à PRASA a empresa Lusotur Imobiliária com os direitos de construção e gestão dos 1,650 hectares que compõem o empreendimento de Vilamoura, bem como da marina com 1000 postos de amarração. 

Por outro lado, a Planfipsa manterá, através da Lusotur Golfes, a propriedade e gestão dos cinco campos de golfe existentes em Vilamoura, e que fazem deste empreendimento o maior golf resort da Europa.  

O valor do negócio agora acordado entre a Planfipsa e o Grupo PRASA não foi revelado, mas deverá constituir um dos mais significativos investimentos estrangeiros realizados em Portugal durante os últimos anos.  

André Jordan e o Presidente e proprietário da PRASA, José Romero, disseram que os dois grupos acordaram ainda colaborar na promoção e desenvolvimento de Vilamoura, “continuando a unir esforços para consolidar este famoso empreendimento como o mais valorizado destino turístico de luxo do Sul da Europa”. 

A Planfipsa foi assessorada, neste processo negocial, pela UBS. 

Vilamoura: Uma história de sucesso 

Os direitos de construção e de gestão agora adquiridos pelo Grupo Prasa em Vilamoura resultam da enorme valorização que o trabalho de André Jordan e da sua equipa, aliado a uma experiência de 50 anos dedicados ao sector, trouxe ao empreendimento a partir de 1996, quando assumiram a tarefa de recuperar e revitalizar aquele resort.

Sob o comando deste empresário, que já tinha o seu nome indelevelmente ligado ao Algarve através da criação do famoso empreendimento da Quinta do Lago, Vilamoura conheceu um crescimento significativo da actividade turística e imobiliária, mas sempre sob apertado controlo de qualidade, cuidado ambiental e desenvolvimento sustentado.  

De facto, os investimentos realizados em Vilamoura somente pela Lusotur, desde 1996, aproximam-se dos 100 milhões de euros, incluindo a renovação dos 3 campos de golfe já então existentes e a construção de 2 novos campos, a reestruturação e substituição das clubhouses, a forte melhoria da marina, a construção de novos restaurantes, bares e serviços de praia, a criação de um Parque Ambiental, que inclui um Centro de Estudos da Natureza e do Ambiente, bem como um extenso programa de novas infra-estruturas básicas e paisagísticas, nos arruamentos, passeios e ciclovias dentro e à volta de Vilamoura.  

Todas estas iniciativas resultaram na melhoria do “mix” de investidores e visitantes e num crescimento sustentado de todos os indicadores económico-financeiros.  

Depois de obter a aprovação do novo ‘masterplan’ de Vilamoura em 1998, a Lusotur já vendeu 300,000 m2 de área de construção a preços crescentes, quer a empreendedores nacionais quer internacionais, incluindo áreas para três Hotéis de 5 estrelas (um Hotel para o Grupo Amorim – em construção, e outros do Grupo Espirito Santo/Tivoli e do Grupo Imocom em fases de licenciamento).     

Vilamoura acolhe hoje 6 000 residentes permanentes, mais de 600 000 turistas por ano com uma estadia média de 7-10 noites, gerando 5 milhões de dormidas/ano. Aqueles que visitam o empreendimento sem aí permanecer atingem 500 000 por ano. 

Além dos golfes e da marina, o empreendimento dispõe de um centro de ténis, um centro equestre, casino, hotéis, centros de conferências e mais de 150 lojas e restaurantes, sendo um dos maiores geradores de emprego, com mais de 8.000 empregos directos.

Vilamoura tem vindo a ser internacionalmente reconhecido como um empreendimento exemplar em termos urbanísticos e ambientais, tendo conquistado vários prémios e louvores ao longo dos anos.  

Além de ter certificado os Sistemas de Gestão Ambiental pela ISO 14001 das operações dos Golfes, da Marina e da Praia, saliente-se o facto de a Marina e a Praia terem agora conseguido a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001. 

Grupo PRASA reforça presença em Portugal 

O Grupo PRASA é um dos maiores e mais prestigiados grupos imobiliários espanhóis e tinha já em desenvolvimento vários projectos no Algarve. Ainda recentemente adquiriu em Vilamoura um terreno com 25.000 m2 onde está a desenvolver o projecto Monte Laguna com 200 moradias de alta qualidade, autoria do conhecido arquitecto português João Paciência. 

Com mais de 40 anos de actividade sob a liderança da família Romero, o Grupo PRASA diversifica a sua actividade no sector imobiliário pelas áreas da construção, promoção, arrendamento e serviços, incluindo o sector de residências para a 3ª idade onde conta actualmente com mais de 2.000 camas e prevê chegar às 20.000 a médio prazo.  

O Grupo PRASA entregou 2.000 apartamentos ou moradias em 2003 e facturou € 520 milhões com resultados superiores a € 100 milhões. O número de trabalhadores supera actualmente os 1.200.

Voltar


 

Revised: 03-08-2004 .