Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

World Golf Championship TIGER REGRESSA ÀS VITÓRIAS

 

W.G.C. - Accenture Match Play Championship

Data: 25 a 29 de Fevereiro 2004
Campo : La Costa Resort & Spa 
Par : 72
Local : Carlsbad, California, EUA

Resultados

 

Tiger Woods Tiger Woods registou a sua segunda vitória consecutiva - a oitava em catorze dos eventos do World Golf Championship (WGC) que se disputam desde 1999 – ao derrotar Davis Love III por 3 & 2 (três buracos de vantagem quando faltavam dois para jogar) obtendo assim a 40ª vitória da sua carreira.

Woods recebeu o fabuloso prémio de 1,2 milhões de dólares (cerca de 966 mil euros) provenientes duma bem recheada bolsa de prémios no valor de 7 milhões de dólares (cerca de 5,6 milhões de euros), tendo ascendido do 18º ao 3º lugar da money list do PGA Tour.

A série WGC engloba os seguintes eventos: NEC Invitational; American Express Championship; a World Cup; e, o Accenture Match Play Championship, tendo este evento sido o último da série que Tiger venceu o ano passado, em que derrotou David Toms por 2&1, resultado que lhe permitiu tornar-se o primeiro jogador a obter o “Grand Slam” da série (uma vitória em cada evento).

O torneio foi disputado pelos primeiros 64 jogadores do ranking mundial, em que, o 1º jogava com o 64º, o 2º com o 63º, e assim sucessivamente, tendo sido constituídos grupos de 16 jogadores.

Em três eliminatórias, apurava-se o jogador de cada grupo que iria disputar os quartos de final, seguindo-se as eliminatórias para obter os vencedores das meias-finais e finais.

A estes grupos de 16 jogadores foram dados os nomes dos lendários jogadores: Bobby Jones; Ben Hogan; Gary Player e Sam Snead.

No primeiro dia do torneio jogavam-se 32 partidas; no dia seguinte 16; no terceiro dia 8; e, no quarto dia – sábado – disputavam-se de manhã as partidas relativas aos quartos de final e de tarde, as duas meias-finais, terminando o evento no domingo com 36 buracos na final e uma partida de consolação para os derrotados das meias finais.La Costa resort

Este era o calendário oficial da prova, o qual não veio a ser cumprido devido às fortes chuvadas que na 5ª feira se abateram sobre Carlsbad, que inundaram o campo obrigando a suspender a segunda volta, que só veio a realizar-se no dia seguinte a partir de dois tees de saída, tendo a terceira ronda sido disputada na tarde desse mesmo dia.

Ernie Els Não participaram no evento: Jim Furyk (nº 6 do ranking mundial) por lesão no pulso esquerdo; Ernie Els (nº3) por preferir ficar em casa, nos arredores de Londres, para acompanhar a filha nos primeiros dias de escola; e, Kirk Triplett (35º) que optou por estar presente no casamento dum amigo.

John Rollins Tiger Woods – que este ano não havia ainda saboreado uma vitória, tendo obtido o 4º lugar no Mercedes Championship, o 10º no Buik Invitational, e o 7º, no domingo passado, no Nissan Open – encontrou no primeiro match que efectuou inesperadas dificuldades para derrotar, no último buraco da partida, John Rollins (69º do ranking mundial), jogador que substituiu Furyk e não havia passado o cut nos três últimos eventos em que participou.Trevor Immelman

Woods derrotou depois, sucessivamente: o sul-africano, Trevor Immelman (5&4); o sueco, Fredrik Jacobson (5&4); o australiano, Stephen Leaney (2&1); o irlandês, Padraig Harrington (2&1); e, o seu compatriota Davis Love III (3&2).

O nº 1 do ranking mundial só obteve a liderança do match final a partir do 25º buraco, momento a partir do qual, com vários birdies tomou a dianteira, com 3 up sobre Love.

Darren Clarke Clarke, 35 anos, que venceu este evento em 2000, ao derrotar Tiger Woods, bateu o ano passado, na segunda jornada, por 7&6, o seu ‘carrasco’ deste ano, não conseguindo desta feita escapar à derrota que Love lhe impôs, com um birdie, no 21º buraco.

Darren Clarke foi este ano, mais uma vez, o jogador europeu que mais longe foi no evento, tendo vencido na primeira jornada, Eduardo Romero, no 25º buraco; na segunda volta, Alex Cejka, por 6&5; na terceira ronda, Kenny Perry, por 3&2; e nos quartos de final, Jerry Kelly, por 5&3.Stephen Leaney

A volta de consolação foi disputada entre o australiano Stephen Leaney e Clarke que venceu por 2 up, tendo recebido o prémio de 421.873 euros, valor que lhe permitiu ascender ao 1º lugar da ordem de mérito europeia.

Na primeira ronda foram eliminados do evento os seguintes membros do circuito europeu: Niclas Fasth por David Toms, no 19º buraco; Paul Casey, no 21º buraco, por Shaun Micheel; Philip Price por Fredrik Jacobson (5&4); Retief Goosen por John Huston (2&1); Eduardo Romero por Darren Clarke, no 25º buraco; Sergio Garcia por Jerry Kelly (1up); Justin Rose por Stuart Appleby (5&4); Michael Campbell por Chris DiMarco (2up); Lee Westwood por Phil Mickelosn (3&1); Brian Davis por Robert Allenby (3&2); e, Miguel Jimenez por Adam Scott (2&1).

Na segunda jornada do evento foram eliminados os membros do circuito europeu, seguintes: Thomas Björn por Fredrik Jacobson (5&4); Peter Lonard por John Huston (1up); Vijay Singh por Jerry Kelly (4&2); Alex Cejka por Darren Clarke (6&5).Fredrik Jacobson

Os membros do circuito europeu eliminados na terceira ronda foram: Fredrik Jacobson por Tiger Woods (5&4); Colin Montgomerie por Stephen Leaney (1up); e, Adam Scott por Davis Love III (4&3).Padraig Harrington

Nos quartos de final Padraig Harrington foi eliminado por Tiger Woods (2&1) e Ian Poulter perdeu com Stephen Leaney por 1up.

Mais uma vez, a tão esperada contenda entre Tiger Woods e Phil Mickelson não se veio a concretizar, por este ter sido derrotado por Davis Love III (1up) nos quartos de final.Vijay Singh

A money list americana após este evento continua a ser liderada por Vijay Singh, que apesar de derrotado por Jerry Kelly (4&2) na segunda volta, ainda recebeu o significativo prémio de 75 mil dólares (cerca de 60 mil euros).

Voltar


 

Revised: 04-03-2004 .